Cerimônia marca abertura oficial do 31o. Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre
26.03.2014
| 23 visualizações
TÊNIS
-
Marcelo Ruschel entre Laura e Ennio Moreira
Ricardo Rimoli/POA Press
-
Cerimônia de abertura reuniu tenistas, lideranças e convidados na ALJ
Marcelo Ruschel/POA Press
Solenidade realizada na noite de terça-feira reuniu atletas, lideranças e convidados .Evento marcou despedida de Marcelo Ruschel como fotógrafo profissional
Porto Alegre (RS), 26 de março de 2014 - Um dos mais tradicionais eventos do tênis juvenil mundial teve sua abertura oficial na noite de terça-feira (dia 25). Reunindo autoridades, convidados e atletas de 46 países, a solenidade que marcou o início da 31ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, foi também uma mostra da força do tênis gaúcho e brasileiro no cenário mundial.
A consolidação e o crescimento do torneio foram lembrados durante o evento. "São 31 edições ininterruptas de um campeonato que começou direcionado para jovens atletas do Rio Grande do Sul e se transformou em um dos maiores eventos juvenis do planeta. Por essas quadras passaram jovens tenistas que se transformaram em grandes atletas do circuito mundial", destacou o diretor do torneio e da Protenis Promoções Esportivas, Ennio Lopes Moreira.
Foi destacada também a importante parceria da Gerdau, patrocinadora do evento desde a sua primeira edição. "Para nós, é uma honra fazer parte deste torneio. Ao longo destas três décadas passaram por aqui mais de 20 mil competidores, entre eles destacados atletas. O objetivo é sempre incentivar os jovens a desenvolverem o seu talento no tênis", afirmou o diretor de Investimento da Gerdau, Richard Johannpeter.
ESPORTE E SOCIEDADE - O gerente de marketing do Itaú, Fábio Ferrara, lembrou a capacidade do esporte de mudar a realidade das pessoas. "Nossa vocação é transformar a sociedade através do esporte e da cultura, engajando pessoas. E nada melhor do que, seguindo esse objetivo, fazermos parte de um evento deste nível. Para nós, isso é muito importante", destacou Ferrara.
De acordo com o coordenador da Lei de Incentivo ao Esporte, professor Paulo Vieira, eventos como o realizado em Porto Alegre dão força à busca por formar atletas que elevem o Brasil ao patamar de potência nos esportes olímpicos. "Percebemos que o esporte é uma ferramenta de inclusão, uma alternativa para o país. Esse é um evento que deu um salto, e que a cada ano está melhorando em todos os sentidos", afirmou.
SEDES HISTÓRICAS - O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre sempre teve a Associação Leopoldina Juvenil e a Sogipa como sedes. Para os presidentes das duas entidades, é importante o convívio dos clubes com atletas de todo o mundo. "São duas entidades históricas no Estado, que fazem parte da trajetória desse torneio", lembrou o presidente da Sogipa, Ricardo Schwarz. "É muito importante para nós recebermos um evento dessa magnitude", destacou o presidente da Associação Leopoldina Juvenil, Ângelo Saint Pastous Caleffi.
HOMENAGEM - A noite ainda foi marcada por uma homenagem a Marcelo Ruschel, que escolheu a competição para encerrar a carreira como fotógrafo profissional. Presente desde o início do torneio, Ruschel sai de detrás das lentes para se dedicar exclusivamente ao Projeto WimBelemDon, que fundou em 2003 para atender crianças carentes do bairro Belém Novo, em Porto Alegre, com atividades de tênis e oficinas de leitura. "Hoje, o projeto está precisando 100% de mim. Na verdade, é o Marcelo que precisa estar 100% lá. É extraordinário acompanhar a transformação social que está acontecendo", emocionou-se o fotógrafo.
MÚSICA - A cerimônia oficial de abertura contou com a participação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, formada por músicos de 10 anos a 16 anos, que participam do projeto criado pela Secretaria de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social em 2008. O objetivo é promover a inclusão social por meio da música.
PROGRAMAÇÃO - Os jogos do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre prosseguem até domingo, com partidas válidas pelas categorias dos 10 anos aos 18 anos, masculinas e femininas, na Associação Leopoldina Juvenil e na Sogipa. A entrada é franca. As finais estão marcadas para o sábado e para o domingo.
A programação completa e as chaves do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.
O patrocínio do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é da Gerdau e do Banco Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal Brasil, da White Martins, SAP, Claro, Ticket e Asics. A organização é da PROTENIS Promoções Esportivas e a realização é da ALDEeA. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) - Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
MAIS FOTOS DO DIA DO CAMPEONATO INTERNACIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK:
https://www.flickr.com/photos/poapress/sets/72157642854655775/

Informações para a Imprensa:

DivulgAção Assessoria

Cláudia Coutinho 

fone (51) 9968-2144 / email claudiacoutinho21@gmail.com