Eric Gomes e Fabiana Chiaparini vencem Brasileiro Universitário de Tênis
09.07.2011
| 54 visualizações
-
Fabiana Chiaparini
Luiz Cândido/Alpha Imagem
-
Fernanda Teixeira (3º lugar), Mori, Gomes e Chiaparini (esq. para dir.)
Luiz Cândido/Alpha Imagem
-
Eric Gomes
Luiz Cândido/Alpha Imagem
-
Valter Mori, vice-campeão
Luiz Cândido/Alpha Imagem
Com o título, paulistas garantiram vaga para representar o Brasil na Universíade, em Shenzhen, China.
São Paulo (SP) - Os atletas paulistas Eric Gomes (UniSantanna) e Fabiana Chiaparini (ESPM) conquistaram neste sábado o título do Campeonato Brasileiro Universitário de Tênis, que faz parte da Liga do Desporto Universitário 2011, e carimbaram o passaporte para representar o Brasil na 26ª Universíade de Verão, em Shenzhen, China, de 12 a 23 de agosto.
As finais do Brasileiro Universitário aconteceram no Clube Atlético São Pualo (SPAC), na capital paulista. Pela decisão da chave masculina, Eric Gomes enfrentou o paranaense Valter Mori (DomBosco/PR) e, jogando em casa, com apoio da torcida, marcou 6/0 6/2, levantando o troféu de campeão brasileiro universitário.
"Fico muito feliz. Será a primeira vez que vou representar o Brasil, uma seleção, e espero fazer meu melhor. Mesmo fora do circuito profissional, tenho disputados vários torneios e enfrentado bons jogadores e isso me dá ritmo de jogo, o que é importante pra chegar bem na China", destacou Eric, 26 anos, estudante de Educação Física. O atleta chegou a ser número 270 do ranking da ATP quando atuava no circuito profissional. "Desde que fiquei sem patrocínio, há cerca de um ano, concentrei nas aulas e na faculdade".
Pela disputa feminina, Fabiana Chiaparini comemorou o título e a vaga para a China após desistência da adversária, Gislaine Farias (UniSantanna), na final. "Agora vou me concentrar e dar uma puxada nos treinos para a Universíade. Estou muito contente por esta oportunidade", conta a atleta, de 22 anos, que, em 2004, conquistou medalha de ouro pela equipe brasileira nos Jogos da Lusofonia, na Angola.
Fabiana também disputou torneios profissionalmente entre os 16 e 20 anos. "Comecei a jogar aos oito anos. Meus pais e meus irmãos jogavam e eu ficava apanhando as bolas. Então resolvi aprender para jogar também. Joguei profissionalmente e, há uns dois anos, optei por focar na faculdade e no trabalhando e fico feliz com esta oportunidade de poder voltar às quadras e representar o Brasil", aponta.
Quem também vibrou muito com a conquista de Fabiana foi Gustavo Oliveira, que já disputou a Liga e é diretor da Atlética da ESPM. "É gratificante para nossa Atlética ter uma atleta representando o Brasil em um torneio internacional a partir da iniciativa e organização dos próprios atletas", destacou.
Atletas de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais participaram das disputas individuais da Liga de Tênis 2011, de 04 a 09/07, que foi seletiva para a 26ª Universíade de Verão, em Shenzhen (China).
A Liga do Desporto Universitário 2011 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio de Itaú, Volkswagen, Koch Tavares, Wilson, Banco ABC, Redecard, Nokia, Contax e Bauducco por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal. Apoio local: Prefeitura de São Paulo e FUPE.