Destaques do judô celebram Liga de Lutas 2011 em São Paulo
26.05.2011
| 25 visualizações
Edinanci Silva garantiu medalha de ouro na categoria peso pesado.
São Paulo (SP) - Domínio paulista nas disputas individuais de judô pela Liga do Desporto Universitário de Lutas 2011, nesta quinta-feira (26/05). Lutando em casa, no ginásio do Pacaembu, os atletas de São Paulo levaram doze das 14 medalhas de ouro em disputa.
Judocas que escreveram seus nomes na história do judô brasileiro, como Edinanci Silva, e destaques da nova geração, Felipe Costa e Jéssica Santos, destacaram-se nos tatames da Liga de Lutas 2011.
Edinanci Silva, da Unip (SP), garantiu medalha de ouro na categoria peso pesado em sua estreia nas competições universitárias. Campeã Pan-Americana (Santo Domingo 2003 e Rio 2007), medalhista mundial e representante brasileira em quatro Olimpíadas (1996 a 2008), Edinanci comemora a nova fase na carreira: a de estudante e atleta universitária.
"O clima da competição universitária é outro. Apesar da concentração e do foco na luta e no tatame, o pessoal está preocupado também com as provas, com os trabalhos. A interação é outra, há uma troca de experiência. Estou adorando e espero que esta seja apenas a primeira de muitos outros torneios", destaca.
Caloura do curso de Educação Física, Edinanci quer aproveitar ao máximo a passagem pela universidade. "Meu projeto principal é terminar o curso. Quero aproveitar 100% esta oportunidade de cursar uma faculdade e me formar. Vou continuar treinando, representando a Unip, e quem sabe ainda receber a convocação da Marinha para os Jogos Mundiais Militares do Rio, que é a única competição que me falta. Estou na torcida".
Na Liga de Lutas 2011, Edinanci fez sua estreia na categoria peso pesado. "Sempre lutei na categoria meio-pesado pela seleção. Agora estou me arriscando no peso pesado e me adaptando, pois é uma luta mais lenta, de mais força", completa.
Além de Edinanci, quem também comemorou a estreia e a primeira medalha em competições universitárias foi Jéssica Santos, de 17 anos, atleta da UniSantanna, campeã da categoria meio médio da Liga de Lutas 2011."É meu primeiro ano na faculdade e na seleção júnior de judô. Comece a treinar e lutar há sete anos e deu certo. Agora meu foco é continuar treinando e chegar às Olimpíadas do Rio, em 2016", promete.
Felipe Costa, da UniSantanna, garantiu o bi na Liga de Lutas ao vencer a categoria peso médio. Atleta da seleção principal, ele encara uma maratona de torneios de olho nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 e nas Olimpíadas de 2012. "Acabamos de conquistar bronze na Copa do Mundo de Judô em Salvador.
Luto a Liga agora. Depois temos Grand Slam no Rio, Copa do Mundo em São Paulo, e estou ansioso também pela convocação para a Universíade, na China, que é uma competição de peso, pois grandes potências esportivas levam equipes fortes", conta Felipe.
A hegemonia paulista foi quebrada apenas por Vandilande Rodrigues, da Universidade Católica de Brasília (DF), no peso leve, e Victor Penalber, da Universidade Castelo Branco, do Rio de Janeiro. "Já havia disputado JUBs, mas foi minha primeira Liga. Estava parado por causa de lesão e voltar com medalha, vencendo uma disputa forte como esta, é ótimo", vibrou Vandilande, atleta do Distrito Federal.
Do lado de fora dos tatames, quem prestigiou a Liga de Lutas 2011 foi Henrique Guimarães, bronze nos Jogos Olímpico de Atlanta. O ex-judoca e técnico do Centro Olímpico de São Paulo elogiou o nível técnico do torneio e a importância de incentivar os jovens na prática do esporte.
Mais de 110 atletas de dez estados disputam o torneio de judô da Liga do Desporto Universitário de Lutas 2011. Os judocas voltam ao ginásio do Pacaembu nesta sexta (27/05) para as disputas da categoria absoluta e por equipes a partir das 09h. A entrada é gratuita. No sábado (28/05), ocorrem os torneios de Karatê e Taekwondo.
A Liga do Desporto Universitário 2011 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio de Itaú, Volkswagen, Koch Tavares, Wilson, Banco ABC, Redecard, Nokia, Contax e Bauducco por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal.
Mais informações: Pollyanna Pádua (assessoria de imprensa CBDU)
61.8105.1705 / 81*134207