Capa

Brasil vence EUA na estreia da Copa América e enfrenta Argentina neste sábado

16.03.2012  |    29 visualizações

Seleção derrota norte-americanos por 12 a 4; Mexicanos derrotam argentinos por 6 a 2

Rio Quente(GO) - O Brasil começou bem sua caminhada rumo ao octocampeonato da Copa América. Heptacampeã invicta da competição (03/99/98/97/96/95/94), a Seleção Brasileira venceu os Estados Unidos por 12 a 4 (gols de Bruno Malias (3), André (3), Datinha (2), Bruno Xavier, Buru, Souza e Sidney, para os brasileiros, Astorga, Gil, Leopoldo e Reyes, para os norte-americanos), nesta sexta-feira, dia 16, na arena do ‘Hot Park’, no Rio Quente Resorts (GO), em jogo válido pela primeira rodada do quadrangular.

Antes, na abertura do torneio, o México derrotou a Argentina por 6 a 2 (gols de Lopez (2), Mosco (2), Rodriguez e Plata, para os mexicanos, Hilaire e Vivas, para os argentinos). Esta foi a 31ª vitória dos brasileiros em 33 confrontos diante dos americanos, a quinta só em Copa América (as outras foram em 2003, 1999, 1998 e 1996), triunfo de número 17 na história da competição.

O Brasil volta à quadra na manhã deste sábado, dia 17, a partir das 10h (horário de Brasília), para encarar a arquirrival Argentina. Antes, às 9h, se enfrentam Estados Unidos e México, com transmissão dos canais SporTV.

Com os resultados da primeira rodada, Brasil e México estão na liderança, ambos com três pontos, sendo que os brasileiro levam vantagem no saldo de gols (oito contra quatro). Estados Unidos e Argentina não somaram pontos. A vitória foi ainda mais especial para Bruno Malias, que marcou três vezes e ultrapassou a marca dos 200 gols (202) com a camisa amarelinha.

" É muito bom comemorar esses 200 gols e ver a força de nosso grupo, saber que conseguimos dividir bem os gols. Hoje, o André e eu tivemos a sorte de fazer três cada um. Mas tudo isso é fruto de um trabalho feito com vontade e determinação. A gente ainda não perdeu esse ano, e com esse foco, vamos pensar na partida contra a Argentina, depois pensamos no jogo contra o México".

"Saímos para vencer e abrimos o placar. Só que é difícil parar o controle de bola e as tabelas que a Seleção Brasileira faz tão bem. É muito bom jogar contra eles e aprender, mesmo perdendo por tantos gols", comentou o camisa 10 o brasileiro Leopoldo, que fez seu primeiro jogo oficial contra o Brasil, e marcou um dos gols dos EUA.

Brasil e Argentina vão se enfrentar pela 54ª vez na história. Até hoje, 53 vitórias brasileiras e apenas um triunfo dos hermanos (4 a 2, no VII Campeonato Mundial 2001). A maior goleada do confronto foi de 15 a 3, na vitória verde-amarela na Copa Mercosul 1999. Nessas 53 partidas, a Seleção Brasileira marcou 332 gols e sofreu 107.

BRASIL 12 x 4 ESTADOS UNIDOS

O Brasil entrou em quadra colocando à prova sua invencibilidade de nove partidas em 2012. Os americanos queriam fazer a ‘zebra enorme’, como disse o capitão Faberhoff na véspera, passear no interior goiano. Mas André tratou de dar logo o primeiro susto em McAndrews, acertando uma bela bicicleta que passou rente ao travessão.

Liderado por Faberhoff, brasileiro naturalizado norte-americano (ao lado dele, Xexéo e Leopoldo formam o trio de ‘brasileiros norte-americanos’), os Estados Unidos faziam uma marcação forte, irritando os brasileiros, que não conseguiam chegar ao ataque. A primeira apareceu pelos pés de Bruno Malias, que perseguia seu gol de número 200 pela Seleção Brasileira.

