Orlando Luz representa o Brasil na final dos 18 anos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis
29.03.2014
| 40 visualizações
TÊNIS
-
Aliona Bolsova ganhou de virada nas semifinais
Marcelo Ruschel/POA Press
-
Jil Teichmann venceu em dois sets

Marcelo Ruschel/POA Press
-
Geens surpreendeu o favorito número 1

Marcelo Ruschel/POA Press
-
Orlando Luz e Marcelo Zormann se cumprimentam
Marcelo Ruschel/POA Press
Neste domingo, tenista gaúcho enfrenta o belga Clement Genns na ALJ Jil Teichmann e Aliona Bolsova Zadoinov venceram no sábado pelas semifinais
Porto Alegre (RS), 29 de março de 2014 - O brasileiro Orlando Luz, sexto na lista dos favoritos, e o belga Clement Geens, nono, decidem o título dos 18 anos masculinos do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. A partida final será disputada neste domingo (dia 30), às 12 horas, na quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil, com transmissão ao vivo do SPORTV. No sábado, Luz ganhou do paulista Marcelo Zormann, cabeça de chave número 10, por 6/4 e 6/3, enquanto Geens passou pelo francês Quentin Halys, o primeiro entre os pré-classificados, por 0/6, 6/1 e 6/4. A final feminina, às 9h30min, reunirá a suíça Jil Tiechmann e a espanhola Aliona Bolsova Zadoinov. A entrada é franca.
Jogando com o apoio do bom público que compareceu à Associação Leopoldina Juvenil, o gaúcho Orlando Luz precisou de uma hora e 20 minutos para superar Zormann, atleta do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), em dois sets. "Venho de uma gira longa, e meu preparo físico já está meio desgastado. Ainda assim consegui fazer um bom jogo e fechar a partida", afirmou o tenista de 16 anos, que no domingo passado foi campeão do Banana Bowl, disputado em São José do Rio Preto, São Paulo, e no anterior venceu em Assunção, no Paraguai.
Orlando jogará neste domingo para colocar o Brasil no topo do Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre depois de três anos da conquista de Thiago Monteiro. Para a torcida local, a vitória do tenista nascido em Carazinho representará também o título de um gaúcho depois de 15 anos. A última vez que um representante do Rio Grande do Sul venceu o torneio foi em 1999, com Lucas Engel. "Jogar com a torcida ao lado é muito bom. Ajuda a manter o ritmo e a reverter situações adversas", ressaltou Luz.
Na outra semifinal, o duelo foi entre europeus. Clement Geens surpreendeu ao vencer o cabeça de chave número 1, o francês Quentin Halys, de virada, em uma hora e 50 minutos. "Eu comecei jogando muito mal, e ele estava muito agressivo. Depois, consegui impor o meu jogo e fechar a partida", explicou o finalista.
18 ANOS FEMININOS - Duas europeias decidirão o título feminino dos 18 anos no Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre. Neste sábado (dia 29), a suíça Jil Teichmann, 13ª cabeça de chave, e a espanhola Aliona Bolsova Zadoinov, 14ª pré-classificada, passaram por jogos bem diferentes nas semifinais para garantir lugar na decisão do título.
Na primeira partida da rodada, Teichmann dominou completamente o jogo sobre a americana Dasha Ivanova, cabeça de chave número 10, para vencer por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/0, em pouco mais de uma hora. "Estava confiante e não tinha muita estratégia, apenas apostei no meu jogo e deu certo", definiu Teichmann, de 16 anos. "Na verdade, o placar do segundo set não reflete o que ele foi, minha adversária teve momentos bem fortes e foi um jogo duro", completou.
Teichmann começou o jogo já quebrando o serviço de Ivanova logo no primeiro game, o que repetiu no terceiro, fechando o set em 6/2 com um ace. Na segunda parcial, a história parecia se repetir com a suíça quebrando a americana logo de cara, mas foi ainda mais tranquilo: Ivanova não conseguiu fechar nenhum game de serviço e, com três quebras, Teichmann selou a vitória em 6/0.
Já na segunda semifinal, foi preciso muito suor e paciência para a Bolsova, que venceu de virada a húngara Anna Bondar, quinta favorita, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 7/6 (2) e 6/2. Segura e eficiente, Bondar começou melhor em quadra, enquanto Bolsova parecia nervosa e errava bolas fáceis. Com três quebras contra duas da espanhola, a húngara fechou em 6/3. O jogo começou a mudar no segundo set, quando Bondar chegou a sacar em 5/2 para decidir a partida, mas perdeu o serviço e também o foco: Bolsova não perdoou e, com uma direita poderosa, virou sobre a húngara para levar o set ao tiebreak, vencendo por 7-2.
No terceiro set, Bondar tentou voltar ao jogo, mas era tarde: Bolsova abriu 5/0 e não desperdiçou o primeiro match point que obteve, selando o placar em 6/2 depois de três horas de partida sob o sol escaldante. "Mais um jogo duro, mais uma vez sobrevivi", brincou Bolsova, 16 anos, que também precisou de três horas para vencer nas quartas de final. "Não me perguntem como eu fiz isso, eu mesma ainda estou tentando entender de onde tirei essa vitória. Estou muito feliz!", comemorou.
Resultados - Chave simples - 18 anos masculinos - semifinal:
Clement Geens (BEL/9) d. Quentin Halys (FRA/1) 0/6 6/1 6/4
Marcelo Zormann (BRA/10) d. Orlando Luz (BRA/6) 6/4 6/3
Resultados - Chave simples - 18 anos femininos - semifinal:
Jil Teichmann (SUI/13) d. Dasha Ivanova (USA/10) 6/2 6/0
Aliona Bolsova Zadoinov (ESP/14) d. Anna Bondar (HUN/5) 3/6, 7/6 (2) 6/2
As chaves e outras informações do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.
O patrocínio do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é da Gerdau e do Banco Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal Brasil, da White Martins, SAP, Claro, Ticket e Asics. A organização e a realização é da ALDEeA. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) - Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
MAIS FOTOS DO DIA DO CAMPEONATO INTERNACIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK:
https://www.flickr.com/photos/poapress/sets/72157642854655775/

Informações para a Imprensa:

DivulgAção Assessoria

Cláudia Coutinho 

fone (51) 9968-2144 / email claudiacoutinho21@gmail.com