São Paulo - A edição 2024 do Roland-Garros Junior Series by Renault começa nesta quarta-feira (3), na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, com uma diferença em relação aos principais torneios: ao invés de uma chave eliminatória em que o vencedor avança e o derrotado se despede da competição, a primeira fase será no formato de grupos que serão compostos por quatro jogadores em cada um dos quatro grupos.
Nesta primeira fase, que será disputada entre os dias 3 e 5 de abril, os tenistas de cada grupo jogam entre si e o melhor classificado de cada grupo avança para a semifinal da competição, que será disputada no sábado, dia 6, também na Sociedade Harmonia de Tênis.
“Nossa ambição é posicionar o Roland-Garros Junior Series by Renault como uma referência e, ao mesmo tempo, apoiar a próxima geração de jogadores latino-americanos. Portanto, tomamos a decisão de adotar esse formato este ano para garantir que cada Junior jogue pelo menos três partidas”, explicou Aymeric Labaste, Diretor de Desenvolvimento Internacional da Federação Francesa de Tênis (FFT).
A definição dos grupos
Finalistas da edição 2023 do Roland-Garros Junior Series by Renault, a argentina Sol Larraia Guidi, que se sagrou campeã, e Pietra Rivoli, vice-campeã, voltarão a participar desta edição do torneio. A argentina, que defende seu título, está no Grupo A, enquanto a brasileira está no Grupo B e as duas só poderão se reencontrar na final, já que a vencedora do Grupo A enfrentará a vencedora do Grupo C, enquanto a do Grupo B enfrenta do Grupo D.
Já na chave masculina, impreterivelmente, haverá um novo campeão já que João Fonseca, campeão em 2022, não pertence mais a categoria e o colombiano Alejandro Arcila, campeão em 2023, não participará desta edição também por exceder a idade limite.
A missão de manter o título em mãos colombianas está com Lucas Velasco, que está no Grupo D.
Só que, diferentemente da chave feminina, o vencedor do Grupo D entre os meninos encara o vencedor do Grupo A, que conta com o brasileiro Luis Miguel e o argentino Faustino Boffelli, que ganhou acesso graças ao wild card que Juan Martín Del Potro, embaixador do torneio, o concedeu.
Já o vencedor do Grupo B enfrentará na tarde de sábado, dia 6, o vencedor do Grupo C.
Transmissão na ESPN e Star+
O Roland-Garros Junior Series by Renault contará com a transmissão da ESPN e do Star+. Na emissora, os jogos serão transmitidos diariamente entre às 16h e 19h, enquanto no Star+ os jogos serão exibidos a partir de 11h30, na quarta e quinta-feira, e 11h na sexta-feira.
Já no sábado, dia das semifinais, o Star+ inicia a transmissão às 12h30 e a ESPN entra no ar às 16h. No domingo, na final, ESPN e Star+ estarão no ar simultaneamente a partir de 14h30.
O Star+ levará as partidas do Roland-Garros Junior Series para 18 países de três continentes diferentes.
América Central: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua, Panamá e República Dominicana;
América do Sul: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela;
América do Norte: México.
Com a conquista, brasileiros garantiram vaga na chave principal de Roland Garros Junior, em Paris
Decisão que vale vaga em Roland Garros Junior, em Paris, acontece neste domingo (7), a partir das 14h30, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela ESPN e Star+
Nauhany Silva, Pietra Rivoli, Luis Miguel e Thomas Miranda buscam vaga na final do torneio, na Sociedade Harmonia de Tênis
Sexta-feira de definição no torneio. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais, na Sociedade Harmonia de Tênis