Porto Alegre (RS) - A partir desta segunda-feira (17), Porto Alegre sedia a Brasil Juniors Cup, um dos principais torneios do circuito juvenil internacional de nível ITF J300. O evento, que atrai jovens promissores de todo o mundo, contará com a presença de cinco atletas do Time RTB: Nauhany Silva, Pietra Rivoli, Luis Augusto Miguel, Pedro Chabalgoity e Gustavo Albieri.
Ao todo, 16 atletas brasileiros competem nas chaves masculina e feminina dos 18 anos da Brasil Juniors Cup. Desses, 31% fazem parte do Time RTB, reforçando a representatividade do projeto no torneio. Além do Brasil, o evento reúne atletas de outros 17 países, tornando-se uma vitrine internacional para jovens talentos do tênis.
Para Léo Azevedo, diretor técnico do Time RTB, a participação de tantos talentos na competição é resultado do trabalho contínuo e diário desenvolvido pela Rede Tênis Brasil (RTB), maior projeto de massificação e formação de juvenis no Brasil. "É extremamente gratificante ver o impacto do nosso trabalho com a presença desses atletas em um torneio de tão alto nível como a Brasil Juniors Cup, que antecede e serve de preparação para o Banana Bowl, o principal torneio juvenil da América do Sul. Para um projeto da nossa dimensão, ter cinco atletas disputando essa competição é um marco significativo, nos colocando ao lado dos melhores e proporcionando oportunidades de aprendizado e troca com treinadores de todo o mundo. Competir em um evento desse porte é uma experiência fundamental para o crescimento deles", afirma Azevedo.
Destaques do torneio
Na chave feminina, a paulistana Nauhany Silva, de apenas 14 anos e a mais jovem atleta a figurar no ranking profissional da WTA, fará sua estreia contra a norte-americana Ana Rodriguez. Já a gaúcha Pietra Rivoli, de 15 anos e atual 114ª do ranking juvenil da ITF, é a brasileira mais bem classificada e enfrentará a francesa Dune Vaissaud na primeira rodada. “Estou muito feliz em poder jogar em casa novamente, em um torneio tradicional que gosto muito. Terei minha família e meus amigos me apoiando, o que torna tudo ainda mais especial”, afirmou Pietra.
No masculino, o goiano Guto Miguel, de 15 anos, ocupa a 43ª posição no ranking juvenil e é o melhor brasileiro da chave. Ele enfrentará o boliviano Santiago Lora na estreia. “Estou ciente de que sou o melhor brasileiro no torneio, mas vou tentar não me pressionar. Ainda sou muito jovem e quero aproveitar a experiência ao máximo”, comentou Guto.
O paulista Gustavo Albieri, de 17 anos e 90º do mundo, fará sua estreia contra o argentino Dante Pagani, enquanto o brasiliense Pedro Chabalgoity, de 16 anos e 127º no ranking, enfrentará o norte-americano Jack Kennedy, principal favorito ao título.
Sobre o RTB
A Rede Tênis Brasil (RTB) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a transformar a vida de crianças e jovens por meio do tênis e apoiar atletas juvenis no crescimento dos seus resultados.
Como o maior projeto de massificação e formação de tenistas juvenis do Brasil, a RTB tem a missão de democratizar o acesso ao esporte, apresentando a modalidade em escolas públicas, oferecendo aulas gratuitas de tênis e reforço escolar, além de capacitar profissionais para multiplicar o impacto de sua atuação. O projeto já apresentou o tênis para mais de 90 mil crianças e jovens em todo o país, tornando o esporte uma ferramenta de inclusão e transformação social.
A RTB também apoia e investe no desenvolvimento de talentos, promovendo o rendimento esportivo para aqueles que escolhem o tênis como caminho de vida.
Entre os jovens que se destacam no projeto está Nauhany Silva, a mais jovem atleta do mundo a figurar no ranking da WTA, um marco que reflete o impacto do programa na formação de novos talentos. Outro exemplo é Victoria Barros, descoberta no polo do RTB em Natal aos 10 anos, que hoje treina na França, e é a segunda atleta mais jovem do mundo no ranking da WTA. Além delas, o Guto Miguel vem chamando atenção por sua evolução e desempenho em competições nacionais e internacionais.
A tenista Bia Haddad Maia faz parte do Time RTB e tem o papel de inspirar os jovens talentos do programa a seguirem firmes na disciplina e no esforço necessário para alcançar seus sonhos. Seu exemplo de determinação e conquista reforça os valores da RTB e motiva a próxima geração de atletas brasileiros.
Mais informações:
DGW Comunicação – Daniela Giuntini
11 98292-0826
imprensa@dgwcomunicacao.com.br
O Time Rede Tênis esteve presente em todas as edições do Roland-Garros Junior Series e com ótimos resultados
Pietra Rivoli, Pedro Chabalgoity e Livas Damazio buscam vaga na chave principal do Roland Garros Junior em Paris. Crianças do projeto de massificação da Rede Tênis assistirão à competição na Sociedade Harmonia de Tênis
Bia Haddad Maia segue como embaixadora do time de tenistas juvenis
Nas duplas, Naná conquistou o título feminino, e Livas Damazio, também da equipe, foi campeão no masculino, com Guto como vice