Aos 5’15", o atacante arriscou de longe e obrigou o goleiro Mc Andrews a fazer bela defesa. Os yankees não haviam ameaçado ainda o gol de Mão, até que Astorga, em chute forte na cobrança de falta, estufou as redes: 1 a 0, aos 6’. Guga mexeu, usou as opções do banco e mandou à quadra os baianos Anderson e Souza. Com a vantagem no placar, os americanos tentavam diminuir a velocidade do jogo e os brasileiros tinham dificuldades para chegar à frente.

Até que Mão, ao rebater um lançamento, foi derrubado por Gil. O chute do camisa 1 saiu forte, à meia altura, e parou no braço de Spitz. Pênalti que Malias bateu com categoria para fazer o 200º dele com a camisa amarelinha: 1 a 1, aos 8’05". A virada veio logo depois.

McAndrews saiu jogando com Faberhoff que bobeou e viu André se antecipar para estufar as redes: 2 a 1, aos 10’38". Bruno Xavier teve a oportunidade de aumentar em cobrança de pênalti, McAndrews espalmou e a bola ainda raspou na trave antes de sair. Mas o camisa 10 se redimiu, arrancou pela direita e encheu o pé: 3 a 1, a 20 segundos do fim.

No início do segundo tempo, Gil acertou o travessão, assustando Mão. Os Estados Unidos mudaram o goleiro - entrou Toth no lugar de McAndrews - e se lançaram ao ataque. Só que o Brasil deu um banho de água fria nos americanos. Jorginho fez lindo lançamento e o maranhense Datinha pegou de primeira, sem chances para Toth: 4 a 1, aos 2’47".

A Seleção Brasileira tinha o domínio completo do jogo e trabalhava o ataque, tocando de primeira, com Bruno Malias fazendo a função do pivô. Sidney, aproveitando o rebote, tocou para o fundo do gol: 5 a 1, aos 5’18". Os Estados Unidos diminuíram em seguida com Reyes, que pegou de primeira, num chute forte, a bola ainda bateu no travessão antes de entrar: 5 a 2, aos 5’25". O Brasil estava perto do sexto gol, mas esbarrava em Toth e nas traves.

Mão obrigou o camisa 24 a fazer um milagre após cobrança de falta e Bruno Xavier viu a bola carimbar o travessão. Até que Bruno Malias aproveitou o rebote da defesa para aumentar a vantagem: 6 a 2, aos 8’50". O sol forte e o calor castigavam os americanos, que já demonstravam cansaço e se limitavam a defender. André ainda mexeu no placar. Artilheiro da Copa do Mundo FIFA 2011, o camisa 9 bateu rasteiro e venceu Toth: 7 a 2, restando 51 segundos do fim da segunda etapa.

Nem bem começou o último tempo e André arrancou pela direita, passou por McAndrews, e tocou para o gol vazio: 8 a 2, aos 1’36". Estava fácil. Fernando DDI viu seu chute explodir no travessão. Na sequência, André e Bruno Malias esbanjaram categoria e tabelaram à frente da defesa americana até que o camisa 9 cruzou para Malias, com a coxa direita, apenas conferir, chegando aos 202 gols em jogos oficiais pela Seleção Brasileira: 9 a 2, aos 2’15". Usando a maior experiência, o Brasil chegava com frequência ao ataque e não encontrava resistência. Até que Buru aumentou. O camisa 11, eleito pela FIFA como ‘Melhor do Mundo’ em 2007, precisou chutar duas vezes para vencer o goleiro americano: 10 a 2, aos 5’.

Datinha fez mais um: 11 a 2, aos 5’43". Numa bobeada dos brasileiros, Leopoldo chutou na saída de Leandro Fanta para diminuir: 11 a 3, aos 6’20". O gol não inibiu o Brasil, que chegou ao 12º gol com Souza, completando tabelinha com Jorginho: 12 a 3, aos 7’17". Os Estados Unidos marcaram mais um com Gil: 12 a 4, aos 8’43". Em ritmo lento, os brasileiros esperavam o tempo passar, tocavam a bola sob os gritos de ‘olé’ vindos das arquibancadas.

