Time japonês busca aprender o estilo brasileiro no Campeonato Internacional Juvenil
28.03.2014
| 24 visualizações
TÊNIS
Técnicos Ko Iwamoto e Yoshinori Nakayama destacam a importância da troca de experiência com outras culturas para o crescimento de seus atletas
Porto Alegre (RS), 28 de março de 2014 - Cinco semanas depois de terem sido depositados com todo o carinho na mala, tradicionais leques japoneses e caixas de doces também do Japão enfim encontraram seu destino do outro lado do planeta: a sala da organização do 31º do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Há quatro anos seguidos presentes no torneio com seus jogadores, os técnicos Ko Iwamoto e Yoshinori Nakayama fizeram questão de presentear a equipe que, nas palavras deles, sempre os ajudou e a quem eles já consideram amigos.
"É o melhor torneio Grade A da ITF que disputamos, disparado, e isso tem muito a ver com a recepção calorosa e amigável que todos nos dão aqui em Porto Alegre", conta Nakayama, acrescentando que esse calor humano também é fundamental para os jogadores japoneses. "Eles precisam aprender com os sul-americanos, e especialmente com os brasileiros, a ter mais garra e saber demonstrá-la na hora de um jogo mais difícil. Para eles, isso não é uma característica natural", observa o treinador. Iwamoto completa: "Eles são muito disciplinados, e isso, às vezes, faz com que sejam bonzinhos até demais em quadra. Precisam desse contato para aprender a vibrar mais".
No atual grupo dos técnicos estão quatro juvenis, dos quais dois avançaram à segunda rodada do torneio na Associação Leopoldina Juvenil: Jumpei Yamasaki, de 16 anos, e Renta Tokuda, que comemora seus 16 neste sábado (dia 29). Juntos disputam as semifinais das duplas masculinas nesta sexta-feira (dia 28). "Viemos para cá para jogar no saibro. Não porque seja a superfície favorita deles, mas justamente porque não é!", ri Nakayama. "Para ter um jogo completo, é preciso experiência em todas as quadras, e, no Japão, basicamente só temos pisos rápidos ou, o mais comum, de grama sintética."
E os técnicos não têm dó de trazer a gurizada para cinco semanas de intensivo no saibro, passando por Chile, Argentina, Paraguai e duas semanas no Brasil. "Para eles, é importante ter essa experiência com outras culturas, estar longe de casa, não apenas pessoalmente, mas também para o próprio nível de tênis deles", explica Iwamoto.
Comidas, personalidades, segurança (apesar de sentirem a diferença), nada disso é mais difícil para eles de se acostumar do que a relação com o relógio. "No Japão, se um trem passa de dois em dois minutos, é assim, cronometrado, que acontece. Na América do Sul, esse conceito é mais amplo - dois minutos podem virar 10, ou 15, 20...", diverte-se Nakayama, antes de ressaltar a melhor parte de estar desse lado do mundo nesta época do ano. "O sol! Agora, no Japão, faz um frio de congelar, neve por toda a parte. Aqui estamos quentinhos no sol!", diz, enquanto seu bronzeado não o deixa mentir.
Preocupados em aprimorar o nível dos atletas e apresentá-los a novas experiências, os técnicos só lamentam não ter tempo suficiente para fazer mais turismo, mostrar mais das cidades que visitam para os jogadores. Em Porto Alegre, tiveram uma única noite de folga, antes do início da chave principal dos 18 anos: no domingo, se esbaldaram em uma churrascaria.
"Eles comem demais!", entrega Iwamoto, referindo-se aos atletas, de 16 anos e em plena "fase de crescimento". "Levá-los a um bufê livre é sempre a saída mais econômica, porque a quantidade que eles comem é impressionante. No fim, o prejuízo é do restaurante", completa Nakayama, entre risos.
O patrocínio do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é da Gerdau e do Banco Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal Brasil, da White Martins, SAP, Claro, Ticket e Asics. A organização e a realização é da ALDEeA. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) - Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
MAIS FOTOS DO DIA DO CAMPEONATO INTERNACIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK:
https://www.flickr.com/photos/poapress/sets/72157642854655775/

Informações para a Imprensa:

DivulgAção Assessoria

Cláudia Coutinho
fone (51) 9968-2144 / email claudiacoutinho21@gmail.com