Brasileira Luisa Stefani se despede do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre
27.03.2014
| 39 visualizações
TÊNIS
-
Priscila Hon avança para as quartas de final
Marcelo Ruschel/POA Press
-
Fanny Stollar (branco) e Jil Teichamann (rosa)
Marcelo Ruschel/POA Press
-
Luisa Stefani chegou à terceira rodada do torneio
Marcelo Ruschel/POA Press
No jogo entre amigas, Jil Teichmann elimina a favorita Fanny Stollar
Porto Alegre (RS), 27 de março de 2014 - Em um jogo dificílimo e marcado pela sequência de quebras de serviço, a última brasileira deu adeus nesta quinta-feira (dia 27) à chave principal feminina dos 18 anos no 31º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis, apresentado por Gerdau e Itaú. Abrindo o quarto dia de disputas na quadra principal da Associação Leopoldina Juvenil, a paulista Luisa Stefani protagonizou uma batalha válida pelas oitavas de final, vencida pela norte-americana Usue Maitane Arconada, cabeça de chave número 8, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4. "Acho que meu problema foi ter me concentrado mais no jogo dela do que no meu", lamentou Luisa, depois da partida. "Cometi muitos erros e, principalmente, meu saque não funcionou hoje", resumiu.
No primeiro set, a disputa seguiu equilibrada até o sétimo game, quando Luisa quebrou o serviço da americana que, irritada, golpeou as placas publicitárias em torno da quadra com a raquete. Direcionando a emoção para o jogo, Arconada aproveitou sua forte batida para quebrar o saque da brasileira no game seguinte sem perder um ponto sequer. O equilíbrio voltou, e só foi novamente decidido para o lado da americana quando uma bola de Luisa acertou o topo da rede e saiu da quadra, dando o 12º game e a vitória por 7/5 para Arconada.
No segundo set, a americana tentou maneirar na força e apostar na tática, como vinha fazendo a brasileira. O resultado foi uma sequência de quebras de serviço. No fim, ao contrário do que costuma ocorrer, o que decidiu o set não foi uma quebra, mas uma confirmação: Arconada venceu em seu game de saque para fazer 4/3 e abrir a vantagem necessária para, três games de quebras depois, fechar em 6/4.
"Acho que não joguei de maneira tão inteligente como vinha fazendo, foi um jogo duro. Agora, é olhar para frente e me concentrar 100% nas duplas", adiantou Luisa, que disputa ainda nesta quinta-feira uma vaga nas semifinais da chave de duplas: ao lado da mexicana Renata Zarazua, encara a parceria entre as colombianas Maria Fernanda Herazo Gonzalez e Maria Paulina Perez-Garcia.
Vinda de boas vitórias nas duas primeiras rodadas em Porto Alegre, Luisa Stefani disputa na próxima semana mais um torneio juvenil da Federação Internacional de Tênis, na Bolívia. Depois, o foco da brasileira passa a ser treinar para os dois Grand Slams do meio do ano - Roland Garros, na França, e Wimbledon, na Grã-Bretanha.
SURPRESA NAS OITAVAS - Nas quartas de final em Porto Alegre, a americana Arconada agora enfrenta a suíça Jil Belen Teichmann, 13ª favorita. Na quadra ao lado, Teichmann surpreendeu ao vencer com extrema facilidade a cabeça de chave número 1 do torneio, a húngara Fanny Stollar, por 6/0 e 6/3. Ao final da partida, a curiosa cena chamou a atenção do público: em vez de sair cada uma para um lado, as duas tenistas trocaram risadas e abraços. Ao deixarem a quadra, mais sorrisos e abraços com outra vencedora do dia, a australiana Priscilla Hon (que avançou às quartas de final ao derrotar a norte-americana Olivia Hauger por 6/3 e 6/2). Tudo explicado ao saber que o trio vive grudado o ano todo, ao longo dos torneios que disputam em comum pelo circuito juvenil. São melhores amigas e, às vezes, adversárias.
"Quando nos enfrentamos, não podemos nem olhar uma para a outra", sorri Hon, 15 anos, que nunca enfrentou Stollar em simples (apenas duplas), mas já duelou duas vezes com Teichmann, com uma vitória para cada uma. "É sempre difícil enfrentar uma amiga, até porque é preciso uma concentração maior para não pensar que aquilo é um treino. O jeito é esquecer quem está do outro lado e manter a concentração no próprio jogo", entrega Teichmann, de 16 anos.
Passados os jogos da manhã, lá estava o trio, tomando o rumo do restaurante para um típico almoço de garotas.
Resultados - Chave simples 18 anos femininos - Terceira rodada:
Jil Teichmann (SUI/13) v. Fanny Stollar (HUN/1) 6/0 6/3
Usue Arconada (USA/8) v. Luisa Stefani (BRA) 7/5 6/4
Priscilla Hon (AUS/3) v. Olivia Hauger (USA/16) 6/3 6/2
Dasha Ivanova (USA/10) v. Renata Zarazua (MEX/7) 7/6 (4) 6/4
Bianca Turati (ITA) x Katherine Sebov (CAN) - em andamento
Aliona Bolsova Zadoinov (ESP/14) v. Sofia Kenin (USA/4) 6/3 6/2
Anna Bondar (HUN/5) v. Madison Bourguignon (USA) 6/1/6 6/2
Fiona Ferro (FRA/2) v. Verena Hofer (ITA) 6/1 2/6 6/2
A programação completa e as chaves do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.
O patrocínio do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é da Gerdau e do Banco Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal Brasil, da White Martins, SAP, Claro, Ticket e Asics. A organização e a realização é da ALDEeA. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) - Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
MAIS FOTOS DO DIA DO CAMPEONATO INTERNACIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK:
https://www.flickr.com/photos/poapress/sets/72157642854655775/

Informações para a Imprensa:

DivulgAção Assessoria

Cláudia Coutinho

fone (51) 9968-2144 / email claudiacoutinho21@gmail.com