Liga Universitária de Vôlei de Praia agita as areias de Copacabana
12.05.2011
| 15 visualizações
31 duplas disputam o título nacional de olho na classificação para a Universíade de Verão, que acontece na China, em agosto.
Rio de Janeiro (RJ) - Começa nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a Liga do Desporto Universitário de Vôlei de Praia 2011. A arena montada na praia de Copacabana recebe 31 duplas de olho no título nacional da categoria e na classificação para a Universíade de Verão 2011, na China, em agosto.
A Liga do Desporto Universitário de Vôlei de Praia chega à 4ª edição comemorando recorde no número de inscritos. São 16 parcerias femininas e 15 masculinas, representando catorze estados brasileiros: São Paulo, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia e Distrito Federal.
Destaque para as duplas do Espírito Santo, da Fabavi, formadas por Luana Madeira, quinta colocada no ranking 2011 da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), e Marcella Cavalleiro, que representou o Brasil no Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2010, na Espanha, e Luciano de Paula, eleito destaque universitário do Vôlei de Praia ano passado e 4º lugar no Mundial Universitário 2010, que joga ao lado de Edson Hoffman.
As donas da casa também entram forte na briga pelo título da Liga 2011 com três jogadoras que possuem mais de 200 pontos no ranking da CBV. São elas: Amanda Maltez, que faz dupla com Bárbara Ferreira, pela Universidade Castelo Branco (UCB); Fernanda Costa, também da UCB, parceira de Larissa Evaristo; e Rachel Nunes, que joga ao lado de Petula Gama pela Universidade Salgado de Oliveira. No total, são onze duplas cariocas na Liga 2011: cinco na chave masculina e seis na feminina.
As parcerias serão divididas em chaves por meio de sorteio a partir do ranking do Circuito de Vôlei de Praia da (CBV). Na sexta (13/05), a partir das 8h, ocorrem os jogos em rodízio de chaves que definem os emparceiramentos para os confrontos da fase eliminatória programada para sábado (14/05), das 8h às 18h, e domingo (15/05), das 8h às 13h.
Ao todo, serão mais de 60 partidas nos três dias de competição nas areias do Rio de Janeiro que valem título nacional e classificação das duplas campeãs para representar o Brasil na Universíade de Verão 2011, na cidade de Shenzhen, na China, de 12 a 23/08. A entrada é gratuita.
A Liga do Desporto Universitário 2011 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Ministério do Esporte e patrocínio de Itaú, Volkswagen, Koch Tavares, Wilson, Banco ABC, Redecard, Nokia, Contax e Bauducco por meio da Lei de Incentivo do Governo Federal.
ANOTE - Números e informações:
- Evento: Liga do Desporto Universitário de Vôlei de Praia 2011
- Local: Praia de Copacabana (próximo à avenida Princesa Isabel), Rio de Janeiro (RJ)
- Data: 13 a 15/05
- Duplas Inscritas: 16 parcerias femininas e 15 masculinas
- Estados representados:
São Paulo, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia e Distrito Federal.
- Programação:
12/05 (quinta) - Chegada dos atletas e Congresso Técnico (às 19h)
13/05 (sexta) - Primeira Rodada - Rodízio de Chaves (08h às 18h)
14/05 (sábado) - Fase de Eliminatórias (08h às 18h)
15/05 (domingo) - Semifinais e Finais da Liga 2011 (08 às 13h)
- Retrospectiva:
- 2008: edição de estreia em Guarujá (SP) e título para as duplas Elen e Nathaly, da Unisuan (RJ), e Ian e Rhonney, da ESPM (SP).
- 2009: São Paulo volta a receber o torneio, desta vez em arena montada na capital, no complexo "Pelezão". Na classificação final, pódio para as duplas: Mônica/Ada (Uninorte-AM), Priscila/Adriana (Celso Lisboa-RJ) e Ludmila/Giulia (UFMG-MG), na chave feminina; Yuri/Tiago (FTC-BA), Lucas/Fábio (Unip-SP) e Cícero/Fábio (UniSantanna-SP), no masculino.
- 2010: a Praia de Camburi, em Vitória (ES), recebeu a Liga de Vôlei de Praia que teve participação de doze duplas na chave masculina e oito parcerias na chave feminina, representando oito estados: SP, DF, BA, SC, RS, MG, AM e ES. Na classificação final, pódio para as duplas: Luana/Lili (Fabavi/ES), Marcela/Shirleny (FABAVI/ES) e Nayana/Mônica (Uninorte/ AM), na disputa feminina; Luciano/Bruno Schimidt (UVV/ES), Vinícius/Edson (Fabavi/ES), e Silas/Tiago (FTC/BA), no masculino.
Mais informações: Pollyanna Pádua (assessoria de imprensa CBDU)
61.8105.1705 / 81*134207