Capa

Khromacheva, de 15 anos, conquista Circuito Itaú em Ribeirão Preto

02.04.2011  |    23 visualizações TÊNIS

Segunda etapa será realizada a partir do dia 23 deste mês, no Club Athletico Paulistano.

Ribeirão Preto (SP) - Rosto de criança, tênis de gente grande. A russa Irina Khromacheva, de apenas 15 anos, conquistou neste sábado seu primeiro título como tenista profissional, ao faturar a etapa de abertura do Circuito Itaú de Tênis Feminino, disputada sobre o piso de saibro do Tennis Country Club. Na final, acompanhada por mais de 500 pessoas, ela derrotou com facilidade a eslovaca Viktoria Malova, dois anos mais velha, por 6/1 e 6/3.

Khromacheva se mudou para a Bélgica há três anos e passou a treinar no centro comandado por Justine Henin. Por algumas vezes, já bateu bola com a ex-número 1 do mundo e achou a experiência fantástica: "É incrível como a bola dela é muito mais rápida", conta. E não pensa duas vezes para responder se sonhar em atingir a mesma qualidade da excepcional belga: "Talvez até melhor".

A russa ainda mescla torneios juvenis do calendário internacional com o circuito profissonal. Na semana anterior, disputou o principal torneio juvenil do país, parando nas semifinais. "Puxa, aqui é muito quente", queixou-se ela. Agora, a canhota quer tentar os Grand Slam europeus tanto no juvenil como no qualificatório para o profissional. Para isso, no entanto, dependerá de convites, já que seu ranking como adulto deverá baixar para perto do número 600 com a conquista do Circuito Itaú.

Malova, que também perdeu o troféu principal em Porto Alegre no domingo anterior, novamente deixou os nervos a dominarem, mas ao menos comemora sua melhor campanha como profissional. "Este foi apenas meu terceiro torneio e já a primeira final", afirma ela, que cumpriu o regulamento da Associação feminina e aparecerá no ranking desta segunda-feira pela primeira vez.

Duplas - Khromacheva também conquistou o título de duplas, disputado na sexta-feira à noite, ao lado da gaúcha Gabriela Cé. As duas derrotararam na decisão as cabeças 1 em Ribeirão Preto, a gaúcha Monique Albuquerque e a paranaense Isabela Miró, por 6/2 e 6/4.

São Paulo - Com mais US$ 10 mil de premiação e pontos para o ranking mundial, a segunda etapa do Circuito Itaú de Tênis Feminino acontecerá a partir do dia 23 deste mês, nas quadras de saibro do Club Paulistano, em São Paulo. Em seguida, acontecem os torneios de Santos (4 a 11 de junho), São Paulo (6 a 13 de agosto), São José dos Campos (10 a 17 de setembro) e Mogi das Cruzes (8 a 15 de outubro).

O Circuito Itaú tem o patrocínio de Itaú e apoio de Nestlé, Powerade, Kosai Susuki, Rádio Oi FM e Jornal A Cidade, além da Lei de Incentivo ao Esporte.

Mais informações: www.circuitofeminino.com
Leia também...
12.08.2025

11.08.2025

06.08.2025

Paulista supera a jovem argentina Sol Larraya Guidi e avança às oitavas de final

29.07.2025

Decisões acontecem nesta quarta-feira (30) no Praia Clube de Uberlândia