Thomas Enqvist e Fabrice Santoro decidem o título do Grand Champions Rio
19.12.2012
| 45 visualizações
-
Marcos Daniel
Luiz Cândido/Alpha Imagem
-
Fabrice Santoro
Luiz Cândido/Alpha Imagem
-
Thomas Enqvist
Luiz Cândido/Alpha Imagem
-
Mats Wilander
Luiz Cândido/Alpha Imagem
Sueco venceu compatriota Mats Wilander e francês passou pelo gaúcho Marcos Daniel, nesta quarta, no Copacabana Palace. Final será na noite desta quinta-feira, dia 20, fechando a temporada 2012 do ATP Champions Tour
Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2012 - Thomas Enqvist e Fabrice Santoro são os finalistas do Grand Champions Rio. Depois da terceira rodada da fase classificatória, encerrada na noite desta quarta-feira, dia 19, o sueco Enqvist e o francês Santoro garantiram vagas na decisão do torneio, que será disputada às 21h desta quinta-feira, dia 20, na reformada quadra do Copacabana Palace. Antes, às 19h, o sueco Mats Wilander e o brasileiro Marcos Daniel se enfrentam valendo o terceiro lugar - o canal SporTV3 anuncia a transmissão dos dois jogos ao vivo para todo o país.
No confronto sueco, Enqvist passou por Wilander em 2 a 0 (duplo 6/4) abrindo a rodada, enquanto que Santoro derrotou Marcos por 2 a 0 (parciais de 6/4 7/5). A derrota para o francês, se não foi o resultado esperado pelo brasileiro, ao menos lhe dá a oportunidade de enfrentar uma lenda do tênis.
"Será um prazer enfrentar o Wilander e fico honrado de fazer parte de um grupo tão seleto como esse. Enfrentar ele, um ídolo, será especial. Hoje senti um pouco o início, mas consegui me soltar ao longo da partida", resumiu o gaúcho, de 34 anos, 14 anos mais novo que Wilander.
MATS WILANDER 0 x 2 THOMAS ENQVIST
O fã começou aprontando para cima do ídolo. Enqvist, que se declarou fã de Wilander, quebrou o saque logo no disputadíssimo primeiro game. Longas trocas de bolas, Wilander mostrava categoria, mas Enqvist seguiu com melhor aproveitamento, abrindo 3/1. Wilander, ex-capitão da Suécia na Copa Davis, se recuperou e encostou na parcial, diminuindo a vantagem para 4/3 diante do atual capitão sueco. O ex-número 1 do mundo lutou, buscava a igualdade, mas Enqvist, dez anos mais novo, resistiu à pressão e fechou o primeiro set em 6/4. O segundo set começou bem equilibrado e com Wilander mais agressivo, abrindo 2/1. Tudo muito igual, jogo parelho até que Enqvist quebrou o serviço de Wilander, passando à frente no placar e fazendo 4/3. Wilander teve cinco break-points para igualar o set, não aproveitou, ainda diminuiu para 5/4, mas viu o compatriota, ex-número 4 do mundo, vencer o set (6/4) a partida por 2 a 0.
"Foi uma honra enorme jogar contra o meu ídolo de infância, sempre me espelhei nele e tenho orgulho de tê-lo enfrentado aqui. Mats é um dos mais talentosos que já jogaram esse jogo e é sempre difícil achar um jeito de jogar contra ele. Felizmente saí com a vitória, foi muito divertido", comentou Enqvist.
FABRICE SANTORO 2 x 0 MARCOS DANIEL
Dono de dois títulos na temporada (São Paulo e Londres), Fabrice Santoro enfrentava Marcos Daniel e a torcida, que apoiava o brasileiro. E o francês logo abriu 2/0, com um jogo mais consistente, mais regular nas trocas de bola e errando pouco. O gaúcho se recuperou, confirmou seu saque e venceu o terceiro game. Em seguida, a chuva, que ameaçou atrapalhar o torneio, deu as caras e interrompeu a partida por cerca de 20 minutos. Com a partida reiniciada, Santoro voltou melhor, abrindo 5 a 1. O brasileiro se recuperou, confirmou seu saque, quebrou o saque do Mago e encostou no placar em 5/4. Santoro confirmou seu saque e fechou o primeiro set. Marcos Daniel voltou melhor para o segundo set, com bons golpes e mais concentrado, vencendo pontos importantes, até que Santoro quebrou seu serviço no quinto game. O gaúcho venceu os dois games seguintes e esteve perto de fechar o jogo, desperdiçando diversos set points. O último game foi marcado pelas brincadeiras e pelo alto astral do francês, que fechou o segundo set com ace em 7/5 e o confronto em 2 a 0.
