Capa

Confronto Lokomotiv x Flamengo revive final da Copa 2011 na decisão do II Mundialito

18.05.2012  |    47 visualizações

Aldo Rebello, ministro dos Esportes, dará o pontapé inicial da final. Partida começa às 10h15, ao vivo pela TV Globo, na Arena Guarapiranga, com entrada gratuita para o público. Antes, Sporting e Vasco se enfrentam pelo terceiro lugar.

São Paulo (SP) - Lokomotiv e Flamengo vão decidir o II Mundialito de Clubes de Beach Soccer, na manhã deste sábado, dia 19, a partir das 10h15n (horário de Brasília), na Arena Guarapiranga - transmissão ao vivo para todo o país pela TV Globo. Antes, às 8h45min, Vasco da Gama e Sporting, que decidiram a primeira edição, decidem o terceiro lugar. A entrada do público é gratuita.

O confronto que vale o título da competição leva para a quadra uma rivalidade recente do beach soccer, entre brasileiros e russos, que teve seu ponto alto em setembro do ano passado, na vitória vermelha por 12 a 8, decidindo a Copa do Mundo FIFA, na Itália. Em novembro, os russos voltaram a vencer os brasileiros, por 5 a 4, na final da Copa Intercontinental, em Dubai (Emirados Árabes). Em São Paulo estarão, frente a frente, o Flamengo, dono da maior torcida do país, e o Lokomotiv, maior potência do beach soccer da Rússia. Em quadra, oito jogadores que estavam na final em areias italianas: Makarov, Leonov, Shkarin, Shaykov e Gorchinskyi, pelos russos, Anderson, Souza e Benjamin, pela Seleção Brasileira. No histórico entre as seleções, empate em 2 a 2 (os brasileiros venceram nas Copas do Mundo FIFA 2008 e 2007). Fato é que Brasil e Rússia estão novamente numa final só que, dessa vez, usando as camisas de Flamengo e Lokomotiv.

Makarov, artilheiro da semifinal europeia, falou sobre o reencontro com os brasileiros. "O Brasil é campeão mundial, assim como nós, russos, ou seja, é difícil dizer como vai ser essa decisão. A artilharia é o que menos importa neste momento. Quero é ser campeão com o time todo."

Bernardo, decisivo na vitória sobre os rubro-negros marcando os dois primeiros gols, destacou a postura da equipe e acredita que o caminho para o título passa pela mesma atitude. "O jogo contra o Lokomotiv é muito complicado, é uma equipe difícil de ser batida. Precisamos entrar com a mesma postura de hoje, concentrados do primeiro ao último minuto, para levar o título."

Aldo Rebello, ministro dos Esportes, confirmou presença na decisão e dará o pontapé inicial. Rebello vem tendo papel importante no Governo, nas conversas entre o Comitê Organizador Local (COL) e a FIFA nos assuntos relacionados à Copa do Mundo 2014. O ministro também vai entregar o troféu à equipe campeã.

Abrindo a tarde desta sexta-feira, dia 18, o Lokomotiv fez jus ao nome e passou como uma locomotiva pelo Sporting, atual vice-campeão. Contando com a base da seleção russa, a equipe vermelha chegou a abrir 8 a 2 no placar e venceu por 10 a 7 (gols de Makarov (4), Daniel (2), Shaykov (2), Leonov e Gorchinskyi, para o Lokomotiv, Madjer (3), Fernando DDI (2), Belchior e Coimbra, para o Sporting), na partida com maior número de gols da história da competição. Sem dar chances aos lusitanos, o time russo venceu, de maneira convincente, e garantiu sua vaga na final, vingando a derrota sofrida na semifinal de 2011, quando a equipe de Lisboa venceu por 5 a 4.

