Capa

Pella e Garin disputam primeiro título da carreira no Brasil Open 2019

02.03.2019  |    15 visualizações TÊNIS

Argentino e chileno derrotam europeus e jogam a final às 14h30 deste domingo no Ginásio do Ibirapuera. Delbonis e Gonzalez são campeões de duplas

São Paulo - O Torneio Aberto do Brasil - ATP 250 - Brasil Open 2019 será o primeiro título da carreira do argentino Guido Pella ou do chileno Christian Garin. Os tenistas sul-americanos duelam pelo troféu do torneio neste domingo, às 14h30, após vencerem as semifinais deste sábado, no Ginásio do Ibirapuera. 

Pella, de 28 anos, interrompeu a invencibilidade do sérvio Laslo Djere no Brasil. O argentino derrotou o campeão do ATP 500 do Rio em dois tiebreaks, 7/6(10) e 7/6(1). “Ele (Djere) é um adversário duro. Tive que estar concentrado, porque ele está jogando o melhor tênis de sua carreira, mas consegui resistir”, comentou. 

Após um primeiro set sem quebras, Pella teve a vantagem no segundo, mas foi quebrado ao sacar para o jogo. No entanto, o argentino dominou o tiebreak para se garantir em sua quinta final da carreira. “É uma situação do jogo. Sacar para o jogo é um momento de nervos, sabia que isso poderia acontecer, mas por sorte pude administrar”, analisou o número 48 do mundo.

Pella já disputou quatro finais de ATP e perdeu todas. “Não veio a vitória outras vezes, mas venho fazendo uma gira muito boa, um grande ano. Ganhei muitos pontos, venci jogos duríssimos. Se eu ganhar, ótimo, mas se não der, seguirei lutando porque acontecerá em algum momento. Espero que seja amanhã”, concluiu.

Já Garin terá sua primeira chance de levantar um troféu de ATP aos 22 anos. O chileno superou o norueguês Casper Ruud por duplo 6/4. “Eu me senti muito cômodo em quadra. Estava um pouco mais cansado, mas também tinha muita confiança. Casper é um grande jogador, vinha com muito ritmo”, afirmou o 92º do ranking, que subirá aos menos 20 colocações na próxima semana.

O último título de ATP do Chile em simples foi do já aposentado Fernando Gonzalez em Viña del Mar, em 2009. “Não caiu a ficha que estou na final. Trabalhei muito duro por muito tempo para chegar a este resultado. Mas agora quero mais. Quero jogar bem amanhã. Sei que se jogar bem, tenho uma boa chance”, disse Garin.

Porém, assim como Pella, Garin estará satisfeito com seu desempenho independentemente do resultado da final. “Estou buscando isso há muito tempo, mas agora que cheguei aqui não quero ficar me pressionando. Tenho 22 anos. Vou buscar o título na final, claro, mas se não acontecer ficarei contente com a campanha”, acrescentou.

Nas duplas, a parceria dos argentinos Federico Delbonis e Maximo Gonzalez venceu pelo segundo ano consecutivo o título de duplas do Brasil Open. Eles derrotaram os britânicos Luke Bambridge e Jonny O’Mara por 6/4 e 6/3 neste sábado. Este foi o terceiro título de Gonzalez em 2019.

"Estou muito feliz pela gira que tive. Poder jogar outra vez com um amigo como ele (Delbonis) é algo que se transmite na quadra. Podemos conversar as coisas sem pressão", comentou Gonzalez.

Já Delbonis venceu seu terceiro troféu em Sâo Paulo. Ele também foi campeão de simples em 2014, além do título de duplas do ano passado. "A química é sempre boa e isso ajuda muito o nosso jogo. Quando tenho confiança no parceiro, jogo mais relaxado. Estou feliz por mais uma vitória e por seguir invicto como dupla aqui em São Paulo", disse o canhoto. 

 

Patrícia Medrado e jornalista Ivo Simon são homenageados no Brasil Open

O Torneio Aberto do Brasil - ATP 250 - Brasil Open 2019 homenageou duas grandes personalidades do tênis brasileiro neste sábado (2), no Ginásio do Ibirapuera: a tenista Patrícia Medrado, uma das grandes expoentes do tênis feminino do país, e o jornalista Ivo Simon.

Medrado, 62, foi top 10 de duplas e top 50 em simples. Defendeu o Brasil no Pan-Americano de 1975, ficando com a medalha de prata. Foi a melhor tenista do país por 11 anos seguidos e foi a brasileira com mais participações na Fed Cup, disputando a competição por 14 anos.

