Porto Alegre (RS) - A tenista paulistana Nauhany Silva, atleta do Time RTB, conquistou neste sábado (22) o inédito título de duplas da Brasil Juniors Cup, um dos principais torneios do circuito juvenil internacional de nível ITF J300. Aos 14 anos, Naná celebra a maior conquista de sua carreira até o momento.
Na final, Naná e sua parceira, a argentina Sol Larraya, protagonizaram uma grande virada e venceram a principal dupla do torneio, formada pelas norte-americanas Thea Frodin e Kaitlyn Rolls, por 4/6 6/1 12-10.
“Estou muito feliz, foi meu primeiro título de duplas em um torneio J300. Foi uma semana de superação, em que minha parceira e eu fomos nos ajustando jogo a jogo. A Brasil Juniors Cup é um torneio muito difícil, e apesar de ter perdido nas oitavas na chave de simples, o título de duplas coroou minha participação", comemorou Naná.
Léo Azevedo, diretor técnico do Time RTB, destacou a importância da conquista de Naná. “A Brasil Juniors Cup é um torneio tradicional e de grande visibilidade no Brasil. Para a Naná, foi uma semana de muito aprendizado, pois ela perdeu uma partida nas oitavas de simples em que teve várias chances de vencer. No entanto, na final de duplas, ela conseguiu se superar e compreender a dinâmica do jogo em momentos decisivos. Juntamente com o Banana Bowl, que acontece na próxima semana, a BJC é um dos maiores torneios no Brasil e representa uma excelente oportunidade para nossos atletas se acostumarem a jogar sob pressão e diante de um público exigente", afirmou Azevedo.
Na chave de simples, o goiano Luis Augusto Miguel, de 15 anos, também atleta do Time RTB, alcançou sua melhor campanha em torneios J300. Guto foi derrotado nas semifinais pelo norte-americano Noah Johnston, com parciais de 6/0 7/6. “O Guto fez uma excelente campanha e mostrou um nível de tênis muito bom, especialmente na semifinal”, elogiou o diretor técnico.
Dos 16 brasileiros participantes da Brasil Juniors Cup, o Time RTB esteve representado por cinco atletas. Além de Naná e Guto, Pietra Rivoli, Pedro Chabalgoity e Gustavo Albieri também participaram, mas foram eliminados na primeira rodada. “Como treinadores, estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos atletas. Jogar em casa é sempre um privilégio e uma excelente oportunidade de aprender”, completou Azevedo.
Agora, Naná e Guto se preparam para a disputa do Banana Bowl, em Gaspar (SC), que começa na próxima semana. Além deles, outros atletas do Time RTB já estão na chave principal do torneio: Pietra Rivoli, Gustavo Albieri e Pedro Chabalgoity.
Sobre o RTB
A Rede Tênis Brasil (RTB) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a transformar a vida de crianças e jovens por meio do tênis e apoiar atletas juvenis no crescimento dos seus resultados.
Como o maior projeto de massificação e formação de tenistas juvenis do Brasil, a RTB tem a missão de democratizar o acesso ao esporte, apresentando a modalidade em escolas públicas, oferecendo aulas gratuitas de tênis e reforço escolar, além de capacitar profissionais para multiplicar o impacto de sua atuação. O projeto já apresentou o tênis para mais de 90 mil crianças e jovens em todo o país, tornando o esporte uma ferramenta de inclusão e transformação social.
A RTB também apoia e investe no desenvolvimento de talentos, promovendo o rendimento esportivo para aqueles que escolhem o tênis como caminho de vida.
Entre os jovens que se destacam no projeto está Nauhany Silva, a mais jovem atleta do mundo a figurar no ranking da WTA, um marco que reflete o impacto do programa na formação de novos talentos. Outro exemplo é Victoria Barros, descoberta no polo do RTB em Natal aos 10 anos, que hoje treina na França, e é a segunda atleta mais jovem do mundo no ranking da WTA. Além delas, o Guto Miguel vem chamando atenção por sua evolução e desempenho em competições nacionais e internacionais.
A tenista Bia Haddad Maia faz parte do Time RTB e tem o papel de inspirar os jovens talentos do programa a seguirem firmes na disciplina e no esforço necessário para alcançar seus sonhos. Seu exemplo de determinação e conquista reforça os valores do RTB e motiva a próxima geração de atletas brasileiros.
Mais informações:
DGW Comunicação – Daniela Giuntini
11 98292-0826
imprensa@dgwcomunicacao.com.br
Pietra Rivoli, Pedro Chabalgoity e Livas Damazio buscam vaga na chave principal do Roland Garros Junior em Paris. Crianças do projeto de massificação da Rede Tênis assistirão à competição na Sociedade Harmonia de Tênis
Bia Haddad Maia segue como embaixadora do time de tenistas juvenis
Nas duplas, Naná conquistou o título feminino, e Livas Damazio, também da equipe, foi campeão no masculino, com Guto como vice
Brasiliense de 16 anos faz melhor campanha em um torneio J500 e busca uma vaga na final contra o principal favorito ao título, neste sábado, em Gaspar (SC)