Capa

Técnicos presentes no Campeonato Internacional Juvenil de Tênis falam da rotina das viagens

27.03.2014  |    36 visualizações TÊNIS

Apesar do desgaste, treinadores dos 14 e 16 anos avaliam como positivas

Porto Alegre (RS), 27 de março de 2014 - A vida dos tenistas juvenis que sonham em se tornar atletas profissionais exige uma rotina de muitos sacrifícios. São treinos, alimentação balanceada e viagens que geram longos períodos longe de casa e muitos gastos. Os treinadores que acompanham os atletas das categorias 14 e 16 anos no circuito da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) elegem essas duas últimas questões como as maiores dificuldades a serem enfrentadas. Nos intervalos dos jogos na Sogipa, válidos pelo 31º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, eles falam desse quotidiano.

Para o argentino Carlos Mealla, 29 anos, que acompanha o compatriota Bruno Caula, nos 14 anos masculino, a questão financeira é o principal obstáculo a ser superado durante as viagens. "A situação econômica na Argentina não é boa, por isso, quando viajamos para o Exterior, tudo está mais caro. Passagens, hospedagem e alimentação envolvem muito dinheiro, portanto acredito que as maiores dificuldades são as econômicas", aponta Mealla.

O paraguaio Guillermo Guerreño, que acompanha Bruno Britez Risso, da chave dos 16 anos, e mais sete atletas, ressalta que viagens com mais de uma escala são as mais complicadas. "Quando temos que jogar um torneio no Brasil, na Argentina ou no Chile, geralmente é mais fácil, porque o voo é direto. Mas quando precisamos ir até a Colômbia ou a Venezuela, o desgaste é maior, porque é preciso fazer pelo menos uma escala", afirma. Guerreño também aponta Colômbia e Chile como os países mais custosos. "Em geral, gastamos mais quando viajamos para esses países. Lá, as coisas estão mais caras. Aqui no Brasil, os custos subiram, creio que em razão da Copa do Mundo, mas ainda são mais baratos do que Colômbia e Chile", salienta.

Apesar das complicações, todos afirmam que os pontos positivos são maiores do que os negativos. "A troca de experiências é muito boa. No início da turnê, todos são mais quietos, mas com o passar das viagens vamos conhecendo os treinadores e os atletas de outros países e começamos a criar um vínculo muito bom, afinal, viajamos para os mesmos torneios. No caso do Bruno (Britez Risso), por exemplo, ele se dá muito bem com adversários diretos, como o Camilo Ugo (Argentina) e o Felipe Meligeni Alves (Brasil)", observa Guerreño.

O argentino Daniel Orsanic, ex-tenista profissional, que acompanha três atletas no torneio, destaca que a disciplina dos jogadores também faz a diferença durante os períodos de viagem: "Temos códigos de educação e conduta dentro da equipe, portanto, a disciplina dos jogadores é fundamental para aguentar esses períodos de viagens". Orsanic ressalta ainda que a motivação e o alto astral dos atletas também ajudam a aliviar o estresse. "Essa é uma rotina muito cansativa para todos. Mas os jogadores procuram sempre se motivar, pois sabem que, para jogar em alto nível, é preciso sacrifícios. Muitas vezes, costumo encontrar os atletas rindo ou brincando entre si, e isso ajuda a aliviar as tensões do dia a dia", finaliza.

A programação completa e as chaves do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.

O patrocínio do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é da Gerdau e do Banco Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal Brasil, da White Martins, SAP, Claro, Ticket e Asics. A organização e a realização é da ALDEeA. A consultoria técnica é da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) - Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

MAIS FOTOS DO DIA DO CAMPEONATO INTERNACIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK:
https://www.flickr.com/photos/poapress/sets/72157642854655775/

Informações para a Imprensa:

DivulgAção Assessoria

Cláudia Coutinho 

fone (51) 9968-2144 / email claudiacoutinho21@gmail.com
Leia também...
06.08.2025

Paulista supera a jovem argentina Sol Larraya Guidi e avança às oitavas de final

29.07.2025

Decisões acontecem nesta quarta-feira (30) no Praia Clube de Uberlândia

14.07.2025

Cidade recebeu a 5ª etapa da competição, com jogos em 12 categorias no Ginásio Sarkizão

30.06.2025