Capa

Núcleo de Recife do Projeto Massificação Maria Esther Bueno inicia parceria com a Cisco

17.11.2021  |    39 visualizações TÊNIS

Está previsto também o início das aulas de reforço de matemática e português

 

Recife (PE) – Recife, um dos 20 núcleos do Massificação Maria Esther Bueno, do Rede Tênis Brasil, é o primeiro a oferecer a inclusão digital aos alunos, através de uma parceria com a Cisco, empresa líder mundial em TI e redes. A ideia é estender o benefício a todas as cidades do projeto.

Os alunos do projeto Massificação no Compaz Escritor Ariano Suassuna, já estão tendo as primeiras noções de informática depois das aulas de tênis. Entre elas, navegar na internet e nas mídias sociais, criar e-mails, etc.

A formação complementar extra-quadra é um dos objetivos do projeto. Ainda neste mês, Recife também iniciará as aulas de reforço escolar de matemática e português, através da parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), cujo presidente é Marcos Magalhães, também conselheiro do RTB.

“Começamos com uma ideia de trazer mais crianças para o tênis. Massificar a prática para aumentar as chances de que novos campeões fossem descobertos. Mas já nos primeiros meses de execução essa ideia foi somada a outros objetivos que não estavam ligados apenas aos resultados esportivos. E através de parcerias voltadas à educação, como essas com a Cisco e o IQE, pretendemos impactar os jovens principalmente no momento de ingressar no ensino superior e na busca do primeiro emprego”, afirma Marcelo Motta, diretor Técnico do Massificação.

Massificação em Recife

O projeto Massificação Maria Esther Bueno teve início em 2018 na capital pernambucana e já apresentou o tênis de forma gratuita para mais de 4,5 mil crianças do Ensino Fundamental I das escolas públicas da cidade.

As aulas são ministradas duas vezes por semana na academia Squash Tennis Center, no Compaz Ariano Suassuna e Compaz Miguel Arraes, estruturas da prefeitura que prestam serviços às comunidades visando reduzir o índice de violência.

“O projeto é inédito aqui em Recife, muito bem estruturado e com profissionais capacitados tanto na parte técnica como na parte de gestão. É fundamental para darmos oportunidade às crianças de estarem fazendo aulas de tênis gratuitamente, onde a grande maioria delas não teria a chance de experimentar esse esporte maravilhoso que tanto ensina princípios e valores como respeito, honestidade, lealdade, concentração, dedicação, saber perder, entre outros”, explica Davi Barros, coordenador do Massificação Maria Esther Bueno em Recife.

Atualmente, o projeto conta com 160 crianças matriculadas e seis professores. Quinze dessas crianças se destacaram e treinam diariamente. Outras seis já integram a equipe de competição.

Sobre o Projeto

O Projeto Massificação Maria Esther Bueno tem como principal objetivo apresentar o tênis de forma recreativa para crianças de 6 a 12 anos do ensino público, e assim ampliar a quantidade de praticantes de tênis na base e proporcionar uma continuidade de prática e aprendizado do esporte aos alunos participantes dos últimos anos.

A iniciativa está presente em 20 cidades: Araras, Barueri, Fernandópolis, Jaguariúna, Piracicaba, Santana de Parnaíba, São João da Boa Vista e a capital, no estado de São Paulo; Mangaratiba, no Rio de Janeiro; Vila Velha, Serra, Guarapari, Cachoeiro do Itapemirim e Anchieta, no Espírito Santo; Nova Lima, em Minas Gerais; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Brasília, no Distrito Federal; Itumbiara, em Goiás; Belém, no Pará; e Recife, em Pernambuco.

O Massificação teve início em 2014 e quatro anos depois recebeu o nome de Massificação Maria Esther Bueno, em parceria firmada com a família da tenista. Desde então, já beneficiou mais de 40.000 crianças ao redor do país. Dessas, cerca de 1.000 praticam tênis regularmente em academias parceiras. Além disso, 500 professores ligados à rede pública foram capacitados com a metodologia da Rede Tênis Brasil para replicar as aulas do projeto em mais locais de execução.

Com o recurso de empresas através da Lei de Incentivo ao Esporte, o Rede Tênis Brasil capacita professores e leva aulas para escolas públicas dos núcleos e praças esportivas, assim como outros locais que consigam receber o projeto.

Sobre o Rede Tênis Brasil

O Rede Tênis Brasil tem o objetivo de ser um fomentador do tênis brasileiro, desenvolvendo atletas e treinadores, investindo no esporte desde a apresentação da modalidade em escolas públicas até a formação de atletas de destaque no cenário mundial. Para ajudar na implementação das ações, o projeto conta com uma rede de academias e polos parceiros em todo o Brasil.

O projeto nasce como uma evolução do Instituto Tênis, que desde 2002 utiliza a modalidade como uma ferramenta de transformação através do esporte. 

 

Mais informações:

DGW Comunicação – Daniela Giuntini

Tel. 11 98292-0826

 

 

Leia também...
22.10.2024

O Parque Diamante +Energia recebe o evento, de 25 a 27 de outubro, com entrada gratuita para o público

17.10.2024

O Parque Diamante +Energia recebe o evento, de 25 a 27 de outubro, com entrada gratuita para o público

10.10.2024

Torneio vale vaga para a chave do Australian Open Junior de 2025

02.10.2024

Jovem paulista, de 18 anos, está se preparando para os próximos torneios