Favoritos dos 18 anos masculino avançam no Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre
25.03.2014
| 35 visualizações
TÊNIS
-
Marcelo Zormann
Marcelo Ruschel/POA Press
-
Orlando Luz
Marcelo Ruschel/POA Press
-
João Menezes
Marcelo Ruschel/POA Press
Orlando Luz, João Menezes e Marcelo Zormann estrearam com vitória
Porto Alegre (RS), 25 de março de 2014 - A terça-feira foi de vitória dos favoritos ao título dos 18 anos masculinos do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú. Todos os cabeças de chave do torneio que entraram em quadra na Associação Leopoldina Juvenil venceram as suas partidas. Entre esses estão os três brasileiros pré-classificados: o gaúcho Orlando Luz, sexto na lista dos favoritos, o mineiro João Menezes, oitavo, e o paulista Marcelo Zormann, 10º.
Menezes precisou de três sets para vencer o suíço Marko Osmakcic e garantir presença na segunda rodada do torneio. O atleta mineiro impôs um bom ritmo no primeiro set, que venceu por 6/2. Abriu vantagem no segundo, mas não conseguiu impedir o crescimento de Osmakcic no jogo, que empatou o confronto. "Eu me perdi e ele acabou empatando", resumiu o brasileiro. No set decisivo, Menezes voltou a jogar bem e a sacar forte para vencer a partida por 6/2, 6/7(5) e 6/3.
ABANDONOS - Orlando Luz e Marcelo Zormann avançaram para a segunda rodada com menor esforço do que Menezes. Os adversários dos dois tenistas desistiram do jogo, em andamento. O gaúcho Orlando Luz vencia o paulista Lucas Santos por 4/0 no primeiro set quando seu adversário alegou problemas médicos e deixou a quadra. "Desde o início do jogo, notei que meu adversário estava mal. Desejo melhoras para ele", disse Orlando.
Marcelo Zormann, da equipe do Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), enfrentou colombiano Andres Torres. Depois de vencer o primeiro set por 6/1 e abrir vantagem no segundo, o tenista paulista assistiu ao adversário desistir da partida. "Eu não esperava que ele fosse abandonar. Não é a melhor forma de vencer, mas estou feliz com a partida que eu vinha fazendo", ressaltou o atleta.
MAIS BRASILEIROS - Osni Junior foi outro brasileiro que estreou com vitória. O paulista derrotou o holandês Tim Van Rijthoven, 15º pré-classificado, por 3/6, 7/6(3) e 6/2. "A grande diferença a meu favor foi que eu nunca desisti da vitória e lutei até o último ponto. A garra, a persistência e o físico foram o grande diferencial da partida", comentou. Osni, que passou pelo qualifying para alcançar a chave principal, acredita que pode ir mais longe. "Sei que o torneio reúne grandes jogadores, de melhor ranking, mas vou fazer o máximo para surpreender e chegar à final", afirmou.
FAVORITOS - Os dois principais favoritos da chave masculina dos 18 anos, os franceses Quentin Halys e Johan Tatlot, venceram suas partidas. Halys, tenista melhor ranqueado da competição, passou pelo gaúcho Rafael Matos, atleta do IGT, por 6/1 e 6/4. Tatlot, cabeça número 2, eliminou o paulista Igor Marcondes por duplo 6/3.
Resultados do dia - Chave simples 18 anos masculino - Primeira rodada
Quentin Halys (FRA/1) v. Rafael Matos (BRA) 6/1 6/4
Johan Sebastien Tatlot (FRA/2) v. Igor Ribeiro Marcondes (BRA) 6/3 6/3
Orlando Luz (BRA/6) v. Lucas Santos (BRA) 4/0 desistência
Naoki Nakagawa (JPN/7) v. Lucas Koelle (BRA) 6/3 6/0
João Menezes (BRA/8) v. Marko Osmakcic (SUI) 6/2 6/7 (5) 6/3
Marcelo Zormann (BRA/10) v. 6/1 4/0 desistência
Omar Jasika (AUS/12) v. Tallon Griekspoor (NED) 6/1 6/0
Osni Júnior v. Tim Van Rijthoven (NED/15) 3/6, 7/6(3) e 6/2
Marcelo Torres Barrios Vera (CHI) v. Carlos Longhi Neto (BRA) 6/4 3/6 6/3
Renta Tokuda (JPN) v. Arthur Fagundes (BRA) 6/0 6/2
Gabriel Tumasonis (BRA) v. Paulo Siracusa (BRA) 7/5 6/2
Edinei Mendes de Souza (BRA) v. Andrea Pellegrino (ITA) 6/0 6/2
Lautaro Pane (ARG) v. Peter Bertran (DOM) 6/4 6/4
Euclydes Marcondes Neto (BRA) v. Ighor Halmenschlager Reis (BRA) 6/3 5/7 6/1
Lucas Curth (ARG) x Lucas Sanches (BRA) - em andamento
A programação completa e as chaves do 31º Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre estão disponíveis no site www.campeonatointernacional.com.br.
O patrocínio do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é da Gerdau e do Banco Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal Brasil, da White Martins, SAP, Claro, Ticket e Asics. A organização é da PROTENIS Promoções Esportivas e a realização é da ALDEeA. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) - Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).
MAIS FOTOS DO DIA DO CAMPEONATO INTERNACIONAL ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK:
https://www.flickr.com/photos/poapress/sets/72157642854655775/

Informações para a Imprensa:

DivulgAção Assessoria

Cláudia Coutinho

fone (51) 9968-2144 / email claudiacoutinho21@gmail.com