Em ano de Copa do Mundo, Brasil busca décimo título da Copa Latina
27.01.2011
| 21 visualizações
TÊNIS
Seleção Brasileira encara México na estreia da competição, que será disputada no Hot Park do Rio Quente Resorts. Argentina e Uruguai medem forças na outra partida.
Fotos das seleções nos treinos oficiais para download em alta:
http://www.mpcriocomunicacao.com/site/pt_clientesgalfhd.php?idcli=144 / JOÃO PIRES
Rio Quente (Goiás) - A bola vai rolar para a XII Copa Latina de Beach Soccer 2011. Quatro das seleções mais fortes da modalidade medem forças neste final de semana na arena montada no 'Hot Park, no complexo do Rio Quente Resorts, onde Brasil, Argentina, México e Uruguai entram em quadra em busca do título da competição. Na primeira rodada, nesta sexta-feira, dia 28, Argentina x Uruguai a partir das 16h (horário de Brasília), e, na sequência, Brasil x México (partidas com transmissão ao vivo pelo canal SporTV para todo o país).
Em casa,a Seleção Brasileira, atual tetracampeã invicta da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer (2009/2008/2007/2006) e líder do ranking mundial, é a maior campeã com nove títulos e na luta pela décima conquista, que escapou em 2010, quando o surpreendente Chile levantou o caneco. Argentina, Uruguai e o estreante México tentam repetir a façanha dos chilenos e também dos portugueses, campeões em 2000. Em ano de Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer, que será em setembro, na Itália, o Brasil abre a temporada 2011 já pensando na caminhada rumo ao pentacampeonato mundial.
"É o pontapé para um ano muito importante, a Copa Latina faz parte da nossa preparação para a Copa do Mundo da Itália. Queremos o penta e sabemos que precisamos trabalhar duro e forte. Temos um grupo muito bom, experiente e que vai se concentrar em dar um passo de cada vez, primeiro pensando na classificação para, depois, pensar em disputar o título", comentou o técnico brasileiro Alexandre Soares.
BRASIL
Sem contar com os lesionados Bueno e Bruno Malias, Alexandre Soares anunciou uma convocação com novidades: o goleiro Marquinhos (ES), o atacante Bruno Xavier (ES) e o defensor Souza (BA) voltam a ser chamados, enquanto que o defensor Dunga (RN) faz sua estreia com a camisa amarelinha. Benjamin, capitão da equipe, soma 297 jogos oficiais com a camisa do Brasil - pode alcançar a marca de 300 partidas no domingo -, e aposta na força do conjunto e no apoio dos torcedores para conquistar o título. A estreia é contra a perigosa seleção do México.
"Todos os nossos jogos contra o México são complicados. É um time rápido, que toca bem a bola e com um ataque muito perigoso, com Plata e Villalobos. Temos que dar o nosso ritmo ao jogo, aproveitar o nosso entrosamento, é importante estrear com vitória e vamos buscar um bom resultado, temos um adversário de qualidade pela frente, mas estaremos em casa, com a nossa torcida, e isso faz com que a nossa equipe fique ainda mais forte", afirmou o 10, que já marcou 265 gols com a camisa amarelinha.
ARGENTINA
Francisco Petrasso segue lapidando sua renovada seleção. Sem os irmãos Hilaire (Ezequiel, Federico e Santiago), que já não atuaram no ano passado, o técnico argentino também vai usar a Copa Latina para fazer testes e experiências pensando nas Eliminatórias Conmebol, em maio, no Rio de Janeiro. Da equipe que competiu em 2010, metade do grupo foi mexido. A base para lutar por uma das três vagas da América do Sul para a Itália será a que vai à quadra no 'Hot Park', e a competição serve para que o treinador faça avaliações e defina o time.
"A base do grupo que vai disputar as Eliminatórias está aqui. Alguns não tem muita experiência, principalmente de torneios fortes, internacionais, e a Copa Latina é uma excelente oportunidade para isso, pelo nível do campeonato. Temos uma equipe jovem, com boa técnica e estamos no caminho certo", comentou o treinador.
MÉXICO
O México só tem uma participação em Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer. Mas foi inesquecível. Foi em2007, em Copacabana, quando surpreendeu a todos e chegou à final, sendo derrotado pelo Brasil por 8 a 2, ficando com o vice-campeonato. Em 2011, os mexicanos estarão de volta. Embalado pela excelente campanha nas Eliminatórias Concacaf, em dezembro, em Puerto Vallarta (México),quando venceu El Salvador na decisão, garantindo a vaga na Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer na Itália, em setembro, o México quer ser a surpresa também na sua estreia na Copa Latina. Como garante o atacante Morgan Plata, que dá a senha para vencer o Brasil.
"Para vencer o Brasil, precisamos fazer uma partida quase perfeita e evitar dar a chance das cobranças de faltas. É importante disputar a Copa Latina, enfrentar seleções competitivas, o Brasil, que é o atual tetracampeão mundial, a Argentina, que é muito forte,e o Uruguai, que está sempre entre os melhores na Copa do Mundo", afirmou Plata, 'Chuteira de Prata' e 'Bola de Bronze' da Copa do Mundo FIFA 2007.
