Brasil vence os Estados Unidos na estreia da Copa América: 7 a 4
18.01.2013
| 39 visualizações
-
Bruno Xavier (BRA) e Faberoff
Marcello Zambrana/Inovafoto
-
Jorginho
Marcello Zambrana/Inovafoto
-
Jorginho, Bueno, Daniel e Datinha
Marcello Zambrana/Inovafoto
-
(esq. p/ dir.) Bueno, Bruno Xavier e Buru
Marcello Zambrana/Inovafoto
Com Júnior Negão no comando, Seleção Brasileira derrota norte-americanos por 7 a 4 e enfrenta Argentina neste sábado, dia 19, na Praia do Gonzaga, com entrada gratuita. México pega os EUA no outro jogo. Sportv transmite as duas partidas.
Santos (SP), 18 de janeiro de 2013 - Era a estreia que a torcida esperava. Diante de arquibancadas lotadas, o Brasil mostrou bom futebol, disposição e alegria para vencer os Estados Unidos por 7 a 4 (gols de Jorginho (2), Bruno Xavier (2), Datinha, Anderson Wesley e Daniel, para os brasileiros, Farberoff, Futagaki, Feld e Taguinod, para os norte-americanos), na estreia da IX Copa América, há pouco, na tarde desta sexta-feira, dia 18, na arena montada na Praia do Gonzaga, em Santos (SP).
Abrindo a primeira rodada do torneio, o México, que perdia por 3 a 0, conseguiu uma virada espetacular sobre a Argentina, vencendo por 6 a 3 (gols de Plata (2), Villalobos, Rodriguez, Mosco e López, para os mexicanos, Levi (2) e Federico Hilaire, para os argentinos). Com esses resultados, a segunda rodada, na manhã deste sábado, dia 19, ficou definida com México x Estados Unidos às 9h e Brasil x Argentina às 10h30min (horário de Brasília) - o canal SporTV anuncia a transmissão ao vivo das duas partidas para todo o país.
Depois de um primeiro tempo ruim, quando viu os EUA fazer 3 a 1, o Brasil se recuperou e terminou a partida sob aplausos e gritos de olé. Júnior Negão, que estreou no comando da equipe aprovou. "Não começamos bem a partida, mas conseguimos nos recuperar, tocando a bola e jogando com inteligência. De uma forma geral, gostei da nossa atuação, a torcida foi importante demais, jogou com a gente durante todo o tempo, incentivando e nos empurrando para essa virada. Ainda temos muito a melhorar, claro, estamos iniciando um trabalho, mas foi uma boa vitória, uma vitória com a cara do beach soccer brasileiro. Todos estão de parabéns e, contra a Argentina, precisamos entrar concentrados desde o primeiro minuto porque é um adversário muito perigoso."
"Mesmo com o gol que fiz, algo que não é muito comum, não podemos abrir a guarda para uma equipe como o Brasil, que soube aproveitar nossos erros para virar o jogo. O que posso dizer é que nossa equipe, com tantas caras novas, teve uma pegada interessante, de não se intimidar, e isso é importante para os próximos jogos", comentou o americano Farberoff.
Com bola rolando, os Estados Unidos deram um susto logo no primeiro minuto. McAndrews lançou e Feld, mesmo marcado de perto por Buru, acertou uma bela bicicleta, no canto de Mão: 1 a 0, aos 102". Fernando DDI quase empatou em cabeçada que passou raspando a trave. No ataque seguinte, os americanos ampliaram, com Taguinod aproveitando cruzamento rasteiro de Palmerin: 2 a 0, aos 237". Em desvantagem no placar, o Brasil precisava atacar. Aos 443", Xavier obrigou McAndrews à boa defesa e, no rebote, Benjamin quase marcou. Júnior Negão mexeu, mandou Jorginho, Daniel e Datinha à quadra e deu certo. Daniel encheu o pé e diminuiu: 2 a 1, aos 606". Mão se machucou, dando lugar a Leandro Fanta, e André entrou para reforçar o ataque. Só que os visitantes levavam perigo nos contra-ataques. E foi assim que chegaram ao terceiro gol, com Farberoff chutando para o gol vazio: 3 a 1, aos 1011", placar do primeiro período.
