Brasil vence Argentina e decide com o México o título da IX Copa América
19.01.2013
| 44 visualizações
-
Datinha
Marcello Zambrana/Inovafoto
-
Bueno marca seu 50o. gol pela Seleção
Marcello Zambrana/Inovafoto
-
Fanta
Marcello Zambrana/Inovafoto
-
André
Marcello Zambrana/Inovafoto
Reeditando a decisão de 2012, brasileiros e mexicanos fazem a finaldo torneio, às 10h deste domingo, dia 20, na arena da Praia do Gonzaga, com transmissão ao vivo pela TV Globo e entrada gratuita para o público.
Santos (SP), 19 de janeiro de 2013 - Brasil e México vão decidir o título da IX Copa América. Assim como em 2012, brasileiros e mexicanos se enfrentam na última rodada da competição, na manhã deste domingo, dia 20, às 10h (horário de Brasília) na final da competição que está sendo disputada na arena montada na Praia do Gonzaga, em Santos (SP). A entrada é franca e a TV Globo transmite a partida ao vivo para todo o país dentro do Verão Espetacular. Antes, às 8h, Argentina e Estados Unidos medem forças pelo terceiro lugar do torneio.
O Brasil chega invicto após vencer, na manhã deste sábado, dia 19, a Argentina por 3 a 1 (gols de Benjamin, Bueno e Anderson Wesley, para os brasileiros, e De Ezeyza, para os argentinos), mesma condição do México, que passou pelos Estados Unidos em 2 a 0 (gols de Villalobos e Rodriguez). Este será o 18º confronto entre brasileiros e mexicanos, com destaque para a vitória nas Eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2005, quando a Seleção Brasileira venceu por incríveis 23 a 3.
Em 2012, o Brasil conquistou o octocampeonato batendo o México por 4 a 3 nas areias do Hot Park, no Rio Quente Resorts (Rio Quente-GO). Bueno, que não marcava com a camisa amarelinha havia mais de três anos (na Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2009, em Dubai), comemorou 50º gol pelo Brasil e a vitória sobre os arquirrivais.
"Meu último gol foi na final da Copa do Mundo, contra a Suíça. O árbitro marcou uma falta faltando dois segundos para o fim e todo mundo já estava comemorando o título. Voltei para cobrar a falta e marquei o gol. É bom voltar a marcar, mas o mais importante foi a vitória e a oportunidade de disputarmos o título, mais uma vez. A areia está muito batida, está parecendo até futsal, e isso cria muita dificuldade. A vitória de hoje foi importante, nos dá mais confiança para entrar em quadra contra o México, lutar por mais essa conquista", afirmou o capitão.
"Não deixamos eles jogarem. O Brasil tem boa técnica e se sentiu desconfortável porque paramos o toque de bola dele. Temos estilos parecidos de jogar, estamos cada vez mais próximos de igualarmos e este torneio tem sido uma ótima preparação para as Eliminatórias, que é o nosso objetivo, para brigarmos pela vaga para o Mundial", comentou o argentino De Ezeyza.
O Brasil mostrou logo nos primeiros segundos que ia pressionar a Argentina. Em boa triangulação no ataque, Benjamin rolou para Buru, que chutou prensado. À vontade e com posse de bola, a Seleção Brasileira buscava o toque pelo alto para furar a forte marcação dos hermanos. Benjamin levantou as arquibancadas depois de dançar na frente de Federico Hilaire, entortando o rival e chutando com perigo para Salgueiro. E parou por aí. O Brasil não era ameaçado, mas também pouco levava perigo.
A Argentina voltou melhor para o segundo tempo. Com a trinca de Hilaires em quadra (Federico, Ezequiel e Santiago), os hermanos adiantaram a marcação, apertando a saída de bola do Brasil. Não deu certo. Anderson Wesley recebeu a bola no meio e partiu em velocidade, fugiu da falta de Franceschini e tocou de bico para estufar as redes: 1 a 0, aos 123". O segundo gol não demorou a sair. Franceschini pôs a mão na bola dentro da área. Benjamin cobrou o pênalti forte, rasteiro, para aumentar: 2 a 0, aos 348". No finzinho do segundo período, Cuevas ainda acertou a trave de Leandro Fanta em cobrança de falta.
A Argentina diminuiu no início da etapa final. Jorginho fez falta em De Ezeyza. O camisa 9 bateu com categoria, rasteiro, só deslocando Fanta: 2 a 1, aos 107". Ezequiel Hilaire teve boa chance para empatar também em cobrança de falta, mas o camisa 12 do Brasil voou para fazer linda defesa. A Seleção Brasileira não conseguia achar espaços e o jogo era truncado. Datinha teve a chance de ampliar a três minutos do fim do jogo, mas esbarrou na boa defesa de Salgueiro. O alívio veio pouco depois. Bueno roubou a bola na defesa, arrancou e chutou cruzado, de longe, para fazer o terceiro gol do Brasil: 3 a 1, aos 1054". Buru ainda teve mais uma chance, mas a vitória já estava garantida.
TABELA DA COPA AMÉRICA
Sexta-feira (dia 18)
15h - Argentina 3 x 6 México
16h30min - BRASIL 7 x 4 Estados Unidos
Sábado (dia 19)
9h - México 2 x 0 Estados Unidos
10h30min - BRASIL 3 x 1 Argentina
Domingo (dia 20)
8h - Argentina x Estados Unidos
10h - México x BRASIL (TV Globo)
A Copa América tem o patrocínio de Chevrolet, Dolly, Nike, Sedex, Caixa, Rexona e OLX, com copatrocínio de Wise Up. Hotel Oficial - Parque Balneário Hotel. Cidade Sede - Prefeitura de Santos. Parceiros de Mídia - Rede Globo e Sportv. Realização - Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura. Promoção - Koch Tavares e Beach Soccer Worldwide.
A Seleção Brasileira de Beach Soccer é patrocinada por Gillette, Itaú, Chevrolet, Nike e Duracell.
Para mais informações, acesse www.copaamericabs.com.br e as mídias sociais @cbbsbrasil (Twitter) e www.facebook.com/cbbsbrasil (Facebook). Fotos adicionais no www.inovafoto.com