FLAMENGO 3 x 2 VASCO DA GAMA

A Arena Guarapiranga viveu uma noite de Maracanã. Diante de bom público, com arquibancadas divididas, o confronto brasileiro das semifinais tinha Vasco da Gama e Flamengo se enfrentando pela oitava edição do ‘Clássico dos Milhões’ na areia. Sem favorito, a partida prometia rivalidade e muita emoção. Jorginho deu o primeiro susto em Robertinho, chutando de longe, logo no primeiro minuto de jogo, exigindo toda a elasticidade do camisa 1 rubro-negro. No lance seguinte, na cobrança de escanteio, Anderson puxou a camisa de Bruno Xavier dentro na área. Xavier cobrou forte, no alto, no meio do gol, para fazer: 1 a 0, aos 2’. Robertinho fez grande defesa em voleio de Mauricinho. O Flamengo precisava ir ao ataque, mas esbarrava na boa marcação vascaína, que tinha os retornos de Bruno Xavier e Abdullah, que haviam cumprido dois jogos de suspensão. Anderson levou perigo, em chute para defesa difícil de Salgueiro. O camisa 1 argentino garantiu a vitória parcial em duas intervenções espetaculares após chutes de Mena e Benjamin, ambas no último minuto do primeiro período.

Mauricinho quase ampliou no primeiro ataque do segundo tempo. O atacante arrancou e chutou, mas Robertinho evitou com o pé. E foi o mesmo Mauricinho quem acertou o travessão em seguida. Temperatura baixa, mas com jogo quente. Salgueiro usava a experiência, retardava a reposição de bola, ganhava tempo, e Mauricinho perdeu mais uma boa chance. O Vasco cansou de perder chances. O Flamengo não desperdiçou. Em jogada de escanteio, Benjamin cobrou, o chute de Anderson saiu esquisito e Bernardo desviou: 1 a 1, aos 3’42". Souza levou perigo, em cobrança de falta que saiu com bastante efeito. Casé também apareceu bem, em chute de longe, rasteiro, que explodiu na trave de Salgueiro. O Rubro-Negro era melhor e o árbitro marcou pênalti de Gil em Bernardo, que bateu e virou o placar: 2 a 1, aos 8’43". O Vasco sentiu o gol. Sem criatividade, o ‘Gigante da Colina’ não conseguia chegar ao ataque e os rubro-negros tinham espaços e o contra-ataque. Salgueiro ainda fez uma boa defesa antes do fim do segundo tempo e o Flamengo foi para o intervalo com vantagem no placar.

Veio a parcial decisiva e o Flamengo aumentou. Robertinho lançou na direita, Anderson tocou de primeira para a entrada da área e Benjamin, sozinho, de bicicleta, acertou em cheio: 3 a 1, aos 1’23". Anderson quase fez o quarto em cabeçada perigosa que Salgueiro defendeu. O ‘Time da Virada’ tinha pouco tempo para manter vivo o sonho do bicampeonato mundial. O relógio corria e o time cruzmaltino precisava de gols. E de tranquilidade. O segundo gol saiu com Bruno Xavier, que cobrou falta com força, Robertinho deu rebote, Catarino ajeitou e Xavier encheu o pé: 3 a 2, aos 2’15". Faltava tranquilidade aos vascaínos, enquanto que sobrava calma aos rubro-negros. Catarino, de muito longe, viu seu chute ser ajudado pelo montinho para vencer Robertinho, mas a bola parou no travessão. Mesmo recuado, o Flamengo suportava bem as investidas dos rivais, contando com atuação impecável da dupla de defesa formada pelo baiano Souza e pelo uruguaio Pampero. O tempo passava, o Vasco da Gama buscava o empate, lutava, mas já era tarde, restando aos vascaínos, a disputa por um lugar no pódio. O Flamengo, terceiro colocado em 2011, enfrenta o Lokomotiv tentando repetir nas areias o feito dos gramados, o título mundial que conquistou diante do Liverpool, em Tóquio, em 1981.