Como atleta master, Medrado foi pentacampeã mundial em simples, tetracampeã em duplas e bicampeã em duplas mistas. Fora das quadras, seu instituto levou o tênis a mais de 30 espaços públicos no Brasil e capacitou mais de 900 profissionais de Educação Física a ensinar tênis em escolas públicas. Também é diretora da entidade Atletas pelo Brasil.

"Fiquei muito emocionada. É um prestígio ter a nossa história relembrada, principalmente por representar o tênis feminino brasileiro, muitas vezes negligenciado. Agradeço aos organizadores pela homenagem", disse Medrado.

Ivo Simon, 80, foi um precursor da assessoria de imprensa no esporte brasileiro, especialmente no tênis e no golfe. Fundou a ABERJE, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, foi Diretor de Comunicação da Koch Tavares e editor das revistas Tênis, Tênis Ilustrado e Tênis Esporte, foi também Diretor de Comunicação da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo e da Confederação Brasileira de Tênis.

Seus outros trabalhos incluem a fundação da Sociedade de Psicologia do Esporte, Atividades Físicas e da Recreação do Estado de São Paulo, sua atuação como comentarista de TV, assessor de imprensa de mais de 400 eventos pelo mundo e outros vários feitos pela comunicação no país.

 

CãoDulas tomam a quadra do Brasil Open novamente

Pelo quarto ano consecutivo, o Brasil Open recebeu os CãoDulas em uma exibição no Ginásio do Ibirapuera. Cinco cachorros que foram abandonados e são cuidados pela ONG Patinhas Unidas e pela empresa PremierPet tomaram a quadra central do torneio para pegar bolinhas de tênis antes das semifinais neste sábado (2).

Os cachorros chamados Pipoca, Teka, Thor, Kiara e Bob dividiram a quadra com dois jogadores: o argentino Marco Trungelliti, que fez quartas de final do torneio, e o tcheco Roman Jebavy, semifinalista de duplas.

O objetivo da exibição é encontrar novos donos para os cachorros, que viviam nas ruas depois de serem abandonados. Em anos anteriores, pelo menos um dos CãoDulas encontraram um novo lar logo após o Brasil Open.

 

Resultados deste sábado (2):

Semifinais de Simples
[3]Guido Pella (ARG) v. Laslo Djere (TCH), 7/6(10) 7/6(1)
Christian Garin (CHI) v. Casper Ruud (NOR), 6/4 6/4

Final de duplas
Federico Delbonis / Maximo Gonzalez (ARG) v. Luke Bambridge / Jonny O'Mara (GBR) - 6/4 6/3

Programação - Domingo - 14h30 - Quadra Central

Final de Simples
[3]Guido Pella (ARG) vs. Christian Garin (CHI)

 

Site oficial e mídias sociais - Acompanhe todas as informações sobre o Brasil Open 2019 no site oficial www.brasilopen.com.br e nas mídias sociais: @BrasilOpenTenis (Facebook), @brasilopen (Instagram) e @brasilopentenis (Twitter). Fotos disponíveis em Flickr.com/brasilopen2019 

O Torneio Aberto do Brasil - ATP 250 - Brasil Open 2019 tem o patrocínio principal da VIVO. Patrocínio - Fly Emirates, TIVIT, Estácio e American Express. Material Esportivo Oficial – Fila. Bola Oficial - Wilson. Carro Oficial: Audi.  Hotel Oficial – Radisson Paulista São Paulo. Transporte Oficial – Joanini. Parceiros oficiais – Premier Pet, By Kamy, Viña Ventisquero, Champagne Lanson, NB Steak, Lindoya Verão, Granado, Saccaro, Ceratti, Maratá, Cerveja Therezópolis, Forno de Minas, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esportes e Confederação Brasileira de Tênis. Parceiro de Mídia – FOX Sports e Bandsports. Evento Oficial - ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Realização - ASBRA (Associação Brasileira para Criação e Desenvolvimento de Modalidades Esportivas), através da Lei de Incentivo ao Esporte – Secretaria Especial do Esporte – Ministério da Cidadania.

Leia também...
24.10.2024

O Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo (SC), recebe o evento, de sexta a domingo (25 a 27 de outubro), com entrada gratuita para o público

22.10.2024

O Parque Diamante +Energia recebe o evento, de 25 a 27 de outubro, com entrada gratuita para o público

17.10.2024

O Parque Diamante +Energia recebe o evento, de 25 a 27 de outubro, com entrada gratuita para o público

10.10.2024

Torneio vale vaga para a chave do Australian Open Junior de 2025