Clássico Flamengo x Vasco define um finalista do II Mundialito de Clubes de Beach Soccer
17.05.2012
| 33 visualizações
-
Benjamin, do Flamengo
Wander Roberto/Inovafoto
-
Mauricinho
Wander Roberto/Inovafoto
-
(esq. para dir) Pampero e Anderson, do Flamengo, Salguero e Mauricinho, do Vasco
Wander Roberto/Inovafoto
Na outra semifinal, português Sporting e russo Lokomotiv disputam a outra vaga na decisão. Jogos desta sexta terão transmissão ao vivo pelo SporTV e entrada franca na Arena Guarapiranga.
São Paulo (SP) - São mais de 100 anos de rivalidade nos campos, quadras, piscinas... E nesta sexta-feira, dia 18, a paulista Arena Guarapiranga vai viver um dia de Maracanã da praia. Valendo vaga na decisão do II Mundialito de Clubes de Beach Soccer, Flamengo e Vasco da Gama se enfrentam a partir das 19h (horário de Brasília), em mais uma edição do Clássico dos Milhões da areia. Antes, a partir das 17h30, Sporting (Portugal) e Lokomotiv (Rússia) decidem quem será o representante europeu na final da competição - os dois jogos terão transmissão ao vivo pelo canal SporTV para todo o país.
A curiosidade fica por conta das semifinais de 2012 terem os mesmos confrontos da primeira edição. Até hoje, seis jogos oficiais e um amistoso na recente história do confronto entre rubro-negros e vascaínos. E o Trem-Bala da Areia, atual campeão mundial, leva ligeira vantagem (4 a 3), tendo vencido o rival duas vezes na primeira edição do Mundialito. Em compensação, o Rubro-Negro saiu vitorioso nos últimos três jogos. Não faltam estrelas dos dois lados. O Vasco da Gama tem Bruno Xavier, Mauricinho e Jorginho, da Seleção Brasileira, e Salgueiro, goleiro da Argentina, enquanto o Flamengo conta com Anderson, Souza e Benjamin, da Seleção Brasileira, além do uruguaio Pampero, eleito Melhor Jogador em 2011. Pampero era jogador do Vasco. Hoje veste a camisa rubro-negra.
"Hoje sou rubro-negro e o Flamengo, hoje, é a minha casa, é o meu clube. Vai ser um jogo muito fechado, não acredito que haja muitos gols, por causa da boa marcação dos dois times, por causa da raça das equipes. Quem marcar primeiro, vai levar uma grande vantagem", disse Pampero, que pode ser bicampeão mundial.
Mauricinho, revelação da base vascaína e convocado recentemente para a Seleção Brasileira, não estava no I Mundialito. Assistiu em casa, pela TV. Para esse confronto, superação e vontade não podem faltar.
"É o grande clássico do beach soccer, um jogo equilibrado, os dois times são muito fortes, possuem jogadores decisivos e, quem errar menos, vai vencer. Qualquer espaço, qualquer bobeada, pode ser fatal. Temos ganho os nossos jogos na superação, na vontade, fazer o que temos feito. Assisti aos jogos no ano passado em casa e ser torcedor é muito pior, é bem mais sofrido. Espero que a gente faça um bom jogo e consiga o nosso objetivo, que é vencer e ir à final", frisou o camisa 11.
FLAMENGO x VASCO DA GAMA
Para chegar à semifinal, o Flamengo, melhor defesa do torneio (média de 2,0 gols por jogo) desbancou o Santos, que tinha o melhor ataque da competição (média de 5,0 gols por jogo), vencendo por 6 a 3 com show do baiano Anderson, autor de três gols. Na fase de classificação, duas vitórias (Seattle Sounders por 4 a 1 e São Paulo por 2 a 1) e uma derrota (Barcelona por 3 a 2), passando como o segundo melhor do Grupo C. Em 2011, o Rubro-Negro ficou com o terceiro lugar no I Mundialito. Já o Vasco da Gama, classificado como um dos melhores terceiros colocados na chave A, garantiu sua vaga apenas na última rodada e nos últimos minutos. Depois de perder para o Santos na estreia (7 a 3), o time cruzmaltino derrotou o Boca Juniors por 5 a 3 e, numa partida dramática, sem poder contar com Abdullah, Catarino e Bruno Xavier, que cumpriam suspensão, venceu o Milan (3 a 2), evitando uma eliminação precoce. Nas quartas de finais, o Gigante da Colina mostrou toda a sua força. Mesmo ainda sem Bruno Xavier e Abdullah, derrotou o Corinthians por 1 a 0, que calou a Fiel, que compareceu em ótimo número nas arquibancadas. Em sete partidas, o Flamengo marcou 23 vezes, contra 26 gols do Vasco da Gama, uma vez o confronto foi decidido na prorrogação e, por duas vezes, na disputa de penalidades. O único encontro em uma final foi no mês passado, na Gávea, na decisão do I Campeonato Brasileiro sub-23. O Rubro-Negro derrotou o rival nos pênaltis e conquistou seu primeiro título na areia. O Vasco da Gama é um colecionador de títulos: campeão do Torneio RJ-SP (2010), do I Mundialito de Clubes (2011) e da II Copa Brasil Manaus (2012).