Logo aos 12 segundos da segunda etapa, Buru cobrou o lateral e Jorginho cabeceou: 3 a 2. Um minuto depois, Jorginho, de novo, aproveitando lançamento de Bruno Xavier, tocou com categoria para encobrir o goleiro McAndrews: 3 a 3, aos 112". O jogo mudou. Marcando melhor e com a bola nos pés, a Seleção Brasileira passou a tocar com mais tranquilidade e Bruno Xavier quase marcou um gol de placa após linda arrancada. Dos pés de Anderson saiu o gol da virada. Em jogada individual, o cearense chutou forte, no ângulo, sem chances para Balsano, para virar o placar: 4 a 3, aos 619". Datinha, que chegara na manhã desta sexta-feira, dia 18, de São Luís (MA), onde recebeu o prêmio de Atleta do ano do esporte maranhense, encheu o pé na bicicleta para ampliar: 5 a 3, aos 821".
Embalado pelo olé que vinha das arquibancadas, os brasileiros mantiveram o ritmo no começo do último tempo. Bruno Xavier aumentou: 6 a 3, aos 138. Com a boa vantagem e o placar controlado, o Brasil mostrou habilidade, criando jogadas de efeito, sempre pelo alto e levando perigo à meta de Balsano. Benjamin teve boa oportunidade, Jorginho também quase ampliou, mas foi o baixinho Futagaki quem marcou, pelos Estados Unidos, diminuindo: 6 a 4, aos 802". O panorama não mudou e o melhor estava reservado para o fim. Benjamin recebeu, dominou e levantou a cabeça. O toque saiu perfeito para Buru, que ajeitou para Xavier bater forte: 7 a 4, aos 1056", placar final. O primeiro passo rumo ao nono título da competição foi dado. Com a aprovação do professor Júnior Negão", comento
"Tomamos um susto no começo do jogo, com os americanos "abrindo 3 a 1. Depois conseguimos empatar e virar e isso foi o mais importante. Estreia sempre tem um nervoso a mais, só que a gente sabe da nossa qualidade. Contra a Argentina, que não vai querer perder de jeito nenhum, vai ser muito difícil também, é um clássico e vamos lutar pela vitória ", afirmou Datinha.
HOLANDA NA COPA NAÇÕES
Por conta de problemas administrativos internos, a federação italiana cancelou a presença de sua seleção na Copa das Nações, que será disputada no próximo fim-de-semana, na arena da Praia do Gonzaga, em Santos. Diante disso, a Holanda, classificada para a Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer Taiti 2013 (18 a 28 de setembro, em Papeete), foi convidada e confirmou sua presença no torneio, que terá ainda as presenças de Brasil, Suíça e da seleção estrangeira melhor colocada da Copa América.
TABELA DA COPA AMÉRICA
Sexta-feira (dia 18)
15h - Argentina 3 x 6 México
16h30min - BRASIL 7 x 4 Estados Unidos
Sábado (dia 19)
9h - México x Estados Unidos (SporTV)
10h30min - BRASIL x Argentina (SporTV)
Domingo (dia 20)
8h - Argentina x Estados Unidos
10h - México x BRASIL (TV Globo)
A Copa América tem o patrocínio de Chevrolet, Dolly, Nike, Sedex, Caixa, Rexona e OLX, com copatrocínio de Wise Up. Hotel Oficial - Parque Balneário Hotel. Cidade Sede - Prefeitura de Santos. Parceiros de Mídia - Rede Globo e Sportv. Realização - Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura. Promoção - Koch Tavares e Beach Soccer Worldwide.
A Seleção Brasileira de Beach Soccer é patrocinada por Gillette, Itaú, Chevrolet, Nike e Duracell.
Para mais informações, acesse www.copaamericabs.com.br e as mídias sociais @cbbsbrasil (Twitter) e www.facebook.com/cbbsbrasil (Facebook). Fotos adicionais no www.inovafoto.com