Capa

Thomas Enqvist vence Fabrice Santoro e é campeão do Grand Champions Rio

20.12.2012  |    54 visualizações

Sueco derrotou francês por 2 a 1 na reformada quadra do Copacabana Palace, no encerramento da temporada 2012 do ATP Champions Tour. Na disputa pelo terceiro lugar, Marcos Daniel passou por Mats Wilander por 2 a 0. Torneio está garantido no hotel pelos próximos dois anos

Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 2012 - Thomas Enqvist é o campeão do Grand Champions Rio, torneio que fechou com chave de ouro o circuito 2012 do ATP Champions Tour. Numa final emocionante, decidida apenas no super tiebreak, o sueco derrotou o francês Fabrice Santoro por 2 a 1 (parciais de 6/3 4/6 10-7) e foi aplaudido de pé, na conquista invicta, na noite desta quinta-feira, dia 20, do título da etapa carioca do campeonato, disputada na reformada quadra do Copacabana Palace, um dos símbolos da ‘Cidade Maravilhosa’.

Marcos Daniel, representante brasileiro na competição, ficou com o terceiro lugar ao derrotar o sueco Mats Wilander, ex-número 1 do mundo, por 2 a 0 (duplo 6/4), na partida que abriu o programa da última noite do torneio.

Após a conquista, Enqvist enalteceu o rival Santoro e revelou ter vivido ‘um dos melhores momentos da carreira’. "Foi uma honra jogar aqui, vivi grandes momentos no Rio de Janeiro, enfrentando lendas do tênis. Me diverti muito o tempo todo. Santoro é muito talentoso, um mágico em quadra, pode fazer qualquer coisa com a bola e fico feliz com esse título. Hoje foi um jogo muito bacana, a vitória coroou esse evento tão legal, tive a chance de viver um dos melhores momentos da minha carreira, enfrentando meu maior ídolo, Mats Wilander", afirmou ele, campeão do ATP Grand Champions Brasil em 2010 e 2009.

EVENTO GARANTIDO ATÉ 2014
Antes da cerimônia de premiação, Dácio Campos, organizador do evento, anunciou a assinatura do contrato com o Copacabana Palace para a realização do Grand Champions Rio por mais dois anos no hotel. As datas para a realização do torneio em 2013 e 2014 ainda não foram definidas.

THOMAS ENQVIST 2 x 1 FABRICE SANTORO
Thomas Enqvist levava à quadra um retrospecto favorável da época de profissional. Três foram os confrontos diante de Fabrice Santoro, com três vitórias do sueco, sempre em partidas equilibradas, a última em 1994. Dezoito anos se passaram e o equilíbrio permaneceu, com longas trocas de bola e o sueco paciente e atento às bolas traiçoeiras do ‘Mago’. Enqvist chegou a abrir 4 a 1, mas Santoro, campeão das etapas de São Paulo e Londres, se recuperou, confirmando o serviço e quebrando o saque do rival na sequência, diminuindo para 4/3. O sueco, ex-número 4 do mundo, se recuperou, devolveu a quebra e venceu mais um ponto, confirmando a vitória no primeiro set por 6/3.

Fabrice Santoro voltou inspirado do intervalo. Com belas bolas, quebrou o saque de Enqvist no quarto game, confirmou seu serviço e abriu larga vantagem, fazendo 4/1. Parecia que o set seria fácil. Mas Enqvist se recuperou e empatou o jogo. Santoro sacou para vencer o ponto seguinte e conseguiu mais uma quebra pra empatar a partida: 6/4. No set decisivo (disputado no super tiebreak, vencendo quem chegasse primeiro a 10), emoção ponto a ponto, até que Enqvist abriu 8/4, encaminhando a vitória. Só que Santoro não se entregou, diminuiu para 8/7, colocando pressão sobre o sueco. Com tranquilidade e categoria, Enqvist venceu os pontos seguintes para sagrar-se campeão do Grand Champions Rio.

"Fiquei muito feliz por jogar contra o Thomas mais uma vez. Fazia tempo que não nos enfrentávemos, foi um jogo apertado, mas não deu para vencer. Foi um grande evento, foram dias maravilhosos e foi bacana reencontrar esses velhos amigos", comentou o ‘Mago’ francês.

MATS WILANDER 0 x 2 MARCOS DANIEL
Em clima descontraído, o sueco Mats Wilander e o gaúcho Marcos Daniel se enfrentaram pelo terceiro lugar do torneio. E fizeram um grande jogo, como esperado. Depois de um início de partida equilibrado, Marcos Daniel conseguiu a quebra de serviço do ex-número 1 no quinto game, passando à frente no placar, para não perder mais a vantagem e fechar em 6/4 o primeiro set.

Wilander voltou em ritmo forte no segundo set, mais agressivo, variando bastante os golpes em busca do empate no jogo. O equilíbrio permaneceu até que o brasileiro conseguiu a quebra no sexto game e abriu vantagem no marcador. Cansado pela sequência de três partidas em três dias, desgastado pelo forte calor, Wilander ainda esbarrava na juventude de Daniel, 14 anos mais jovem, e acabou superado em novo 6/4, com vitória brasileira por 2 a 0. Para o brasileiro, a realização de um sonho. Para Mats Wilander, uma chance de voltar no tempo.

"Tenho uma história com o Brasil, pois foi aqui que ganhei meu último torneio, em Itaparica, em 1990, um campeonato que disputei cinco meses depois do falecimento do meu pai. O Brasil é muito especial, jogar no Rio de Janeiro, no Copacabana Palace, é incrível. Foi muito divertido", afirmou o veterano, esbanjando simpatia.

