Capa

Brasil conquista eneacampeonato da Copa América

20.01.2013  |    61 visualizações

Mostrando bom futebol, Seleção Brasileira derrota mexicanos por 4 a 2 sob os gritos de ‘olé’ na Praia do Gonzaga. Defensor Bueno é eleito ‘Melhor Jogador’. Próximo compromisso ;e Copa das Nações.

Santos, 20 de janeiro de 2013 - A hegemonia nas Américas está mantida. Apoiado pelos 2.500 torcedores que lotaram as arquibancadas da arena montada na Praia do Gonzaga, o Brasil venceu o México por 4 a 2 (gols de Buru (2), Benjamin e André, para os brasileiros, Villalobos e Plata, para os mexicanos), há pouco, na manhã deste domingo, dia 20, nas areias de Santos, conquistando o título da IX Copa América e comemorando o eneacampeonato invicto da competição.

Esta foi a 18ª vitória brasileira sobre os mexicanos e a 30ª da história da Seleção Brasileira em 30 partidas no campeonato. Na preliminar, a Argentina derrotou os Estados Unidos por 3 a 1 (gols de Franceschini, Medero e De Ezeyza, para os hermanos, Xexeo, para os americanos), garantindo o terceiro lugar.

Após o término do torneio, a organização anunciou as premiações individuais, seguindo eleição pela imprensa especializada: Villalobos e Plata - México (‘Artilheiros’ / 3 gols), Leandro Fanta - Brasil (‘Melhor Goleiro’) e Bueno - Brasil (‘Melhor Jogador’).

O próximo compromisso da Seleção Brasileira será a Copa das Nações, enfrentando México, Suíça e Holanda no quadrangular que será disputado no próximo fim-de-semana, em Santos. Este foi o primeiro título da Seleção Brasileira em 2013, o primeiro de Júnior Negão como treinador, triunfo que rendeu muitos elogios à equipe.

"Voltou a alegria! O Brasil jogou como Brasil nessa Copa América, assumindo a responsabilidade de termos os melhores jogadores. Não podemos jogar com medo, temos que ir pra cima e decidir o jogo, com alegria e estilo. E foi isso que fizemos. Todos estão de parabéns, estamos felizes, a torcida compareceu, saiu feliz e isso dá orgulho. Era o que a gente queria, vibrou Negão.

"Quero dividir esse prêmio de ‘Melhor Jogador’ com toda a equipe, jogadores, comissão técnica… Fiquei parado um ano e meio por causa de uma lesão e voltei ano passado, fiquei longe da Seleção Brasileira mais de três anos e voltar assim, sendo campeão e eleito ‘Melhor Jogador’, não podia ser melhor. Fizemos um bom torneio, é início de trabalho, nosso objetivo é o Qualifier, a vaga na Copa do Mundo, e estamos no caminho certo. Mostramos bom futebol e vencemos, isso foi o mais importante", afirmou o capitão Bueno.

O México permanece em Santos. Plata lembra que a Copa das Nações será muito difícil e que a ‘estada’ no litoral paulista serve de preparação para as Eliminatórias Concacaf, ainda sem data." Agora temos um desafio mais duro, enfrentar seleções como Holanda e Suíça, além do Brasil, mas espero que esse tempo aqui em Santos nos fortaleça muito para as Eliminatórias. Foi bom terminar a Copa América como um dos artilheiros ao lado do Villalobos, essa é parte do nosso trabalho", comentou o camisa 11.

O Brasil começou o jogo pressionando. Buru testou Estrada logo no primeiro minuto de partida e Benjamin, depois de roubar a bola de Rodriguez, bateu com perigo, rente à trave. Sem dar espaços aos mexicanos, os brasileiros trocavam passes com tranquilidade, mantendo a posse de bola e tentando vencer a boa defesa adversária. Contando com o apoio da torcida, o Brasil reclamou de um pênalti sofrido por Jorginho, quando o atacante foi derrubado por Estrada na área. Negão mexeu, mandou Datinha e Daniel à quadra, mas o Brasil não chegava muito ao ataque. Jorginho tentou de bicicleta, mas era pouco. O México cresceu, adiantou a marcação e Plata obrigou Leandro Fanta a se esticar todo. Antes do apito, López bateu de longe e o camisa 12 do Brasil fez outra boa defesa.

