Capa

Santoro é campeão do Grand Champions Brasil 2012

13.05.2012  |    36 visualizações

Com o 1º título do Champions Tour, "O Mago" ganhou 400 pontos no ranking da competição, e ocupa agora o terceiro lugar.

São Paulo (SP) - No duelo entre a força do saque e a magia das jogadas, a mágica de Fabrice Santoro prevaleceu na decisão do Grand Champions Brasil 2012, ao derrotar o australiano Mark Philippoussis, por 2 sets a 0, parciais 6/3 6/4, na Sociedade Harmonia de Tênis. Na decisão do terceiro lugar, Thomas Enqvist levou a melhor sobre Flávio Saretta, por 2 sets a 0, parciais 6/3 7/6³.

Com a conquista do primeiro título do Champions Tour, Santoro ganha 400 pontos no ranking, e agora ocupa a terceira colocação, atrás de Philippoussis, que com o vice-campeonato, ganha 300 pontos e o segundo lugar no ranking, liderado por Carlos Moyá. Neste ano, o espanhol ganhou as etapas de Delray Beach, Zurique e Medellín .
Para Santoro, o troféu de campeão do Champions Tour ficou ainda mais valorizado pelos jogos de alto nível do torneio. "O Mark e eu fizemos uma grande final, com um tênis de excelente qualidade. Ele é um jogador muito perigoso, perdi mais do que ganhei dele na minha carreira, mas poder vencer hoje valoriza ainda mais essa minha primeira conquista no circuito Champions Tour", comentou o francês de 40 anos, campeão da Copa Davis em 1991 e 2001.

Apesar da boa semana em São Paulo, Philippoussis, vice-campeão no US Open (1998) e em Wimbledon (2003), lamentou seus erros de serviço na decisão. "Fiquei muito decepcionado com o meu saque hoje, que foi abaixo do que eu esperava, e, se tratando de um adversário como o Santoro, que devolve a bola com muita qualidade, não se pode errar tanto".

O ATP Champions Tour reúne os grandes nomes da história do tênis mundial, que revivem no circuito alguns clássicos mais emocionantes do esporte. O torneio é restrito a finalistas de Grand Slams, campeões da Copa Davis ou tenistas que atingiram o posto de número 1 do mundo (além de dois convidados em cada torneio), garantindo assim o alto nível de cada etapa.

Este ano já foram realizadas quatro etapas: Delray Beach (EUA), vencida por Moyá; Estocolmo (Suécia), onde John McEnroe ficou com o título; Zurique (Suíça) e Medellin (Colômbia), que tiveram Moyá como campeão. Além da etapa brasileira, o calendário 2012 ainda contará com torneios em Knokke-Heist (Bélgica), Chengdu (China), Santaigo (Chile) e Londres (Inglaterra).

Grand Champions Brasil

De 10 a 13 de maio
Onde: Sociedade Harmonia de Tênis (Rua Canadá, 658, Jardim Paulista)

Programação / Resultados:

Grupo A

Fabrice Santoro (FRA)

Sergi Bruguera (ESP)

Flávio Saretta (BRA)

Grupo B

Thomas Enqvist (SUE)

Mark Philippoussis (AUS)

Mariano Puerta (ARG)


10 de maio

Mark Philippoussis x Mariano Puerta - 6/2 7/5
Fabrice Santoro v. Flávio Saretta - 6/2 6/2

11 de maio

Fabrice Santoro x Sergi Brugera - 6/3 6/3
Thomas Enqvist x Mariano Puerta - 6/4 6/2

12 de maio

Flávio Saretta x Sergi Bruguera - 6/4 6/3
Mark Philippoussis x Thomas Enqvist - 6/4 6/1

13 de maio

Thomas Enqvist x Flávio Saretta - 6/3 7/6³
Fabrice Santoro x Mark Philippoussis - 6/3 6/4

Grand Champions Juniors - A Sociedade Harmonia de Tênis recebeu também o Grand Champions Juniors, torneio que reúne seis jogadores destaques do ranking nacional da categoria 16 anos. Neste domingo, Marcelo Zormann e Rafael Matos decidiram o título, com vitória de Zorman, de virada, por 2 sets a 1, parciais 3/6 6/3 6/4. "Tive uma semana muito boa aqui, e estou muito feliz pelo ótimo resultado, além da oportunidade de poder conviver com caras que eu só vi jogar quando era criança, pela televisão".

Programação / resultados

10 de maio

Rafael Matos (RS) v. Osny Santos Junior (SP) - 6/4 1/6 7/5

Marcelo Zormann (SP) v. Silas Cerqueira (BA) - 6/1 6/4

11 de maio

Silas Cerqueira (BA) vs. Patrick Oliveira (RJ) - 6/2 6/4

Osny Santos Junior (SP) vs. Gabriel Hocevar (RS) - 6/4 6/2

12 de maio

Marcelo Zormann (SP) vs. Patrick Oliveira (RJ) - 2/6 6/1 6/0

Rafael Matos (RS) vs. Gabriel Hocevar (RS) - 6/2 6/2

13 de maio

Rafael Matos (RS) vs. Marcelo Zormann (SP) - 3/6 6/3 6/4

Classificação:

1º - Marcelo Zormann
2º - Rafael Matos
3º Silas Cerqueira
4º Osny Santos

O Grand Champions Brasil tem o patrocínio de Deloitte, Correios, BNP Paribas e Raízen; com co-patrocínio de Cervejaria Colorado, Hugo Boss, Estácio, Atlas Brasil, Cypress, Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Brasil; e apoio de Anna Haven, Tânia Bulhões, Casillero Del Diablo, Trousseau, by Kamy, Robert Wong, Bom Tempo Resort, Praça São Lourenço, Artefacto e Neviani Sports. Cidade-sede - Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Hotel Oficial - Tivoli Hotels. Parceiros Mídia - Jovem Pan, Caras, Tenisbrasil, O Estado de S.Paulo, Meta 29, Revista Tênis, Elemídia e Sportv. Patrocinador Tour - South African Airways. Realização - Confederação Brasileira de Tênis. Promoção - Premier Sports.

Para mais informações, acesse: www.grandchampionsbrasil.com.br. Siga-nos no Facebook (Grand Champions Brasil).
Leia também...
20.12.2012

Sueco derrotou francês por 2 a 1 na reformada quadra do Copacabana Palace, no encerramento da temporada 2012 do ATP Champions Tour. Na disputa pelo terceiro lugar, Marcos Daniel passou por Mats Wilander por 2 a 0. Torneio está garantido no hotel pelos próximos dois anos

19.12.2012

Sueco venceu compatriota Mats Wilander e francês passou pelo gaúcho Marcos Daniel, nesta quarta, no Copacabana Palace. Final será na noite desta quinta-feira, dia 20, fechando a temporada 2012 do ATP Champions Tour

18.12.2012

Tenista sueco, ex-número 1 do mundo, derrotou o carismático francês por 2 a 0 pela segunda rodada do Grand Champions Rio, no Copacabana Palace. Na outra partida, o francês Fabrice Santoro estreou passando pelo sul-africano Wayne Ferreira, também por 2 a 0

17.12.2012

Tenista gaúcho, representante brasileiro no torneio, tem boa atuação e derrota sul-africano por 2 a 0 na quadra do Copacabana Palace. No segundo jogo da primeira rodada, francês Henri Leconte esbanja bom humor, mas é derrotado pelo sueco Thomas Enqvist por 2 a 0