Capa

Em clima de nostalgia, Mats Wilander vence Henri Leconte

18.12.2012  |    46 visualizações

Tenista sueco, ex-número 1 do mundo, derrotou o carismático francês por 2 a 0 pela segunda rodada do Grand Champions Rio, no Copacabana Palace. Na outra partida, o francês Fabrice Santoro estreou passando pelo sul-africano Wayne Ferreira, também por 2 a 0

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2012 - Há 24 anos, Mats Wilander e Henri Leconte se enfrentavam no saibro de Roland Garros. Na ocasião, o sueco levou a melhor e venceu o dono da casa na decisão do Grand Slam europeu. Há pouco, na noite desta terça-feira, dia 18, a quadra do Copacabana Palace se encheu de nostalgia. Wilander e Leconte se reencontraram e fizeram o bom público presente voltar no tempo, num duelo de belas jogadas e que teve de tudo, até mesmo um ‘ponto invisível’. Wilander estreou no Grand Champions Rio com vitória sobre Leconte por 2 sets a 0, duplo 6/3, e volta à quadra na noite desta quarta-feira, dia 19, para a terceira e última rodada da primeira fase, enfrentando o compatriota Thomas Enqvist às 19h, valendo o primeiro lugar do Grupo B. Na sequência, Fabrice Santoro encara o brasileiro Marcos Daniel, às 21h, decidindo a primeira posição da chave A. Os confrontos, que serão transmitidos ao vivo pelo canal SporTV3, vão definir os cruzamentos de semifinais. Henri Leconte e Wayne Ferreira já estão eliminados do torneio.

"Foi um bom jogo, é sempre mais ou menos a mesma tática, mas o Henri sentiu um pouco mais a umidade. É meio surreal lembrar que, um dia, estávamos na final de Roland Garros e, hoje, estamos aqui, no Copacabana Palace", afirmou Wilander, que disse ter se divertido bastante. "É bom quando isso funciona, quando conseguimos jogar bem e o público se diverte. Às vezes é difícil encontrar esse equilibrio, mas o Henri é um showman", completou.

FABRICE SANTORO 2 x 0 WAYNE FERREIRA
Fabrice Santoro estreou com vitória no Grand Champions Rio. O ‘Mago’, como era conhecido no circuito, derrotou o sul-africano Wayne Ferreira por 6/2 7/5. Santoro teve um início arrasador, quebrando o saque de Ferreira logo no segundo game, chegando a abrir 4 a 1 na sequência, ajudado pelos erros do rival. Com dificuldades no saque, o sul-africano cometeu uma dupla falta no oitavo game, facilitando a vida de Santoro, que conseguiu mais uma quebra e fechou em 6/2.

A sorte parecia virar para o lado de Ferreira no segundo set. O sul-africano chegou à primeira quebra no terceiro game, e graças a uma marcação do próprio Santoro: com um break point contra, o francês contrariou o árbitro e se recusou a sacar, marcando bola dentro do sul-africano após uma bela paralela que triscou a linha. No décimo game, Santoro voltou a brilhar depois de defender uma sequência de lobbys de Ferreira e devolveu a quebra. O francês repetiu a dose no 12º e garantiu a vitória fechando em 7/5.

"Ganhei o primeiro set com certa facilidade mas, no segundo, Wayne começou a jogar cada vez melhor e teve uma chance real de vencer. Mas no tênis é sempre um ponto lá e outro aqui, então qualquer erro faz a diferença. Tive sorte de vencer", disse Santoro, que espera mais dificuldades no confronto diante do anfitrião Marcos Daniel. "Vai ser difícil enfrentar toda a torcida contra, mas espero que seja um bom jogo."

MATS WILANDER 2 x 0 HENRI LECONTE
Mats Wilander tinha pela frente um velho conhecido em sua estreia. Henri Leconte, que conquistou a torcida com seu carisma e o jeito extrovertido de jogar, precisava vencer o sueco para manter suas chances de passar à semifinal do campeonato. Encaixando melhores golpes, Wilander abriu 3/1 e deu risadas quando o rival apareceu em quadra com um guarda-chuva. A bela troca de pontos na rede no final do quinto game arrancou aplausos. Mas o melhor ainda estava por vir: em desvantagem por 5/2, o francês simulou um saque em câmera lenta e sem bola. Wilander entrou na brincadeira e o ‘ponto invísivel’ levantou as arquibancadas. Wilander levou a melhor, fechou por 6/3. Veio o segundo set e o sueco manteve o ritmo. Novamente abriu 3/1 e viu Leconte se desdobrar para buscar o placar. Wilander fechou por 6/3 e a partida em 2 sets a 0.

