Capa

Três europeias e uma amerciana estão nas semifinais dos 18 anos no Campeonato Internacional Juvenil

28.03.2014  |    46 visualizações TÊNIS

Jil Teichmann enfrenta Dasha Ivanova e Aliona Bolsova pega Anna Bondar na rodada de sábado

Porto Alegre (RS), 28 de março de 2014 - Foram definidas na manhã desta sexta-feira (dia 28) as semifinalistas da chave principal feminina dos 18 anos do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Nos quatro jogos disputados nas quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil, três europeias e uma americana, todas pré-classificadas, avançaram rumo ao título do torneio Junior Grade A da Federação Internacional de Tênis (ITF) - que reúne os nove principais eventos da categoria no mundo (incluindo os quatro Grand Slams). Neste sábado (dia 29), a suíça Jil Teichmann enfrenta a americana Dasha Ivanova e a espanhola Aliona Bolsova Zadoinov pega a húngara Anna Bondar.

No jogo mais tranquilo da manhã, a húngara Anna Bondar, cabeça de chave número 5, precisou de pouco mais de uma hora para despachar a segunda favorita, a francesa Fiona Ferro, por duplo 6/2. "Me senti muito bem na quadra hoje, acertei muitos winners, foi um jogo bom", resumiu Bondar, que chama a atenção por um acessório um pouco inusitado nas quadras: míope, a húngara joga de óculos. "Tentei usar lentes de contato, mas meus olhos ficavam muito ressecados", explicou Bondar, que diz não se preocupar com acidentes. "Jogo de óculos já há dois anos e ainda não levei nenhuma bolada, espero que siga assim", brincou.

Bondar vai disputar uma vaga na decisão do título contra a americana Dasha Ivanova. Décima favorita, ela precisou de três sets para virar o jogo sobre a australiana Priscilla Hon, cabeça de chave 3, e vencer por 6/7 (4), 6/2 e 7/6 (5). Apesar do cansaço após o jogo de mais de duas horas e meia, Ivanova era só sorrisos: pela primeira vez, está na semifinal de um torneio Grade A. "Fiquei nervosa no primeiro set, mas depois consegui relaxar e acho que ataquei muito bem, foi o que fez a diferença no meu jogo", disse a russa naturalizada americana, que se mudou aos quatro anos para Oregon, nos Estados Unidos, e hoje treina na ensolarada Flórida. "Esse sol forte todo está sendo ótimo pra mim!", comemorou.

Em outra partida da rodada, decidida apenas em dois sets, a suíça Jil Teichmann, 13ª cabeça de chave, seguiu demonstrando estar em uma ótima semana. Depois de vencer a principal favorita nas oitavas de final, Teichmann avançou às semifinais ao derrotar a americana Usue Arconada, oitava favorita, por 6/1 e 7/6 (6). A suíça terá uma espanhola pela frente na briga por um lugar na final: Aliona Bolsova Zadoinov (14ª favorita) precisou superar muitas longas trocas de bola e mais de três horas de sol inclemente na quadra para vencer a italiana Bianca Turati por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 1/6, 6/4. "No segundo set, pensei que fosse morrer. Quando começou o terceiro, pensei: o que eu estou fazendo aqui? Foi o que bastou para que eu acionasse minha mente para focar no jogo e me manter forte até o final", confessou Bolsova, que há apenas um ano compete pela Espanha.

PAIS OLÍMPICOS - Natural da Moldávia, a família da tenista tem uma longa tradição esportiva: saltadora, a mãe disputou quatro olimpíadas, enquanto o pai, especialista nos 110m com barreiras, foi atleta olímpico moldavo três vezes. Foi durante os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, que ambos se apaixonaram pela capital catalã e decidiram deixar a conturbada pátria natal rumo a uma vida mais tranquila. Quando chegaram de mudança, em 1999, Bolsova tinha dois anos - e apenas cinco anos mais tarde foi começar a jogar tênis. "Na minha família todos são atletas de pista, e realmente não sei porque fui do contra e escolhi o tênis", brinca a jogadora, de 16 anos. "Mas amo o esporte, quero ser profissional e me tornar a melhor jogadora possível", completa.

Resultados - Chave simples - 18 anos femininos - quartas de final:
Jil Teichmann (SUI/13) d. Usue Arconada (USA/8) 6/1 7/6 (6)
Dasha Ivanova (USA/10) d. Priscilla Hon (AUS/3) 6/7 (4) 6/2 7/6 (5)
Aliona Bolsova Zadoinov (ESP/14) d. Bianca Turati (ITA) 6/3 1/6 6/4
Anna Bondar (HUN/5) d. Fiona Ferro (FRA/2) 6/2 6/2
Semifinais, neste sábado: Teichmann x Ivanova e Zadoinov x Bondar

A programação completa e as chaves do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

O patrocínio do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é da Gerdau e do Banco Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal Brasil, da White Martins, SAP, Claro, Ticket e Asics. A organização e a realização é da ALDEeA. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) - Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

MAIS FOTOS DO DIA DO CAMPEONATO INTERNACIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK:
https://www.flickr.com/photos/poapress/sets/72157642854655775/

Informações para a Imprensa:

DivulgAção Assessoria

Cláudia Coutinho

fone (51) 9968-2144 / email claudiacoutinho21@gmail.com
Leia também...
06.08.2025

Paulista supera a jovem argentina Sol Larraya Guidi e avança às oitavas de final

29.07.2025

Decisões acontecem nesta quarta-feira (30) no Praia Clube de Uberlândia

14.07.2025

Cidade recebeu a 5ª etapa da competição, com jogos em 12 categorias no Ginásio Sarkizão

30.06.2025