Koch Tavares traz ATP Challenger Tour Finals para São Paulo
16.05.2011
| 59 visualizações
TÊNIS
-
Geral do anúncio
João Pires
-
Mark Young, à esquerda, e Brad Drewett
João Pires
-
Jorge Pagura, à esquerda, e Luis Felipe Tavares
João Pires
-
André Silva, à esquerda, e Mark Young
João Pires
-
(esq para dir) Lacerda, Pagura, Tavares, Young, Drewett e Silva
João Pires
Grande evento inédito será realizado de 14 a 20 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera. Anúncio aconteceu nesta segunda-feira, na Sociedade Harmonia de Tênis, com representantes da ATP, CBT e Governo do Estado.
São Paulo (SP) - A cidade de São Paulo foi escolhida pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) para receber a primeira edição do ATP Challenger Tour Finals, evento inédito que reunirá os oito melhores tenistas da temporada do ATP Challenger Tour, de 14 a 20 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera.
O anúncio à imprensa foi feito nesta segunda-feira, na Sociedade Harmonia de Tênis, e contou com a presença dos CEOs da ATP, Mark Young e Brad Drewett; do diretor do Departamento de Relação com os Jogadores da ATP, André Silva; do presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda; do secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Jorge Pagura; e do presidente da Koch Tavares, Luis Felipe Tavares.
A iniciativa partiu da Koch Tavares, através de seu presidente Luis Felipe Tavares, idealizador do projeto do ATP Challenger Tour Finals, que visa o fortalecimento do circuito Challenger pelo mundo. O ATP Challenger Tour é formado por torneios que antecedem a série de grandes torneios da ATP World Tour.
"Foram anos de trabalho, após a realização de vários eventos do Challenger Tour, e pela primeira vez teremos um evento mundial do circuito, a exemplo do que já acontece com o ATP Tour Finals. Todos os grandes tenistas jogaram o Challenger Tour, que distribui pontos valiosos para jogarem os grandes torneios", destacou Luis Felipe Tavares.
A ATP também comemorou a iniciativa e a parceria. "A ATP está muito contente em lançar um novo evento. Para nós, o ATP Challenger Tour Finals é extremamente importante para o desenvolvimento do tênis", afirmou Mark Young. "Esse é um evento importante no calendário do tênis mundial. Os challengers alimentam o circuito de estrelas, sem eles os grandes jogadores não conseguiriam chegar aonde chegaram", complementou Silva, que também ressaltou a parceria de sucesso entre a ATP e a Koch Tavares.
Todos os melhores tenistas da atualidade, como Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer, Andy Murray, Thomaz Bellucci, entre outros, jogaram torneios da série Challenger da ATP como forma de preparação para os torneios do ATP World Tour.
"Os torneios challengers da ATP foram muito importantes para a minha carreira. Antes de chegar a disputar torneios ATP, Masters 1000 e Grand Slam joguei os torneios deste nível que me deram experiência e ranking suficiente para dar um salto na minha carreira", lembrou o tenista número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci, que em 2008 conquistou quatro títulos de challengers da ATP, sendo três deles consecutivos.
Esta primeira edição, em São Paulo, reunirá os 7 melhores tenistas da temporada e mais 1 tenista convidado do país sede. O torneio, que será jogado em quadra rápida, distribuirá uma premiação total de US$ 220 mil e pontos para o ranking mundial. Na semana em que será realizado, de 14 a 20 de novembro, não há nenhum outro torneio previsto no calendário da ATP. O ATP Challenger Tour Finals antecede o Barclays ATP World Tour Finals, em Londres.
O palco escolhido para esta primeira edição do ATP Challenger Tour Finals é o Ginásio do Ibirapuera, que será reinaugurado no próximo dia 22 de maio, domingo. "São Paulo volta ao cenário dos grandes eventos de tênis com a realização do ATP Challenger Tour Finals. O Ginásio do Ibirapuera irá receber o evento em uma arena totalmente reformulada, com novo piso, nova iluminação. Para nós da Secretaria é importante estar ligada a eventos como esse, que de certa forma deixa um legado para a cidade de São Paulo, e com parceiros como a Koch Tavares, com sua expertise de 38 anos", observou Jorge Pagura.
Já Jorge Lacerda deixou claro que o Brasil é a bola da vez e tem condições de receber qualquer grande evento. "O ATP Challenger Tour Finals é um torneio muito importante para o tênis. O Brasil deve sediar este ano mais de 15 challengers. Essa nova iniciativa fortalece a realização desses eventos no nosso país, além de valorizar o tenista brasileiro".