Medellín (Colômbia) – Grande semana para o Time Rede Tênis no Sul-Americano Individual até 18 anos, torneio de nível ITF J300, realizado em Medellín, no saibro colombiano. Com atletas presentes em todas as finais da competição, o time se destacou. Na chave de simples, a paulista Nauhany Vitória, de 14 anos, e o goiano Luis Guto Miguel, de 16 anos, ficaram com o vice-campeonato. Naná ainda garantiu o título na chave de duplas femininas, enquanto o mato-grossense Livas Damazio venceu no masculino e Guto ficou com o vice.
Léo Azevedo, diretor técnico do Time Rede Tênis, que acompanhou a equipe na Colômbia, comentou os resultados dos atletas: “Foi uma semana excelente para o Time Rede Tênis. Este J300 na Colômbia é considerado o Sul-Americano e tivemos finalistas em todas as chaves. A Naná fez uma ótima campanha, não só pela final, mas pela forma como superou desafios, com duas vitórias muito difíceis, de quase 3 horas cada. O Guto fez uma ótima final contra Dante Pagani, e o Livas, além de conquistar o título de duplas e levar seu primeiro título de um J300, venceu dois jogos muito bons nas simples. O Henrique Queiroz também teve bons desempenhos e o Gustavo Albieri chegou à semifinal e, com isso, deve entrar no top 70 do ranking."
Destaques de Naná e Guto Miguel
Naná, atual número 125 do ranking juvenil, teve sua melhor semana no circuito e assegurou seu lugar entre as 100 melhores do mundo. Na decisão da chave feminina, foi superada pela argentina Luna Cinalli, número 22 do mundo e principal favorita ao título, com parciais de 6/4 6/2, em uma das finais mais importantes da sua carreira até o momento.
Nas duplas, Naná brilhou ao lado de Victoria Barros. A parceria, formada pela primeira vez para esta competição, conquistou o título ao derrotar as argentinas Luna Cinalli e Candela Vasquez, de virada, por 6/7(9) 6/4 10-3. Este foi o segundo título de Naná em J300 nas duplas.
Danilo Ferraz, técnico de Naná, destacou a superação da jogadora: “Foi uma semana excelente para a Naná, tanto no nível técnico quanto na competitividade. Mais do que as vitórias, o que fez a diferença foi sua capacidade de superação em quadra, algo que se refletiu nas finais de simples e duplas.”
Naná também avaliou sua performance: “Joguei bem em alguns jogos e em outros nem tanto. Mas o mais importante foi conseguir estar presente em cada ponto, superando as situações difíceis. O título de simples escapou por pouco, e nas duplas, agradeço à Victoria pela parceria.”
Guto Miguel e Livas Damazio também brilham
No masculino, Guto Miguel, 35º do ranking juvenil, esteve muito perto de conquistar seu maior título da carreira, mas foi derrotado pelo argentino Dante Pagani, 58º do mundo, por 4/6 6/0 6/4. Mesmo com a derrota, Guto alcançará o top 30 do ranking pela primeira vez.
Nas duplas masculinas, em uma final 100% brasileira e que envolveu atletas do Time Rede Tênis dos dois lados da quadra, o mato-grossense Livas Damazio, de 15 anos, fez parceria com o conterrâneo Leonardo Storck e venceu Guto Miguel e o mineiro Victor Winheski, com um placar de 6/2 6/4. Este foi o primeiro título de Livas em um torneio J300.
Sobre o RTB
A Rede Tênis Brasil (RTB) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a transformar a vida de crianças e jovens por meio do tênis e apoiar atletas juvenis no crescimento dos seus resultados.
Como o maior projeto de massificação e formação de tenistas juvenis do Brasil, a RTB tem a missão de democratizar o acesso ao esporte, apresentando a modalidade em escolas públicas, oferecendo aulas gratuitas de tênis e reforço escolar, além de capacitar profissionais para multiplicar o impacto de sua atuação. O projeto já apresentou o tênis para mais de 90 mil crianças e jovens em todo o país, tornando o esporte uma ferramenta de inclusão e transformação social.
A RTB também apoia e investe no desenvolvimento de talentos, promovendo o rendimento esportivo para aqueles que escolhem o tênis como caminho de vida.
Entre os jovens que se destacam no projeto está Nauhany Silva, a mais jovem atleta do mundo a figurar no ranking da WTA, um marco que reflete o impacto do programa na formação de novos talentos. Outro exemplo é Victoria Barros, descoberta no polo do RTB em Natal aos 10 anos, que hoje treina na França, e é a segunda atleta mais jovem do mundo no ranking da WTA. Além delas, o Guto Miguel vem chamando atenção por sua evolução e desempenho em competições nacionais e internacionais.
A tenista Bia Haddad Maia faz parte do Time RTB e tem o papel de inspirar os jovens talentos do programa a seguirem firmes na disciplina e no esforço necessário para alcançar seus sonhos. Seu exemplo de determinação e conquista reforça os valores do RTB e motiva a próxima geração de atletas brasileiros.
Mais informações:
DGW Comunicação – Daniela Giuntini
11 98292-0826
Pietra Rivoli, Pedro Chabalgoity e Livas Damazio buscam vaga na chave principal do Roland Garros Junior em Paris. Crianças do projeto de massificação da Rede Tênis assistirão à competição na Sociedade Harmonia de Tênis
Bia Haddad Maia segue como embaixadora do time de tenistas juvenis
Brasiliense de 16 anos faz melhor campanha em um torneio J500 e busca uma vaga na final contra o principal favorito ao título, neste sábado, em Gaspar (SC)
Considerado um dos principais torneios juvenis do mundo, o Banana Bowl acontece de segunda a domingo, no Bela Vista Country Club, em Gaspar (SC)