MÉXICO 6 x 2 ARGENTINA

No jogo de abertura da Copa América, o México derrotou a Argentina por 6 a 2. Lopez, autor de dois gols, aprovou o resultado mais elástico e a atuação do time mexicano.
"Jogamos bem, tivemos o controle e as principais ações do jogo. Foi um ótimo resultado, é muito difícil vencer por uma diferença grande uma potência da areia como a Argentina".
Salgueiro, que entrou no gol da Argentina no decorrer da partida, lamentou o resultado e as chances desperdiçadas". "Eles tem um toque de bola muito bom e atacam o tempo inteiro. Quando tivemos chances de fazer os gols, falhamos, e o resultado não era o que a gente não esperava".


Copa América de Beach Soccer

De 16 a 18 de março, no Rio Quente Resorts

BRASIL

GOLEIROS: Mão (Corinthians-SP) e Leandro Fanta (Botafogo-RJ)
DEFENSORES: Buru (Santos-SP), Souza (Corinthians-SP) e Fernando DDI (Corinthians-SP)
ALAS: Anderson (Corinthians-SP), Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Sidney (Botafogo-RJ) e Datinha (Sampaio Correa-MA)
ATACANTES: André (Corinthians-SP), Bruno Malias (Santos-SP) e Jorginho (Vasco da Gama-RJ)
TÉCNICO: Guga Zloccowick

ARGENTINA

GOLEIROS: Mendoza e Salgueiro
DEFENSORES: Franceschini, Galván e Medero
ATACANTES: Rodríguez, De Ezeyza, Vivas, Federico Hilaire e Levi
TÉCNICO: Francisco Petrasso

ESTADOS UNIDOS

GOLEIROS: McAndrews e Toth
DEFENSORES: Astorga, Farberoff, Spitz e Rodriguez
ATACANTES: Gil, Lawler, Leopoldo, Nunez, Reyes e Xexeo
TÉCNICO: Eddie Soto

MÉXICO

GOLEIROS: Robles e Muñoz
DEFENSORES: Rodriguez, Pichardo, Cati e Mosco
ATACANTES: Fierros, Flores, G.Lopez, H.Lopez, Plata e Villalobos
TÉCNICO: Ramón Raya


Tabela de Jogos

Dia 16 (sexta)
1º jogo: México 6 x 2 Argentina
2º jogo: Brasil 12 x 4 EUA


Dia 17 (sábado)
México x EUA - 9h (horário de Brasília) - SporTV ao vivo
Brasil x Argentina - 10h15min (horário de Brasília) - SporTV ao vivo

Dia 18 (domingo)
perdedor jogo 1 x perdedor jogo 2 - 8h (horário de Brasília)
vencedor jogo 1 x vencedor jogo 2 - 10h (horário de Brasília) - TV Globo

A Copa América de Beach Soccer tem o patrocínio de Mach3, Chevrolet, Dolly, Duracell, Nike, Caixa Econômica Federal, Sedex, Rexona, Fisk e Rio Quente Resorts. A Seleção Brasileira de Beach Soccer é patrocinada por Gillette, Itaú, Chevrolet e Duracell. A realização é da Koch Tavares e Beach Soccer Worldwide, com apoio da Confederação Brasileira de Beach Soccer.

Mais informações disponíveis no site www.copaamerica.com.br e acesse nossas mídias sociais @kochtavares (Twitter) e Koch Tavares (Facebook).
Leia também...
20.01.2013

Mostrando bom futebol, Seleção Brasileira derrota mexicanos por 4 a 2 sob os gritos de ‘olé’ na Praia do Gonzaga. Defensor Bueno é eleito ‘Melhor Jogador’. Próximo compromisso ;e Copa das Nações.

19.01.2013

Reeditando a decisão de 2012, brasileiros e mexicanos fazem a ‘final’do torneio, às 10h deste domingo, dia 20, na arena da Praia do Gonzaga, com transmissão ao vivo pela TV Globo e entrada gratuita para o público.

18.01.2013

Com Júnior Negão no comando, Seleção Brasileira derrota norte-americanos por 7 a 4 e enfrenta Argentina neste sábado, dia 19, na Praia do Gonzaga, com entrada gratuita. México pega os EUA no outro jogo. Sportv transmite as duas partidas.

17.01.2013

Seleção Brasileira inicia luta pelo eneacampeonato às 16h30, com transmissão ao vivo do Sportv, na Praia do Gonzaga, em Santos. México e Argentina abrem a programação às 15h.