Seleção Brasileira de Beach Soccer inicia treinos e Júnior Negão prega união e comprometimento
04.01.2013
| 36 visualizações
Grupo de convocados se apresentou na manhã desta sexta, na Praia do Leme, visando a Copa América e Copa das Nações, em Santos. Técnico diz que "camisa amarela está acima de tudo"
Rio de Janeiro, 04 de janeiro de 2013 - O pontapé para 2013 foi dado. Júnior Negão foi apresentado oficialmente como novo técnico da Seleção Brasileira na manhã desta sexta-feira, dia 4, nas areias do Leme, na zona Sul do Rio de Janeiro.
Ao lado do ex-capitão, foram apresentados também os membros da nova comissão técnica e os jogadores convocados, grupo que inicia os treinamentos visando as disputas da Copa América (18 a 20) e da Copa das Nações (25 a 27), torneios que serão disputados ainda este mês, em Santos (litoral paulista).
Em fevereiro, o Brasil terá compromissos importantes também, como a III Copa Ciudad de Encarnación (2 a 4 / Paraguai) e as Eliminatórias Conmebol (10 a 17 / Argentina). Negão convocou 25 jogadores, mesclando a experiência de 11 campeões do mundo, a experiência de jovens de talento e cinco novidades: Bernardo, Boquinha, Catarino, Cezinha e Wesley. Depois de 15 anos como jogador, com a experiência de liderar o Brasil em 12 títulos mundiais (nove do Campeonato Mundial e três da Copa do Mundo FIFA), Júnior Negão falou pela primeira vez como treinador e deixou claro o que espera da equipe.
"Precisamos ter atitude, ter foco. Temos um grupo para trabalhar e precisamos ter união e comprometimento. A camisa amarela está acima de tudo e o interesse de todo mundo aqui é vencer. Convocamos 25 jogadores e todos vão ter a chance de ganhar espaço. Ninguém vai ganhar no nome, o jogador é que vai se escalar. Todo mundo aqui me conhece, sabe que vou cobrar, que sou chato mesmo, que eu queria ganhar até em treino quando era jogador, e é essa a minha maneira de pensar. Aqui estão os melhores do mundo, mas não temos o melhor time do mundo no momento e é isso que precisamos ter como objetivo, jogar com alegria, fazer gols, melhorar a nossa defesa e mostrar que somos a melhor seleção do mundo", afirmou o técnico.
Bruno Malias lembra que o Brasil terá cerca de 45 dias para decidir toda uma temporada. Isso porque a classificação para a Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2013 (de 18 a 28 de setembro, em Papeete / Taiti) será decidida em meados de fevereiro, na Argentina. Apenas os três primeiros colocados das Eliminatórias carimbam o passaporte: o Brasil é o atual pentacampeão da América do Sul (2011/2009/2008/2006/2005) e venceu todas as 27 partidas que disputou na História da competição. Jorginho valorizou o reencontro com os torcedores.
"Temos um mês e meio para definir como vai ser 2013. Queremos que seja um ano maravilhoso, estamos fechados nisso, para buscarmos o pentacampeonato. Mas temos um caminho longo até o Taiti ainda. Serão 15 dias de treinos e quatro torneios importantes em apenas um mês. Qualidade temos, vontade temos, agora é colocar tudo isso nos treinos para chegarmos bem nos campeonatos", prometeu o atacante, que acumula 210 gols com a camisa amarelinha. "Todos estão muito motivados e não pode ser diferente. Jogar esses dois torneios aqui no Brasil, abrindo a temporada, vai ser muito bom, poder jogar com o nosso público, sentir o calor da nossa torcida, num momento importante como esse, é fundamental. Temos uma base muito boa, com jogadores mais experientes e jovens que estão aparecendo, com qualidade, e o Brasil vai ser muito forte este ano. Só depende da gente", completou Jorginho, capitão da equipe.
NOVA COMISSÃO TÉCNICA
A Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) apresentou a nova comissão técnica da Seleção Brasileira. Júnior Negão terá ao seu lado sete profissionais: José Roberto Santos e Rodrigo Chumbinho Stockler (assistentes-técnicos), Fábio Dantas (preparador-físico), Bruno Germano (preparador de goleiros), Luciano Vassoler e João Marcos (fisioterapeutas), e Dr. Luiz Fortunato (médico).
COPA AMÉRICA E COPA NAÇÕES
A temporada 2013 vai começar em Santos. Nas areias do litoral paulista, o Brasil vai em busca do nono título da Copa América (12/03/9998/97/96/95/94), entre os dias 18 e 20 de janeiro, tendo como adversários Argentina, México e Estados Unidos. O quadrangular será disputado em turno único, com três rodadas, onde todos os países se enfrentam e será campeão aquele que somar mais pontos. No ano passado, no Hot Park do Rio Quente Resorts (Caldas Novas-GO), a Seleção Brasileira derrotou o México na última rodada e confirmou a oitava conquista. Já a Copa das Nações terá apenas sua segunda edição. A primeira foi em 2007, no Guarujá, e a segunda será realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro. Dois dos adversários do Brasil já estão definidos: Suíça (vice-campeã mundial em 2009) e Itália (vice-campeã mundial em 2008). A terceira seleção na Copa das Nações será a estrangeira melhor colocada da Copa América.
CONVOCADOS
GOLEIROS - Mão (Corinthians Paulista-SP), Leandro Fanta (Botafogo-RJ), Wesley (Corinthians Santo André-SP) e Cezinha (Vasco da Gama-RJ)
DEFENSORES - Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Sport Recife-PE), Anderson (Corinthians Paulista-SP), Bueno (Vasco da Gama-RJ), Daniel Nogueira (Flamengo-RJ), Xixo (Botafogo-RJ), Catarino (Vasco da Gama-RJ), Rafinha (Flamengo-RJ), Buru (Corinthians Paulista-SP), Betinho (Vasco da Gama-RJ) e Gil (Vasco da Gama)
ATACANTES - Bruno Malias (Santos-SP), Datinha (Sampaio Correa-MA), André (Corinthians Paulista-SP), Anderson Wesley (Corinthians Santo André-SP), Mauricinho (Vasco da Gama-RJ), Benjamin (Flamengo-RJ), Boquinha (Vasco da Gama-RJ), Sidney (Botafogo-RJ), Bernardo (Flamengo-RJ) e Jorginho (Vasco da Gama-RJ)