Artilheiro com três gols na vitória sobre o Santos, o baiano Anderson, eleito Melhor Jogador do I Campeonato Brasileiro, destaca o equilíbrio e diz que o clássico não tem favorito.
"Não há favorito. Flamengo e Vasco da Gama se preparam bem para esse Mundialito, a prova é que venceram grandes adversários e chegaram fortes à semifinal. É um jogo igual, os dois times se conhecem bem, muitos jogadores se conhecem, inclusive, de Seleção Brasileira, e isso faz com que a partida seja equilibrada, nivelada e bem disputada. Fizemos o nosso melhor jogo contra o Santos, defendemos com eficiência, atacamos com inteligência e vencemos uma equipe fortíssima. Temos que ter a mesma postura, entrar concentrados porque o jogo vai ser decidido em detalhes. Nosso objetivo é o título e, para chegar à final, precisamos da vitória, então vamos em busca de um bom resultado", disse Anderson
.
Em 2011, o baixinho Salgueiro se agigantou e foi o herói da vitória nos pênaltis. Na semifinal, suas defesas garantiram novo triunfo sobre o Rubro-Negro e, isso, a torcida vascaína não esquece. Nem ele, que está invicto em dois confrontos diante dos arqui-rivais.
"Ano passado, vivi como um vascaíno. Me sinto um vascaíno, me senti na pele de um torcedor vascaíno. É um grande clássico, como é Boca Juniors e River Plate na Argentina, e todo jogador gosta de jogar clássicos. A palavra que define esse confronto é concentração. Temos que ter concentração na defesa. Sempre fazemos muitos gols, temos que jogar com nossos atacantes e definir. É uma decisão, é uma final e estamos prontos", comentou o titular da seleção argentina.
CONFRONTOS FLAMENGO x VASCO DA GAMA
Flamengo (2p) (1) 4 x 4 (1) (1p) Vasco da Gama (final do I Campeonato Brasileiro sub-23 - 2012)
Flamengo (1) 0 x 0 (0) Vasco da Gama (primeira fase do I Campeonato Brasileiro - 2012)
Flamengo 4 x 3 Vasco da Gama (primeira fase da II Copa Brasil - 2012)
Flamengo 1 x 4 Vasco da Gama (amistoso no Espírito Santo - 2012)
Flamengo 4 x 3 Vasco da Gama (primeira fase da I Copa Brasil - 2011)
Flamengo 4 x 5 Vasco da Gama (semifinal do I Mundialito - 2011)
Flamengo (1p) (0) 5 x 5 (0) (2p) Vasco da Gama (primeira fase do I Mundialito - 2011)
SPORTING x LOKOMOTIV
Em 2011, Sporting e Lokomotiv se encontraram duas vezes. A primeira foi na fase de classificação, com vitória russa por 5 a 4. Mas, na semifinal, a equipe lusitana deu o troco, devolveu os 5 a 4 e garantiu vaga na decisão do campeonato. Em 2012, portugueses e russos estarão, novamente e mais uma vez, frente a frente em areias paulistas: na fase de classificação, o Lokomotiv venceu por 5 a 3, em partida do Grupo C do campeonato. Enquanto os vermelhos, que eliminaram o Boca Juniors na disputa de pênaltis, apostam na base que tem cinco campeões da Copa do Mundo FIFA 2011, o time de Lisboa, empolgado após eliminar o invicto Barcelona nas quartas de final, conta com o faro de gol de Madjer, maior artilheiro da história da Copa do Mundo (79 gols).
