Capa

Começa nesta sexta a 8º Copa América de Beach Soccer; Brasil estreia contra os EUA

15.03.2012  |    44 visualizações

No jogo de abertura, argentinos e mexicanos se enfrentam na Arena do "Hot Park"

Rio Quente (GO) - O Brasil está pronto para a oitava Copa América de Beach Soccer. Invicta em sete edições do campeonato (2003/Campos-RJ, 1999/1998/1997/1996/Salvador-BA e 1995/1994/Santos-SP), a Seleção Brasileira tem 16 vitórias em 16 jogos e vai em busca do octocampeonato, enfrentando Estados Unidos, México e Argentina, no quadrangular, que será disputado neste final de semana, nas areias do ‘Hot Park’, no Rio Quente Resorts, em Goiás.

A estreia brasileita será na tarde desta sexta-feira, dia 16, a partir das 16h45min (horário de Brasília), na arena do ‘Parque do Cerrado’ e, antes, às 15h30min, Argentina e México abrem a rodada de abertura da competição - o canal SporTV transmite ao vivo as duas partidas. No interior de Goiás, o Brasil quer voltar ao lugar mais alto do pódio, depois de duas derrotas consecutivas na Copa Latina (em 2010 para o Chile e em 2011 para o Uruguai), e traz para o centro-oeste brasileiro um retrospecto com nove vitórias, quatro títulos conquistados e a invencibilidade em 2012: Desafio Internacional (São Paulo), Torneio Internacional Copa Partido de La Costa (Argentina), a Copa Mercosul Passos de La Pátria (Argentina) e Copa Ciudad de Encarnación (Paraguai).

E a Copa América pode ser ainda mais especial para Bruno Malias. O atacante, que está a um gol dos 200 com a camisa amarelinha, valorizou a união do grupo e destacou a importância da conquista do título. "É importante para o atleta ter essas marcas pessoais, mas não faço gols sozinho. O mais importante é o grupo, a força do conjunto e a união da Seleção Brasileira. Todos são fundamentais e só estou perto dos 200 gols hoje devo muito aos meus companheiros".

Para Malias, seus gols inesquecíveis foram contra o Japão, na Copa do Mundo de 2006, quando marcou três vezes. "Eu tinha saído vaiado na partida anterior, contra a Polônia, e marquei três gols em três minutos contra os japoneses", recordou o carioca, que aproveitou para falar sobre a estreia. "Conversamos muito entre a gente. Os dois últimos anos não foram bons aqui no Rio Quente. Os Estados Unidos têm um time jovem, não conhecemos muito deles, mas vamos à quadra respeitando o nosso adversário e buscando uma vitória para começar bem o torneio. Conquistar o título vai trazer credibilidade e confiança para a Seleção Brasileira", completou Bruno, o oitavo maior artilheiro do Brasil.

Brasil e Estados Unidos já se enfrentaram 32 vezes na areia e o time americano foi responsável por duas das 19 derrotas da Seleção Brasileira até hoje (5 a 3, no Circuito Mundial, em Kuala Lumpur, e 3 a 2, no III Mundialito de Figueira da Foz, ambos em 1998). Foi também o primeiro adversário do Brasil no esporte, derrotado por 4 a 2, em abril de 1994, no I Mundialito, disputado em Copacabana. No histórico dos confrontos, os brasileiros marcaram 231 gols, contra 87 anotados pelos americanos. A maior goleada foi por 13 a 1, no IX Campeonato Mundial 2003, no Rio de Janeiro. A última vez que Brasil e Estados Unidos mediram forças foi no ano passado, quando os brasileiros venceram por 7 a 2, pela IV Miami Cup, na Flórida.

Faberhoff, brasileiro naturalizado americano, define os Estados Unidos como ‘zebra imensa’ no caminho do Brasil, seleção que conta ainda com outros dois brasileiros naturalizados: Leopoldo e Xexéo. "Estamos encarando essa Copa América como um grande teste para a nossa seleção. Trouxemos dez jogadores diferentes em relação à Copa Cancun, que disputamos no mês passado. É um momento de mudança na equipe, e nosso objetivo é conseguir ter um bom grupo para trabalhar, ter peças de reposição, pensando na evolução do time. Se conseguirmos vencer o Brasil, será uma zebra imensa. Estamos conscientes disso, e a diferença entre as equipes é muito grande, vemos isso já nos treinamentos", frisou o capitão norte-americano.

Na partida de abertura, argentinos e mexicanos se enfrentam em confronto que promete equilíbrio. Enquanto a Argentina, segunda força da América do Sul, trouxe de volta jogadores renomados, como o goleiro Salgueiro e o atacante Federico Hilaire, o México, atual campeão das Eliminatórias Concacaf, aposta num grupo que mescla juventude e experiência, com destaque para a dupla de ataque Plata e Villalobos, vice-campeã da Copa do Mundo FIFA 2007.