"Alguns jogadores da nossa equipe não estavam muito inspirados hoje, como Mauricinho e Bruno Xavier, e isso peso negativamente para o nosso lado. Num jogo deste nível, não dá para bobear. Quem não faz, leva. Este torneio é fundamental para a renovação do nosso time. Ficar entre os três primeiros é muito importante, já que somos os atuais campeões", afirmou Gil.

GRUPOS E TABELA DO II MUNDIALITO DE CLUBES

Grupo A - Vasco da Gama, Santos, Milan e Boca Juniors
Grupo B - Flamengo, São Paulo, Barcelona e Seattle Sounders
Grupo C - Corinthians, Sporting, Lokomotiv e Al-Ahli

Sábado (Dia 12)
Sporting 4 x 3 Corinthians
Flamengo 2 x 3 Barcelona
São Paulo 2 x 3 Seattle Sounders
Al-Ahli 2 x 4 Lokomotiv

Domingo (Dia 13)
Sporting 3 x 5 Lokomotiv
Vasco 3 x 7 Santos
Corinthians 9 x 3 Al-Ahli
Milan 4 x 5 Boca Juniors

Segunda-feira (Dia 14)
Barcelona 10 x 5 São Paulo
Boca Juniors 3 x 5 Vasco
Flamengo 4 x 1 Seattle Sounders
Santos 6 x 3 Milan

Terça-feira (Dia 15)
Barcelona (1p) (1) 1 x 1 (1) (0p) Seattle Sounders
Vasco 3 x 2 Milan
Corinthians 3 x 2 Lokomotiv
Santos 2 x 3 Boca Juniors
Sporting 3 x 1 Al-Ahli
Flamengo 2 x 1 São Paulo

Quarta-feira (Dia 16)
Barcelona 2 x 4 Sporting
Lokomotiv (2) (0) 6 x 6 (0) (1) Boca Juniors
Flamengo 6 x 3 Santos
Corinthians 0 x 1 Vasco da Gama

Quinta-feira (Dia 17)
Treinos Oficiais

Sexta-feira (Dia 18)
Sporting 7 x 10 Lokomotiv
Flamengo 3 x 2 Vasco da Gama

Sábado (dia 19)
8h45min - Sporting x Vasco da Gama
10h15min - Lokomotiv x Flamengo (TV Globo)

Local: Arena Guarapiranga
Praia do Sol - Represa de Guarapiranga
Altura do número 3.770 da Av. Atlântica (antiga Av. Robert Kennedy)
Entrada gratuita

O II Mundialito de Clubes de Beach Soccer tem o patrocínio de Gillette Mach 3, Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação - com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Subprefeitura da Capela do Socorro e Clube Escola -, Itaú, Refrigerantes Dolly, Kia e Brahma e co-patrocínio de Hospital São Camilo e Power Horse. Parceiros de Mídias - Rede Globo e SporTV. A realização é da Koch Tavares, da Beach Soccer Worldwide e da FIFA Beach Soccer.

Para informações complementares acesse www.arenaguarapiranga.com.br. Siga-nos no Twitter (@aguarapiranga) e Facebook (Arena Guarapiranga). Mais fotos disponíveis no site www.inovafoto.com.
Leia também...
01.07.2012

Verdão e Timão vencem e se juntam a Botafogo, Flamengo e outros quatro times na próxima fase do torneio, que acontece nos dias 14 e 15 deste mês, no Rio.

25.06.2012

No próximo domingo, 1º de julho, durante a Virada Esportiva, os times Família e Muleque Piranha decidem o campeão do torneio, com entrada franca para o público.

19.05.2012

Time vermelho derrota rubro-negros por 6 a 4, na Arena Guarapiranga, e leva para Moscou a taça do II Mundialito de Clubes de Beach Soccer. Benjamin é eleito "Melhor Jogador" do campeonato. Vasco fica em terceiro.

17.05.2012

Na outra semifinal, português Sporting e russo Lokomotiv disputam a outra vaga na decisão. Jogos desta sexta terão transmissão ao vivo pelo SporTV e entrada franca na Arena Guarapiranga.