A Seleção Brasileira voltou no mesmo ritmo no início da segunda etapa. Xavier chutou forte, a bola quicou e quase enganou Estrada, que ainda se recuperou para mandar para escanteio. Em seguida foi a vez de Benjamin assustar o camisa 12 mexicano. Anderson também arriscou, chutando por cima. O gol parecia perto e saiu depois de boa trama do ataque. Datinha arrancou e tocou para Daniel na direita, o defensor cruzou rasteiro e André chutou, de bico, no canto de Estrada: 1 a 0, aos 5’30". Villalobos quase empatou em chute de virada que passou raspando a trave de Fanta. O segundo gol quase saiu aos 6’52". Fernando DDI achou Buru na entrada da área, ele ganhou de Rodriguez e bateu forte, Estrada espalmou e a bola explodiu no travessão. E foi novamente após bonita triangulação do ataque que o Brasil aumentou. Jorginho lançou Bruno Xavier pelo alto, o camisa 8 tocou por cobertura na saída do goleiro e Buru chegou para completar: 2 a 0, aos 9’26", placar do segundo período.

O México diminuiu logo no primeiro minuto da etapa final. Na dividida de bola dentro da área, Benjamin derrubou Plata. O mexicano bateu com categoria e marcou: 2 a 1, aos 1’08". Só que o Brasil tinha Benjamin. E o camisa 10 mostrou toda sua qualidade em jogada individual que teve dribles e até lençol em Catti antes de sofrer pênalti. Chute forte, Estrada de um lado e bola no meio do gol: 3 a 1, aos 1’38. Numa bobeada da defesa, Bueno deixou Villalobos virar para chutar de primeira: 3 a 2, aos 2’47". O Brasil não sentiu o gol. E mostrou que os treinos no Leme deram resultado. Em jogada ensaiada, numa cobrança rápida de lateral, Bruno Xavier achou Buru, que se antecipou à Plata e completou de cabeça: 4 a 2, aos 3’58". O cronômetro corria, das arquibancadas vinham os gritos de ‘é, campeão!’ e ‘olé’, e mesmo à frente no placar, o Brasil atacava. o México buscava desesperadamente o gol, mas Fanta, mostrando segurança e reflexos, garantiu o resultado.

COPA DAS NAÇÕES

Passada a IX Copa América, Santos se prepara para receber a Copa das Nações, no próximo fim-de-semana, entre os dias 25 e 27. Quatro seleções estão confirmadas no torneio: Brasil, México (classificada pela IX Copa América), Suíça e Holanda - substituindo a Itália. A Seleção Brasileira, tetracampeã da Copa do Mundo FIFA (2009/2008/2007/2006), busca o bicampeonato (venceu a primeira edição, em 2007) e terá pela frente dois vice-campeões mundiais (México/2007 e Suíça/2009) e a surpreendente Holanda, que será uma das representantes da Europa na Copa do Mundo FIFA Taiti 2013, competição que será disputada entre os dias 18 e 28 de setembro, em Papeete.

TABELA DA COPA AMÉRICA

Sexta-feira (dia 18)
15h - Argentina 3 x 6 México
16h30min - BRASIL 7 x 4 Estados Unidos

Sábado (dia 19)
9h - México 2 x 0 Estados Unidos
10h30min - BRASIL 3 x 1 Argentina

Domingo (dia 20)
8h - Argentina 3 x 1 Estados Unidos
10h - México 2 x 4 BRASIL

A Copa América tem o patrocínio de Chevrolet, Dolly, Nike, Sedex, Caixa, Rexona e OLX, com copatrocínio de Wise Up. Hotel Oficial - Parque Balneário Hotel. Cidade Sede - Prefeitura de Santos. Parceiros de Mídia - Rede Globo e Sportv. Realização - Núcleo de Desenvolvimento do Esporte e da Cultura. Promoção - Koch Tavares e Beach Soccer Worldwide.

A Seleção Brasileira de Beach Soccer é patrocinada por Gillette, Itaú, Chevrolet, Nike e Duracell.

Para mais informações, acesse www.copaamericabs.com.br e as mídias sociais @cbbsbrasil (Twitter) e www.facebook.com/cbbsbrasil (Facebook). Fotos adicionais no www.inovafoto.com




Leia também...
19.01.2013

Reeditando a decisão de 2012, brasileiros e mexicanos fazem a ‘final’do torneio, às 10h deste domingo, dia 20, na arena da Praia do Gonzaga, com transmissão ao vivo pela TV Globo e entrada gratuita para o público.

18.01.2013

Com Júnior Negão no comando, Seleção Brasileira derrota norte-americanos por 7 a 4 e enfrenta Argentina neste sábado, dia 19, na Praia do Gonzaga, com entrada gratuita. México pega os EUA no outro jogo. Sportv transmite as duas partidas.

17.01.2013

Seleção Brasileira inicia luta pelo eneacampeonato às 16h30, com transmissão ao vivo do Sportv, na Praia do Gonzaga, em Santos. México e Argentina abrem a programação às 15h.

16.01.2013