Circuito Itaú abre portas ao tênis feminino brasileiro
21.03.2011
| 45 visualizações
TÊNIS
Evento terá torneios profissionais em seis cidades paulistas, começando em Ribeirão Preto, a partir de 2 de abril.
São Paulo (SP) - Serão seis semanas de competição, cada uma delas oferecendo a premiação de US$ 10 mil e valiosos pontos para o ranking mundial de profissionais. O Circuito Itaú de Tênis Feminino começa a ser disputada em 2011 com o objetivo de abrir as portas para a nova geração e recuperar o prestígio do Brasil, que já teve a número 1 do mundo Maria Esther Bueno.
O Circuito Itaú dá a largada no dia 2 de abril, com jogos no Country Club de Ribeirão Preto, e no dia 23 realiza a etapa do Club Athletico Paulistano, em São Paulo. Segue depois para o Tênis Clube de Santos, no dia 4 de junho; Clube Esperia, dia 6 de agosto; São José dos Campos, dia 10 de setembro; e Paradise Resort de Mogi das Cruzes, dia 8 de outubro.
"A maior dificuldade para a tenista brasileira em início de carreira é marcar seus primeiros pontos no ranking mundial", explica Otávio Della, um dos idealizadores do Circuito. "Mas atualmente precisa sair do país e ter estrutura financeira para isso. Com o Circuito Itaú, elas terão a oportunidade de ganhar pontos e experiência dentro de casa, com viagens curtas e grande intercâmbio".
Tenistas de sete diferentes países estão inscritas para a etapa de Ribeirão Preto. Além das brasileiras, jogarão Rússia, Bulgária, Eslováquia, Suíça, Argentina e Estados Unidos. A gaúcha Monique Albuquerque, a paulista Nathaly Kurata e a juvenil Carla Forte estão entre as principais jogadoras nacionais.
"O incentivo e a valorização do esporte nacional estão em nosso DNA", afirma Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing do Itaú Unibanco. "Com o circuito feminino, ampliamos ainda mais nossa plataforma de apoio ao tênis, incentivando a prática do esporte entre as mulheres".
A cada semana, o Circuito Itaú dará 12 pontos no ranking mundial à campeã, cabendo oito para a vice, seis para as semifinalistas, quatro para as que chegarem nas quartas de final e um ponto a quem vencer a primeira rodada. Participam 32 jogadoras na chave principal e 32 se dividem em 16 parcerias na chave de duplas. No sábado e domingo anterior, acontece o qualificatório que dá acesso a oito tenistas, geralmente que não possuem pontos no ranking mundial.
"Esses torneios de US$ 10 mil são o primeiro passo para qualquer carreira bem sucedida", avalia Ricardo Camargo, ex-profissional que dirige a Redoc Eventos. "Para muitas delas, a Copa Itaú será o primeiro contato com o universo cada vez mais exigente e competitivo do tênis profissional".
O Circuito Itaú tem o patrocínio do Banco Itaú e apoio de Nestlé, Powerade, Kosai Susuki, Rádio Oi FM e Jornal A Cidade.
Mais informações - Site www.circuitotenisfeminino.com