Capa

Seleção Brasileira de Beach Soccer inicia treinos e Júnior Negão prega união e comprometimento

04.01.2013  |    36 visualizações

Grupo de convocados se apresentou na manhã desta sexta, na Praia do Leme, visando a Copa América e Copa das Nações, em Santos. Técnico diz que "camisa amarela está acima de tudo"

Rio de Janeiro, 04 de janeiro de 2013 - O pontapé para 2013 foi dado. Júnior Negão foi apresentado oficialmente como novo técnico da Seleção Brasileira na manhã desta sexta-feira, dia 4, nas areias do Leme, na zona Sul do Rio de Janeiro.

Ao lado do ex-capitão, foram apresentados também os membros da nova comissão técnica e os jogadores convocados, grupo que inicia os treinamentos visando as disputas da Copa América (18 a 20) e da Copa das Nações (25 a 27), torneios que serão disputados ainda este mês, em Santos (litoral paulista).

Em fevereiro, o Brasil terá compromissos importantes também, como a III Copa Ciudad de Encarnación (2 a 4 / Paraguai) e as Eliminatórias Conmebol (10 a 17 / Argentina). Negão convocou 25 jogadores, mesclando a experiência de 11 campeões do mundo, a experiência de jovens de talento e cinco novidades: Bernardo, Boquinha, Catarino, Cezinha e Wesley. Depois de 15 anos como jogador, com a experiência de liderar o Brasil em 12 títulos mundiais (nove do Campeonato Mundial e três da Copa do Mundo FIFA), Júnior Negão falou pela primeira vez como treinador e deixou claro o que espera da equipe.

"Precisamos ter atitude, ter foco. Temos um grupo para trabalhar e precisamos ter união e comprometimento. A camisa amarela está acima de tudo e o interesse de todo mundo aqui é vencer. Convocamos 25 jogadores e todos vão ter a chance de ganhar espaço. Ninguém vai ganhar no nome, o jogador é que vai se escalar. Todo mundo aqui me conhece, sabe que vou cobrar, que sou chato mesmo, que eu queria ganhar até em treino quando era jogador, e é essa a minha maneira de pensar. Aqui estão os melhores do mundo, mas não temos o melhor time do mundo no momento e é isso que precisamos ter como objetivo, jogar com alegria, fazer gols, melhorar a nossa defesa e mostrar que somos a melhor seleção do mundo", afirmou o técnico.

Bruno Malias lembra que o Brasil terá cerca de 45 dias para ‘decidir toda uma temporada’. Isso porque a classificação para a Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2013 (de 18 a 28 de setembro, em Papeete / Taiti) será decidida em meados de fevereiro, na Argentina. Apenas os três primeiros colocados das Eliminatórias carimbam o passaporte: o Brasil é o atual pentacampeão da América do Sul (2011/2009/2008/2006/2005) e venceu todas as 27 partidas que disputou na História da competição. Jorginho valorizou o reencontro com os torcedores.

"Temos um mês e meio para definir como vai ser 2013. Queremos que seja um ano maravilhoso, estamos fechados nisso, para buscarmos o pentacampeonato. Mas temos um caminho longo até o Taiti ainda. Serão 15 dias de treinos e quatro torneios importantes em apenas um mês. Qualidade temos, vontade temos, agora é colocar tudo isso nos treinos para chegarmos bem nos campeonatos", prometeu o atacante, que acumula 210 gols com a camisa amarelinha. "Todos estão muito motivados e não pode ser diferente. Jogar esses dois torneios aqui no Brasil, abrindo a temporada, vai ser muito bom, poder jogar com o nosso público, sentir o calor da nossa torcida, num momento importante como esse, é fundamental. Temos uma base muito boa, com jogadores mais experientes e jovens que estão aparecendo, com qualidade, e o Brasil vai ser muito forte este ano. Só depende da gente", completou Jorginho, capitão da equipe.

NOVA COMISSÃO TÉCNICA
A Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) apresentou a nova comissão técnica da Seleção Brasileira. Júnior Negão terá ao seu lado sete profissionais: José Roberto Santos e Rodrigo ‘Chumbinho’ Stockler (assistentes-técnicos), Fábio Dantas (preparador-físico), Bruno Germano (preparador de goleiros), Luciano Vassoler e João Marcos (fisioterapeutas), e Dr. Luiz Fortunato (médico).

COPA AMÉRICA E COPA NAÇÕES
A temporada 2013 vai começar em Santos. Nas areias do litoral paulista, o Brasil vai em busca do nono título da Copa América (12/03/9998/97/96/95/94), entre os dias 18 e 20 de janeiro, tendo como adversários Argentina, México e Estados Unidos. O quadrangular será disputado em turno único, com três rodadas, onde todos os países se enfrentam e será campeão aquele que somar mais pontos. No ano passado, no ‘Hot Park’ do Rio Quente Resorts (Caldas Novas-GO), a Seleção Brasileira derrotou o México na última rodada e confirmou a oitava conquista. Já a Copa das Nações terá apenas sua segunda edição. A primeira foi em 2007, no Guarujá, e a segunda será realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro. Dois dos adversários do Brasil já estão definidos: Suíça (vice-campeã mundial em 2009) e Itália (vice-campeã mundial em 2008). A terceira seleção na Copa das Nações será a estrangeira melhor colocada da Copa América.


CONVOCADOS
GOLEIROS - Mão (Corinthians Paulista-SP), Leandro Fanta (Botafogo-RJ), Wesley (Corinthians Santo André-SP) e Cezinha (Vasco da Gama-RJ)
DEFENSORES - Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Sport Recife-PE), Anderson (Corinthians Paulista-SP), Bueno (Vasco da Gama-RJ), Daniel Nogueira (Flamengo-RJ), Xixo (Botafogo-RJ), Catarino (Vasco da Gama-RJ), Rafinha (Flamengo-RJ), Buru (Corinthians Paulista-SP), Betinho (Vasco da Gama-RJ) e Gil (Vasco da Gama)
ATACANTES - Bruno Malias (Santos-SP), Datinha (Sampaio Correa-MA), André (Corinthians Paulista-SP), Anderson Wesley (Corinthians Santo André-SP), Mauricinho (Vasco da Gama-RJ), Benjamin (Flamengo-RJ), Boquinha (Vasco da Gama-RJ), Sidney (Botafogo-RJ), Bernardo (Flamengo-RJ) e Jorginho (Vasco da Gama-RJ)

Leia também...
20.01.2013

Mostrando bom futebol, Seleção Brasileira derrota mexicanos por 4 a 2 sob os gritos de ‘olé’ na Praia do Gonzaga. Defensor Bueno é eleito ‘Melhor Jogador’. Próximo compromisso ;e Copa das Nações.

19.01.2013

Reeditando a decisão de 2012, brasileiros e mexicanos fazem a ‘final’do torneio, às 10h deste domingo, dia 20, na arena da Praia do Gonzaga, com transmissão ao vivo pela TV Globo e entrada gratuita para o público.

18.01.2013

Com Júnior Negão no comando, Seleção Brasileira derrota norte-americanos por 7 a 4 e enfrenta Argentina neste sábado, dia 19, na Praia do Gonzaga, com entrada gratuita. México pega os EUA no outro jogo. Sportv transmite as duas partidas.

17.01.2013

Seleção Brasileira inicia luta pelo eneacampeonato às 16h30, com transmissão ao vivo do Sportv, na Praia do Gonzaga, em Santos. México e Argentina abrem a programação às 15h.