"Não há palavras para dizer o que é enfrentar esses caras. É o sonho da maioria dos amantes do tênis e isso me enche de orgulho. Jogar no nível que eles jogam, só sendo gênio, são tenistas acima da média e isso é um diferencial. Costumam dizer que as pessoas precisam de dez neurônios para jogar. Eles não precisam de mais do que 3 ou 4", brincou Daniel.

A inclusão do Grand Champions Rio no calendário do ATP Champions Tour fez o Brasil ser o único país a sediar duas etapas do evento. Este ano foram realizadas etapas em Delray Beach (EUA), Estocolmo (Suécia), Zurique (Suíça), São Paulo, Medellín (Colômbia), Knokke-Heist (Bélgica) e Londres (Inglaterra), além do Rio de Janeiro.

O ATP Champions Tour reúne os grandes nomes da história do tênis mundial, que revivem no circuito alguns clássicos mais emocionantes do esporte. O torneio é restrito a finalistas de Grand Slams, campeões da Copa Davis ou tenistas que atingiram o posto de número 1 do mundo (além de dois convidados em cada torneio), garantindo assim o alto nível de cada etapa.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO ATP CHAMPIONS TOUR 2012
1º - Carlos Moyá (ESP) - 1.455 pontos
2º - Fabrice Santoro (FRA) - 1.300 pontos
3º - Thomas Enqvist (SUE) - 1.100 pontos
4º - Mark Philipoussis (AUS) - 880 pontos
5º - Goran Ivanisevic (CRO) - 680 pontos

GRAND CHAMPIONS JUNIOR
Maria Clara Silva é a campeã do Grand Champion Junior. A carioca, número 3 do ranking de 16 anos, derrotou Tayna Mendes por 2 a 0 (parciais de 6/1 6/0), na final do torneio, disputada na manhã desta quinta-feira, dia 20, na quadra do Copacabana Palace.

GRAND CHAMPIONS RIO
De 17 a 20 de dezembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
Grupo A - Fabrice Santoro, Wayne Ferreira e Marcos Daniel
Grupo B - Henri Leconte, Thomas Enqvist e Mats Wilander

PROGRAMAÇÃO
17 de dezembro
Wayne Ferreira 0 x 2 Marcos Daniel (parciais de 3/6 1/6)
Thomas Enqvist 2 x 0 Henri Leconte (parciais de 7/6 6/3)

18 de dezembro
Fabrice Santoro 2 x 0 Wayne Ferreira (parciais de 6/2 7/5)
Mats Wilander 2 x 0 Henri Leconte (duplo 6/3)

19 de dezembro
Mats Wilander 0 x 2 Thomas Enqvist (duplo 6/4)
Fabrice Santoro 2 x 0 Marcos Daniel (parciais de 6/4 7/5)

20 de dezembro
Disputa de 3º lugar
Mats Wilander 0 x 2 Marcos Daniel (duplo 6/4)
Final
Thomas Enqvist 2 x 1 Fabrice Santoro (parciais de 6/3 4/6 10-7)

O Grand Champions Rio tem o patrocínio principal de Raízen e Secretaria de Estado de Esporte Lazer, através da Lei de Incentivo ao Esporte; patrocínio de Correios, Copacabana Palace, Deloitte, Estácio, BrasilBrokers, Trousseau e Ford; co-patrocínio de Cypress, La Fiorentina e Hugo Boss; e apoio do Clube dos Caiçaras, Artefacto Beach & Country e Noi. Parceiros de Mídia - SporTV, CBN, Contigo e Satélite. Realização - Confederação Brasileira de Tênis. Promoção - Premier Sports.
Para mais informações, acesse: www.grandchampionsrio.com.br. Siga-nos no Twitter (@gchampionsbr) e Facebook (Grand Champions Brasil).

Mais informações
DGW Comunicação - Daniela Giuntini / Flávia Tavares
imprensa@dgwcomunicacao.com.br
Tel. 11 98292-0826

MPC Rio Comunicação - Samy Vaisman
mpcrio@mpcriocomunicacao.com
Tel. 21 7865-5197/ 8672-6284
Leia também...
19.12.2012

Sueco venceu compatriota Mats Wilander e francês passou pelo gaúcho Marcos Daniel, nesta quarta, no Copacabana Palace. Final será na noite desta quinta-feira, dia 20, fechando a temporada 2012 do ATP Champions Tour

18.12.2012

Tenista sueco, ex-número 1 do mundo, derrotou o carismático francês por 2 a 0 pela segunda rodada do Grand Champions Rio, no Copacabana Palace. Na outra partida, o francês Fabrice Santoro estreou passando pelo sul-africano Wayne Ferreira, também por 2 a 0

17.12.2012

Tenista gaúcho, representante brasileiro no torneio, tem boa atuação e derrota sul-africano por 2 a 0 na quadra do Copacabana Palace. No segundo jogo da primeira rodada, francês Henri Leconte esbanja bom humor, mas é derrotado pelo sueco Thomas Enqvist por 2 a 0

17.12.2012

Na reformada quadra do lendário hotel carioca, Mats Wilander (SUE), Henri Leconte (FRA), Fabrice Santoro (FRA), Thomas Enqvist (SUE), Wayne Ferreira (AFS) e o brasileiro Marcos Daniel disputam o título da última etapa da temporada 2012 do circuito ATP Champions