São Paulo (SP) - A Federação Paulista de Tênis (FPT) anuncia a nomeação de Gil Costa como novo diretor técnico da entidade. Experiente no circuito e reconhecido pela atuação em diferentes frentes do tênis paulista, Gil chega ao cargo com um plano estruturado para impulsionar o desenvolvimento do esporte no estado.
Entre seus principais objetivos à frente do departamento, estão: priorizar o crescimento do tênis paulista, fomentar a capacitação de treinadores e professores de tênis e beach tennis, aproximar realizadores de torneios para aprimorar critérios de organização, apoiar gestores de clubes e academias na estruturação de seus departamentos, colaborar na implantação do FPT Team (Equipe Paulista de Competição) em parceria com formadores, fomentar o tênis social em espaços públicos e projetos sociais, e estreitar a relação da entidade com clubes, academias, promotores, atletas, treinadores, gestores e pais.
“Quero unir e aproximar ainda mais toda a comunidade do tênis paulista, criando pontes entre clubes, academias, atletas, treinadores e organizadores. Nosso objetivo é trabalhar com olhar atento para as oportunidades e necessidades do esporte, formando novos talentos e fortalecendo todas as frentes de atuação”, afirmou Gil Costa. “É uma grande honra poder colaborar com a FPT, que conta com um excelente staff no Departamento Técnico, liderado pela Katia (Vieira) e o Marcelo (Tavares)”, completou.
O presidente da FPT, Danilo Gaino, destacou a importância da chegada de Gil: “O Gil é um profissional com histórico sólido no tênis, vivência prática e visão estratégica. Sua experiência vai contribuir muito para a execução de projetos que fortaleçam ainda mais a modalidade em São Paulo.”
Gil Costa iniciou sua trajetória no tênis em 1976, no São João Tênis Clube, em Atibaia. Tornou-se professor em 1982, atuando no próprio São João Tênis Clube e no Clube de Campo de Bragança Paulista. Em 1987, passou a integrar a Clínica de Tênis Kirmayr, onde supervisionou escolas do Sistema Kirmayr de Ensino. Desde 1985, treina atletas de competição e, como empresário, atuou no ensino de tênis, organização de torneios Futures e construção de quadras. Foi coordenador da equipe de competição da Sociedade Hípica de Campinas (2004–2019) e, de 2019 a 2025, supervisor de tênis do clube.
Paulista supera a jovem argentina Sol Larraya Guidi e avança às oitavas de final
Decisões acontecem nesta quarta-feira (30) no Praia Clube de Uberlândia
Cidade recebeu a 5ª etapa da competição, com jogos em 12 categorias no Ginásio Sarkizão