Gorchinskiy estava na derrota da semifinal do ano passado e prefere não comparar o momento atual com 2011. Para o russo, este será um novo jogo. "Não dá para ficar pensando no ano passado. Agora será uma outra história, é um novo jogo, somos jogadores experientes, nos enfrentamos há anos e nos conhecemos muito bem. Eles têm excelentes jogadores, como Madjer e Belchior, mas nós também somos fortes e entrosados. Não há segredo num clássico como este. Temos que entrar e lutar até o fim, com a vitória em mente."
Fernando DDI usa discurso parecido. Para o camisa 9, o que aconteceu no ano passado, ficou no ano passado. O pernambucano diz que a equipe não pode cometer os erros da fase primeira fase. "O Lokomotiv tem um time de qualidade, muito entrosado, é a base da seleção russa, campeã da Copa do Mundo. Não podemos ficar pensando nos jogos de 2011, isso ficou para trás. Mas temos que usar o jogo da fase de classificação, quando eles venceram, para ver os nossos erros e não falhar novamente. Temos um adversário muito perigoso pela frente, vai ser um jogo equilibrado, os dois times vem de vitórias expressivas, eliminando grandes adversários, e esse jogo vale muito, vale a classificação para a final".
Dois brasileiros estarão em quadra neste confronto entre estrangeiros: Daniel Nogueira, tricampeão mundial com o Brasil (2009/2008/2007), pelo Lokomotiv, e Fernando DDI, pelo Sporting. Além deles, Alan, brasileiro naturalizado português, também defende os atuais vice-campeões mundiais.
GRUPOS E TABELAS DO II MUNDIALITO DE CLUBES
Grupo A - Vasco da Gama, Santos, Milan e Boca Juniors
Grupo B - Flamengo, São Paulo, Barcelona e Seattle Sounders
Grupo C - Corinthians, Sporting, Lokomotiv e Al-Ahli
Sábado (Dia 12)
Sporting 4 x 3 Corinthians
Flamengo 2 x 3 Barcelona
São Paulo 2 x 3 Seattle Sounders
Al-Ahli 2 x 4 Lokomotiv
Domingo (Dia 13)
Sporting 3 x 5 Lokomotiv
Vasco 3 x 7 Santos
Corinthians 9 x 3 Al-Ahli
Milan 4 x 5 Boca Juniors
Segunda-feira (Dia 14)
Barcelona 10 x 5 São Paulo
Boca Juniors 3 x 5 Vasco
Flamengo 4 x 1 Seattle Sounders
Santos 6 x 3 Milan
Terça-feira (Dia 15)
Barcelona (1p) (1) 1 x 1 (1) (0p) Seattle Sounders
Vasco 3 x 2 Milan
Corinthians 3 x 2 Lokomotiv
Santos 2 x 3 Boca Juniors
Sporting 3 x 1 Al-Ahli
Flamengo 2 x 1 São Paulo
Quarta-feira (Dia 16)
Barcelona 2 x 4 Sporting
Lokomotiv (2) (0) 6 x 6 (0) (1) Boca Juniors
Flamengo 6 x 3 Santos
Corinthians 0 x 1 Vasco da Gama
Quinta-feira (Dia 17)
Treinos Oficiais
Sexta-feira (Dia 18)
17h30min - Sporting x Lokomotiv (SporTV)
19h15min - Flamengo x Vasco da Gama (SporTV)
Sábado (dia 19)
8h45min - Decisão de 3º lugar
10h15min - Final (TV Globo)
Local: Arena Guarapiranga
Praia do Sol - Represa de Guarapiranga
Altura do número 3.770 da Av. Atlântica (antiga Av. Robert Kennedy)
Entrada gratuita
O II Mundialito de Clubes de Beach Soccer tem o patrocínio de Gillette Mach 3, Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação - com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Subprefeitura da Capela do Socorro e Clube Escola -, Itaú, Refrigerantes Dolly, Kia e Brahma e co-patrocínio de Hospital São Camilo e Power Horse. Parceiros de Mídias - Rede Globo e SporTV. A realização é da Koch Tavares, da Beach Soccer Worldwide e da FIFA Beach Soccer.
Para informações complementares acesse www.arenaguarapiranga.com.br. Siga-nos no Twitter (@aguarapiranga) e Facebook (Arena Guarapiranga). Mais fotos disponíveis no site www.inovafoto.com.