Brasil volta da China com campanha recorde na Universíade
26.08.2011
| 17 visualizações
Delegação brasileira conquistou 18 medalhas na principal competição mundial do esporte universitário.
São Paulo (SP) - O esporte universitário brasileiro vive um momento muito especial e comemora sua melhor participação na Universíade. O Brasil foi a Shenzhen com uma delegação de cerca de 190 atletas e está voltando da China com um recorde na 26ª edição da Universíade de Verão: 18 medalhas na bagagem, sendo duas de ouro, quatro de prata e doze de bronze.
Shenzhen recebeu atletas universitários de 152 países, durante os 11 dias de competição (12 a 23 de agosto). A China, anfitriã do evento, fez as honras da casa, garantindo não só um grande espetáculo como também o primeiro lugar na classificação geral com 145 medalhas, 75 delas de ouro.
"Sempre soubemos do potencial do esporte universitário e, por isso, iniciamos um trabalho com a CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) para desenvolver o esporte. A campanha da delegação brasileira em Shenzhen nos indica que estamos no caminho certo. Trouxemos novos parceiros para a entidade (Itaú, Volkswagen, Wilson, Banco ABC, Redecard, Nokia, Contax e Bauducco por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal), ajudamos a desenvolver a Liga Universitária, que é o celeiro dos atletas que disputam a Universíade, e ainda vamos fazer muito mais", destacou Alcides Procopio Júnior, diretor de marketing esportivo da Koch Tavares, agência da CBDU.
O Brasil terminou na 12ª colocação da classificação final da Universíade e conquistou as seguintes medalhas:
Ouro - Arthur Zanetti (ginástica artística - aparelho Argolas) e seleção feminina de vôlei
Prata - Marcos Macedo, Marcelo Chierighini, Henrique Martins e Nicolas Oliveira (natação - Revezamento 4x100m livres); João Gomes Júnior (natação - 50m peito); Fábio Pillar e Gustavo Thiessen (vela - Classe 470); e Guilherme Félix (taekwondo - categoria até 87kg)
Bronze - Victor Penalber (judô - categoria até 81kg); Natália Bordignon (judô - categoria até 70kg); Marcelo Contini (Judô - categoria até 73kg); João Gomes Júnior (natação - 100m peito); Claudirene Cezar (judô - categoria Absoluto); David Silva (judô - categoria Absoluto); Ágatha e Elize (vôlei de praia); Isabel Swan, Martine Grael, Fábio Pillar e Gustavo Thiessen (vela - Team Race Classe 470); Ronald Julião (atletismo - Arremesso de Disco); Seleção Masculina de Futebol; Seleção Feminina de Futebol; Seleção Masculina de Vôlei
A delegação brasileira teve patrocínio do Ministério do Esporte, Wilson, Itaú e Volkswagen.