Capa

Bellucci conquista em Gstaad primeiro título de ATP da carreira

02.08.2009  |    11 visualizações TÊNIS

Na decisão, o brasileiro venceu o alemão Andreas Beck. Bellucci quebra jejum de cinco anos do tênis brasileiro e deve saltar para 65ª posição do ranking.

Gstaad (Suíça) – Coroando uma semana perfeita, em que teve de furar o qualifying e despachar três favoritos (Stanilas Wawrinka, cabeça 1; Igor Andreev, cabeça 3, e Nicolas Kiefer, cabeça 6), o paulista Thomaz Bellucci (Banco Votorantim/ Topper/ Wilson) conquistou, neste domingo, seu primeiro título de ATP ao faturar o ATP 250 de Gstaad. Na decisão, que ficou paralisada por uma hora por causa da chuva, o brasileiro bateu o alemão Andreas Beck, 51º do mundo, por 6/4 7/6(2), após 1h40min de partida.

"Foi uma semana incrível e especial, a mais importante da minha vida”, comemorou Bellucci, bem emocionado, que no início do ano havia sido vice-campeão do Brasil Open. "Pude mostrar esta semana que posso jogar em um nível mais alto, mas sempre mantendo os pés no chão”, completou.

Com a conquista, Bellucci encerrou o jejum de cinco anos do tênis brasileiro. Desde 2004, com Ricardo Mello, que o Brasil não faturava um título de ATP. Também passa a ser o sétimo brasileiro a conquistar tal feito, estando atrás somente de Thomaz Koch, Luiz Mattar, Jaime Oncins, Fernando Meligeni, Gustavo Kuerten e Ricardo Mello.

Neste domingo, Bellucci entrou em quadra disposto a não dar chances ao adversário e quebrou o serviço de Beck logo no início, o que lhe garantiu dominar os games seguintes e fechar em 6/4. No set seguinte, os dois tenistas foram confirmando até que, quando Bellucci ia sacar no 3/4, o jogo foi paralisado por causa da chuva.

Uma hora depois, a partida voltou e Beck tentou se aproveitar de uma momentânea desconcentração de Bellucci para chegar ao seu primeiro break-point. Não conseguiu e o brasileiro empatou em 4/4. A partida foi para tie-break e Bellucci foi totalmente superior, fechando em 7/6(2).

O título de Gstaad rendeu a Bellucci 250 pontos, o que resultará em grande salto no ranking. Na lista, que será divulgada nesta segunda-feira pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o brasileiro deverá figurar na 65ª posição (sua melhor colocação na carreira até agora foi 63º).

"Tivemos semanas muito duras até pouco tempo atrás, onde as coisas não estavam dando certo, apesar de eu não estar jogando mal, as vitórias não vinham. Nesse período, eu e o João (Zwestch, técnico) nunca desistimos e seguimos trabalhando duro e acreditando. O resultado está aí. A sensação de ser campeão é extraordinária, mas sei que temos muito a trabalhar e melhorar para se manter entre os tops, que é o nosso principal objetivo”, afirmou.

Fora do Brasil desde o final de junho para uma temporada de saibro na Europa, onde jogou os challengers de Turim, San Benedetto, Rimini (foi campeão) e Recanati, todos na Itália, e mais o ATP de Gstaad, Bellucci e o técnico João Zwestch retornam no início desta semana. Bellucci deve ficar em São Paulo para se preparar para o quali do US Open, no final de agosto.


Mais informações:
DGW Comunicação – Daniela Giuntini


Leia também...
12.08.2025

11.08.2025

06.08.2025

Paulista supera a jovem argentina Sol Larraya Guidi e avança às oitavas de final

29.07.2025

Decisões acontecem nesta quarta-feira (30) no Praia Clube de Uberlândia