"Foi um jogo muito bom contra o Marcos. Estava muito calor, estou vindo da Europa, lá está nevando e o que decidiu o jogo foi um ponto ou outro. Dei sorte, joguei bem nos pontos decisivos, e estou feliz por chegar à mais uma final. Thomas é um grande amigo, não jogo contra ele há muitos anos, é um cara que joga bem dos dois lados e lembro de ter perdido bem mais do que ganhei. Espero que amanhã seja diferente. Vai ser uma grande final", afirmou o francês.
A inclusão do Grand Champions Rio no calendário do ATP Champions Tour fez o Brasil ser o único país a sediar duas etapas do evento. Este ano já foram realizadas etapas em Delray Beach (EUA), Estocolmo (Suécia), Zurique (Suíça), São Paulo, Medellín (Colômbia), Knokke-Heist (Bélgica) e Londres (Inglaterra). O ATP Champions Tour reúne os grandes nomes da história do tênis mundial, que revivem no circuito alguns clássicos mais emocionantes do esporte. O torneio é restrito a finalistas de Grand Slams, campeões da Copa Davis ou tenistas que atingiram o posto de número 1 do mundo (além de dois convidados em cada torneio), garantindo assim o alto nível de cada etapa.
GRAND CHAMPIONS JUNIOR
Dois jogos definiram as finalistas do Grand Champion Junior, nesta quarta-feira, dia 19, competição paralela que reúne oito tenistas das categorias 14 e 16 anos. Na primeira semifinal, Maria Clara (3ª colocada do ranking 16 anos) vencia Eduarda Montenegro por 4/0 no segundo set (venceu o primeiro por 6/1), quando a rival abandonou. Maria Clara vai enfrentar Tayna Mendes na decisão. Tayna também teve sua vida facilitada com a desistência de Brenda Guedes quando o segundo set marcava 3/0 (o primeiro set foi vencido por Tayna por 6/0). A final está confirmada para esta quinta-feira, às 9h, na quadra do Copacabana Palace.
GRAND CHAMPIONS RIO
De 17 a 20 de dezembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
Grupo A - Fabrice Santoro, Wayne Ferreira e Marcos Daniel
Grupo B - Henri Leconte, Thomas Enqvist e Mats Wilander
PROGRAMAÇÃO
17 de dezembro
Wayne Ferreira 0 x 2 Marcos Daniel (parciais de 3/6 1/6)
Thomas Enqvist 2 x 0 Henri Leconte (parciais de 7/6 6/3)
18 de dezembro
Fabrice Santoro 2 x 0 Wayne Ferreira (parciais de 6/2 7/5)
Mats Wilander 2 x 0 Henri Leconte (duplo 6/3)
19 de dezembro
Mats Wilander 0 x 2 Thomas Enqvist (duplo 6/4)
Fabrice Santoro 2 x 0 Marcos Daniel (parciais de 6/4 7/5)
20 de dezembro
19h - Mats Wilander x Marcos Daniel (Disputa de 3º lugar)
21h - Thomas Enqvist x Fabrice Santoro (Final)
O Grand Champions Rio tem o patrocínio principal de Raízen e Secretaria de Estado de Esporte Lazer, através da Lei de Incentivo ao Esporte; patrocínio de Correios, Copacabana Palace, Deloitte, Estácio, BrasilBrokers, Trousseau e Ford; co-patrocínio de Cypress, La Fiorentina e Hugo Boss; e apoio do Clube dos Caiçaras, Artefacto Beach & Country e Noi. Parceiros de Mídia - Sportv, CBN, Contigo e Satélite. Realização - Confederação Brasileira de Tênis. Promoção - Premier Sports.
Para mais informações, acesse: www.grandchampionsrio.com.br. Siga-nos no Twitter (@gchampionsbr) e Facebook (Grand Champions Brasil).
Mais informações
DGW Comunicação - Daniela Giuntini / Flávia Tavares
imprensa@dgwcomunicacao.com.br
Tel. 11 98292-0826
MPC Rio Comunicação - Samy Vaisman
mpcrio@mpcriocomunicacao.com
Tel. 21 7865-5197/ 8672-6284