A inclusão do Grand Champions Rio no calendário do ATP Champions Tour fez o Brasil ser o único país a sediar duas etapas do evento. Este ano já foram realizadas etapas em Delray Beach (EUA), Estocolmo (Suécia), Zurique (Suíça), São Paulo, Medellín (Colômbia), Knokke-Heist (Bélgica) e Londres (Inglaterra). O ATP Champions Tour reúne os grandes nomes da história do tênis mundial, que revivem no circuito alguns clássicos mais emocionantes do esporte. O torneio é restrito a finalistas de Grand Slams, campeões da Copa Davis ou tenistas que atingiram o posto de número 1 do mundo (além de dois convidados em cada torneio), garantindo assim o alto nível de cada etapa.

GRAND CHAMPIONS JUNIOR
Quatro partidas abriram o Grand Champion Junior, nesta terça-feira, dia 18, competição paralela que reúne oito tenistas das categorias 14 e 16 anos. Eis os resultados da primeira rodada:

Maria Clara (3ª colocada do ranking 16 anos) d. Vivian Amaro - 8/1
Eduarda Montenegro d. Gabriela Gomes - 8/2
Brenda Guedes d. Biatriz Leal (Biatriz abandonou a partida) - 5/3
Tayna Mendes d. Giovanna Caputo (9ª colocada do ranking 14 anos) - 8/6

Estão definidos os confrontos das semifinais, que serão disputada nesta quarta-feira, dia 19: Maria Clara x Eduarda Montenegro (10h) e Brenda Guedes x Tayna Mendes (11h30min). As vencedoras seguem para a decisão do torneio.

GRAND CHAMPIONS RIO
De 17 a 20 de dezembro, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro

Grupo A - Fabrice Santoro, Wayne Ferreira e Marcos Daniel
Grupo B - Henri Leconte, Thomas Enqvist e Mats Wilander

PROGRAMAÇÃO

17 de dezembro
Wayne Ferreira 0 x 2 Marcos Daniel (parciais de 3/6 1/6)
Thomas Enqvist 2 x 0 Henri Leconte (parciais de 7/6 6/3)

18 de dezembro
19h - Fabrice Santoro 2 x 0 Wayne Ferreira (parciais de 6/2 7/5)
21h - Mats Wilander 2 x 0 Henri Leconte (duplo 6/3)

19 de dezembro
19h - Mats Wilander x Thomas Enqvist
21h - Fabrice Santoro x Marcos Daniel

20 de dezembro
19h - Disputa do 3º lugar
21h - Final

O Grand Champions Rio tem o patrocínio principal de Raízen e Secretaria de Estado de Esporte Lazer, através da Lei de Incentivo ao Esporte; patrocínio de Correios, Copacabana Palace, Deloitte, Estácio, BrasilBrokers, Trousseau e Ford; co-patrocínio de Cypress, La Fiorentina e Hugo Boss; e apoio do Clube dos Caiçaras, Artefacto Beach & Country e Noi. Parceiros de Mídia - Sportv, CBN, Contigo e Satélite. Realização - Confederação Brasileira de Tênis. Promoção - Premier Sports.

Para mais informações, acesse: www.grandchampionsrio.com.br. Siga-nos no Twitter (@gchampionsbr) e Facebook (Grand Champions Brasil).

Mais informações
DGW Comunicação - Daniela Giuntini / Flávia Tavares
imprensa@dgwcomunicacao.com.br
Tel. 11 98292-0826

MPC Rio Comunicação - Samy Vaisman
mpcrio@mpcriocomunicacao.com
Tel. 21 7865-5197/ 8672-6284

Leia também...
20.12.2012

Sueco derrotou francês por 2 a 1 na reformada quadra do Copacabana Palace, no encerramento da temporada 2012 do ATP Champions Tour. Na disputa pelo terceiro lugar, Marcos Daniel passou por Mats Wilander por 2 a 0. Torneio está garantido no hotel pelos próximos dois anos

19.12.2012

Sueco venceu compatriota Mats Wilander e francês passou pelo gaúcho Marcos Daniel, nesta quarta, no Copacabana Palace. Final será na noite desta quinta-feira, dia 20, fechando a temporada 2012 do ATP Champions Tour

17.12.2012

Tenista gaúcho, representante brasileiro no torneio, tem boa atuação e derrota sul-africano por 2 a 0 na quadra do Copacabana Palace. No segundo jogo da primeira rodada, francês Henri Leconte esbanja bom humor, mas é derrotado pelo sueco Thomas Enqvist por 2 a 0

17.12.2012

Na reformada quadra do lendário hotel carioca, Mats Wilander (SUE), Henri Leconte (FRA), Fabrice Santoro (FRA), Thomas Enqvist (SUE), Wayne Ferreira (AFS) e o brasileiro Marcos Daniel disputam o título da última etapa da temporada 2012 do circuito ATP Champions