Villalobos elogiou os rivais e aposta num triunfo mexicano, enquanto que o camisa 1 argentino comemorou seu retorno à equipe. "Viemos para fazer um bom torneio. Essa Copa América vai ser muito equilibrada e, para mim, é uma ótima etapa de preparação para o México, visando as Eliminatórias para a Copa do Mundo, no fim do ano. A Argentina tem um bom conjunto e jogadores de qualidade, mas, com todo respeito a eles, viemos vencer. Estamos aqui para vencer".

O goleiro argentino Salgueiro, há um ano e meio fora da Seleção, comemora a chance de integrar o time mais uma vez "Estava fora da equipe há um ano e meio e isso mostra que tenho qualidade para estar nesse grupo. Espero fazer um bom torneio, ajudar a Argentina a chegar domingo em condições de lutar pelo título. Acho que Argentina, Brasil e México estão um degrau acima, um degrau pequeno, mas acima dos Estados Unidos, que são um time jovem, mas muito rápidos e podem surpreender. Vamos enfrentar o México, um time de qualidade, bom toque de bola e precisamos estar concentrados durante toda a partida. Qualquer bobeada pode custar caro".


Copa América de Beach Soccer

De 16 a 18 de março, no Rio Quente Resorts


BRASIL

GOLEIROS: Mão (Corinthians-SP) e Leandro Fanta (Botafogo-RJ)
DEFENSORES: Buru (Santos-SP), Souza (Corinthians-SP) e Fernando DDI (Corinthians-SP)
ALAS: Anderson (Corinthians-SP), Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Sidney (Botafogo-RJ) e Datinha (Sampaio Correa-MA)
ATACANTES: André (Corinthians-SP), Bruno Malias (Santos-SP) e Jorginho (Vasco da Gama-RJ)
TÉCNICO: Guga Zloccowick

ARGENTINA

GOLEIROS: Mendoza e Salgueiro
DEFENSORES: Franceschini, Galván e Medero
ATACANTES: Rodríguez, De Ezeyza, Vivas, Federico Hilaire e Levi
TÉCNICO: Francisco Petrasso

ESTADOS UNIDOS

GOLEIROS: McAndrews e Toth
DEFENSORES: Astorga, Farberoff, Spitz e Rodriguez
ATACANTES: Gil, Lawler, Leopoldo, Nunez, Reyes e Xexeo
TÉCNICO: Eddie Soto

MÉXICO

GOLEIROS: Robles e Muñoz
DEFENSORES: Rodriguez, Pichardo, Cati e Mosco
ATACANTES: Fierros, Flores, G.Lopez, H.Lopez, Plata e Villalobos
TÉCNICO: Ramón Raya

Tabela de Jogos

Dia 16 (sexta-feira)
México x Argentina - 15h30min (horário de Brasília) - jogo 1 - SporTV ao vivo
Estados Unidos x BRASIL - 16h45min (horário de Brasília) - jogo 2 - SporTV ao vivo

Dia 17 (sábado)
vencedor jogo 1 x perdedor jogo 2 - 9h (horário de Brasília) - SporTV ao vivo
vencedor jogo 2 x perdedor jogo 1 - 10h15min (horário de Brasília) - SporTV ao vivo

Dia 18 (domingo)
perdedor jogo 1 x perdedor jogo 2 - 8h (horário de Brasília)
vencedor jogo 1 x vencedor jogo 2 - 10h (horário de Brasília) - TV Globo

A Copa América de Beach Soccer tem o patrocínio de Gillete Mach 3, Chevrolet, Dolly, Duracell, Nike, Caixa Econômica Federal, Sedex, Rexona, Fisk e Rio Quente Resorts. A Seleção Brasileira de Beach Soccer é patrocinada por Gillette, Itaú, Chevrolet e Duracell. A realização é da Koch Tavares e Beach Soccer Worldwide, com apoio da Confederação Brasileira de Beach Soccer.

Mais informações disponíveis no site www.copaamerica.com.br e acesse nossas mídias sociais @kochtavares (Twitter) e Koch Tavares (Facebook).
Leia também...
20.01.2013

Mostrando bom futebol, Seleção Brasileira derrota mexicanos por 4 a 2 sob os gritos de ‘olé’ na Praia do Gonzaga. Defensor Bueno é eleito ‘Melhor Jogador’. Próximo compromisso ;e Copa das Nações.

19.01.2013

Reeditando a decisão de 2012, brasileiros e mexicanos fazem a ‘final’do torneio, às 10h deste domingo, dia 20, na arena da Praia do Gonzaga, com transmissão ao vivo pela TV Globo e entrada gratuita para o público.

18.01.2013

Com Júnior Negão no comando, Seleção Brasileira derrota norte-americanos por 7 a 4 e enfrenta Argentina neste sábado, dia 19, na Praia do Gonzaga, com entrada gratuita. México pega os EUA no outro jogo. Sportv transmite as duas partidas.

17.01.2013

Seleção Brasileira inicia luta pelo eneacampeonato às 16h30, com transmissão ao vivo do Sportv, na Praia do Gonzaga, em Santos. México e Argentina abrem a programação às 15h.