Capa

Grupos do Roland-Garros Junior Series by Renault estão definidos

02.04.2024  |    273 visualizações

Em busca do wild card para Roland Garros Junior, os jogadores estão divididos em quatros grupos com quatro jogadores na primeira fase da competição que vai até sexta, dia 5

São Paulo - A edição 2024 do Roland-Garros Junior Series by Renault começa nesta quarta-feira (3), na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, com uma diferença em relação aos principais torneios: ao invés de uma chave eliminatória em que o vencedor avança e o derrotado se despede da competição, a primeira fase será no formato de grupos que serão compostos por quatro jogadores em cada um dos quatro grupos.

Nesta primeira fase, que será disputada entre os dias 3 e 5 de abril, os tenistas de cada grupo jogam entre si e o melhor classificado de cada grupo avança para a semifinal da competição, que será disputada no sábado, dia 6, também na Sociedade Harmonia de Tênis.

“Nossa ambição é posicionar o Roland-Garros Junior Series by Renault como uma referência e, ao mesmo tempo, apoiar a próxima geração de jogadores latino-americanos. Portanto, tomamos a decisão de adotar esse formato este ano para garantir que cada Junior jogue pelo menos três partidas”, explicou Aymeric Labaste, Diretor de Desenvolvimento Internacional da Federação Francesa de Tênis (FFT).

A definição dos grupos

Finalistas da edição 2023 do Roland-Garros Junior Series by Renault, a argentina Sol Larraia Guidi, que se sagrou campeã, e Pietra Rivoli, vice-campeã, voltarão a participar desta edição do torneio. A argentina, que defende seu título, está no Grupo A, enquanto a brasileira está no Grupo B e as duas só poderão se reencontrar na final, já que a vencedora do Grupo A enfrentará a vencedora do Grupo C, enquanto a do Grupo B enfrenta do Grupo D.

Já na chave masculina, impreterivelmente, haverá um novo campeão já que João Fonseca, campeão em 2022, não pertence mais a categoria e o colombiano Alejandro Arcila, campeão em 2023, não participará desta edição também por exceder a idade limite.

A missão de manter o título em mãos colombianas está com Lucas Velasco, que está no Grupo D.

Só que, diferentemente da chave feminina, o vencedor do Grupo D entre os meninos encara o vencedor do Grupo A, que conta com o brasileiro Luis Miguel e o argentino Faustino Boffelli, que ganhou acesso graças ao wild card que Juan Martín Del Potro, embaixador do torneio, o concedeu.

Já o vencedor do Grupo B enfrentará na tarde de sábado, dia 6, o vencedor do Grupo C.

Transmissão na ESPN e Star+

O Roland-Garros Junior Series by Renault contará com a transmissão da ESPN e do Star+. Na emissora, os jogos serão transmitidos diariamente entre às 16h e 19h, enquanto no Star+ os jogos serão exibidos a partir de 11h30, na quarta e quinta-feira, e 11h na sexta-feira.

Já no sábado, dia das semifinais, o Star+ inicia a transmissão às 12h30 e a ESPN entra no ar às 16h. No domingo, na final, ESPN e Star+ estarão no ar simultaneamente a partir de 14h30.

O Star+ levará as partidas do Roland-Garros Junior Series para 18 países de três continentes diferentes.

 

América Central: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua, Panamá e República Dominicana;

América do Sul: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela;

 América do Norte: México.

Leia também...
07.04.2024

Com a conquista, brasileiros garantiram vaga na chave principal de Roland Garros Junior, em Paris

06.04.2024

Decisão que vale vaga em Roland Garros Junior, em Paris, acontece neste domingo (7), a partir das 14h30, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela ESPN e Star+

05.04.2024

Nauhany Silva, Pietra Rivoli, Luis Miguel e Thomas Miranda buscam vaga na final do torneio, na Sociedade Harmonia de Tênis

04.04.2024

Sexta-feira de definição no torneio. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais, na Sociedade Harmonia de Tênis