URUGUAI
O primeiro objetivo do Uruguai é apagar a má impressão dos últimos dois anos, quando terminou em último lugar. O segundo, claro, é lutar pelo título que ficou perto em 2005, quando foi vice-campeão. No ano seguinte, a Celeste foi vice-campeã da Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer, perdendo na final para o Brasil, no Rio de Janeiro.A base da equipe é a mesma dos últimos anos, um grupo experiente, que conta com alguns 'novatos'. Capitão da equipe, o goleiro Diego ressalta a importância de começar com uma vitória no confronto diante dos rivais argentinos.
"É um clássico, Uruguai e Argentina tem uma rivalidade grande, como Brasil e Argentina, Uruguai e Brasil, seleções fortíssimas e que estão entre as melhores do mundo. Começar o torneio vencendo é fundamental para quem quer disputar o título e viemos para cá com esse objetivo. É uma competição tradicional e importante na preparação do nosso grupo visando as Eliminatórias. Jogar bem na Copa Latina é bom para o grupo ganhar confiança", disse Diego.
TABELA DA XII COPA LATINA DE BEACH SOCCER 2011
DIA 28
16h00 - Argentina x Uruguai (SPORTV) - Vencedor Jogo I
a seguir - BRASIL x México (SPORTV) - Vencedor Jogo II
DIA 29
09h30 - Vencedor Jogo I x Perdedor Jogo II (SPORTV)
a seguir - Perdedor Jogo I x Vencedor Jogo II (SPORTV)
DIA 30
08h30 - Perdedor Jogo II x Perdedor Jogo I (SPORTV)
a seguir - Vencedor Jogo II x Vencedor Jogo I (TV GLOBO)
HISTÓRICO DA COPA LATINA
Em onze edições da Copa Latina de Beach Soccer, o Brasil só não subiu ao degrau mais alto do pódio apenas duas vezes. A hegemonia da Seleção Brasileira no torneio, que é disputado desde 1998, só foi quebrada por Portugal, em 2000, ano em que os brasileiros ficaram na terceira posição na Costa do Sauípe (BA), e no ano passado, quando o Chile deixou os anfitriões com o vice-campeonato. Em 2011, a região centro-oeste recebe pela terceira vez a Copa Latina e o Brasil, campeão em 2009, busca o décimo título. Abaixo o histórico da competição.
RESULTADOS ANO A ANO
2010 -Chile (campeão), BRASIL (2º lugar), Argentina (3º lugar) e Uruguai (4º lugar) - Rio Quente (GO)
2009 -BRASIL (campeão), Chile (2º lugar), Argentina (3º lugar) e Uruguai (4º lugar) - Rio Quente (GO)
2006 - BRASIL (campeão),Argentina (2º lugar), Uruguai (3º lugar) e Espanha (4º lugar) - Florianópolis (SC)
2005 - BRASIL (campeão),Uruguai (2º lugar), Portugal (3º lugar) e Argentina (4º lugar) - Fortaleza (CE)
2004 - BRASIL (campeão),Espanha (2º lugar), Uruguai (3º lugar) e Espanha (4º lugar) - Vitória (ES)
2003 - BRASIL (campeão),Portugal (2º lugar), Argentina (3º lugar) e Canadá (4º lugar) - Vitória (ES)
2002 - BRASIL (campeão),Portugal (2º lugar), Uruguai (3º lugar) e Argentina (4º lugar) - Vitória (ES)
2001 - BRASIL (campeão),Portugal (2º lugar), Uruguai (3º lugar) e Argentina (4º lugar) - Vitória (ES)
2000 - Portugal (campeão),Espanha (2º lugar), BRASIL (3º lugar) e Uruguai (4º lugar) - Costa do Sauípe (BA)
1999- BRASIL (campeão), Portugal (2º lugar), Argentina (3º lugar) e Espanha (4º lugar) - São Paulo (SP)
1998- BRASIL (campeão), Portugal (2º lugar), Espanha (3º lugar) e França (4º lugar) - Vitória (ES)
COPA DO MUNDO FIFA DE BEACH SOCCER 2011
Enquanto Brasil, Argentina e Uruguai se preparam para disputar as Eliminatórias Conmebol, em maio, no Rio de Janeiro, o México já garantiu vaga na Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2011, em setembro, na Itália. Nas Eliminatórias Concacaf, os mexicanos, em casa, em Puerto Vallarta, venceram El Salvador na decisão e ficaram com o título do qualifying. O vice-campeonato também levou os salvadorenhos para a Itália.
A XII Copa Latina de Beach Soccer 2011 faz parte da programação do 'Verão Espetacular' ('Esporte Espetacular'/ TV Globo) e tem o patrocínio de Gillette, Refrigerantes Dolly, Volkswagen, Centauro, Nike, Caixa, Oi, Sedex e Wizard. A realização é da Koch Tavares, Rio Quente Resorts e TV Globo.
Mais informações:
DGW Comunicação
Daniela Giuntini - (11) 8292-0826
MPC Rio Comunicação & Marketing
Samy Vaisman - (21) 8672-6284