Sporting vence Corinthians e Barça derrota Flamengo na abertura do II Mundialito
12.05.2012
| 49 visualizações
-
Flamengo x Barcelona
Gaspar Nóbrega/Inovafoto
-
Flamengo x Barcelona
Gaspar Nóbrega/Inovafoto
-
Flamengo c Barcelona
Gaspar Nóbrega/Inovafoto
-
Sporting x Corinthians
Gaspar Nóbrega/Inovafoto
-
Sporting x Corinthians
Gaspar Nóbrega/Inovafoto
-
Sporting x Corinthians
Gaspar Nóbrega/Inovafoto
Na Arena Guarapiranga, vice-campeões e 2011, portugueses "vingam" derrota do ano passado para o "Timão da Areia". Rubro-negro é goleado pela equipe catalã, que também devolve revés de 2011.
São Paulo (SP) - A rodada de abertura do II Mundialito de Clubes de Beach Soccer não foi boa para os clubes de maior torcida do Brasil. Neste sábado, dia 12, no primeiro dia da competição, Corinthians e Flamengo perderam para Sporting e Barcelona, respectivamente, começando com derrotas no campeonato. Diante de 2.500 torcedores, o Timão da Areia viu o Sporting fazer 4 a 3 (Fernando DDI, Belchior, Madjer e Alan, para os lusitanos, Buru, Klebinho e Kras, para os brasileiros), pelo Grupo C, e vingar a derrota sofrida para os corintianos na estreia da primeira edição do torneio. Na sequência, o Rubro-Negro, terceiro colocado em 2011, foi superado pelo Barcelona em 3 a 2 (Amarelle, Shishin e Javi Torres, para os espanhóis, Souza e Pampero, para os brasileiros), pela chave B.
Dois jogos fecham a primeira rodada: São Paulo x Seattle Sounders e Lokomotiv x Al-Ahli. O II Mundialito de Clubes prossegue neste domingo, dia 13, com quatro partidas pela segunda rodada, destaque para o confronto brasileiro que tem Vasco da Gama, atual campeão, e Santos: Sporting Portugal x Lokomotiv (10h45min), Vasco x Santos (12h / SporTV), Corinthians x Al-Ahli (13h15min / SporTV) e Milan x Boca Juniors (14h30min). Mão (Corinthians) reclamou um pênalti não marcado e Benjamin (Flamengo) lamentou a falta de atenção da equipe no segundo tempo.
"Tivemos erros que não acontecem normalmente. Atacamos bastante, mas a bola não quis entrar. Além disso, houve um pênalti não marcado, para a gente, mas não resta outra coisa agora a não ser vencer. Nossa chave é complicada, mas o jogo contra o Sporting era o mais difícil, ainda temos chances e vamos buscar a classificação", afirmou o goleiro Mão.
"Acho que faltou atenção. Fizemos um bom primeiro e terceiro tempos, mas voltamos muito apáticos no segundo e tomamos gols que não costumamos tomar. Agora, temos que corrigir essas dificuldades para conseguir duas vitórias contra Seattle Sounders e São Paulo", afirmou o camisa 10.
Durante a partida inaugural do II Mundialito, o polêmico e questionado presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS), Marcos Fábio Spironelli, esteve presente na Arena Guarapiranga e foi convidado a se retirar pela organização do evento. O referido presidente responde a processos na Justiça e tem sua gestão questionada pelas federações estaduais.
CORINTHIANS 3 x 4 SPORTING
De um lado, o Corinthians, atual campeão brasileiro, contando com o reforço de Marcelinho Carioca e com o apoio de cerca de 2.500 torcedores. Do outro, o Sporting, atual vice-campeão mundial, principal potência das areias lusitanas, liderado por Madjer, maior artilheiro da história da Copa do Mundo FIFA (79 gols). Brasileiros e portugueses levavam à quadra, além da reedição do jogo de abertura do I Mundialito, no ano passado, colocando, frente a frente, os atacantes André (Chuteira de Ouro da Copa do Mundo FIFA 2011 e maior artilheiro da temporada passada (65 gols) e Madjer, Mão (Luva de Ouro da Copa do Mundo FIFA 2009) e Graça (Melhor Goleiro do I Mundialito), além de uma rivalidade de muitos anos. E não faltou emoção. Em casa, o Corinthians partiu para cima, com todas as bolas passando pelos pés de Buru. E foi Buru quem deu o passe para o primeiro gol. Na cobrança de escanteio, o capixaba achou o russo Kras, campeão mundial em 2011 em Ravenna, que só completou, para fazer explodir as arquibancadas: 1 a 0, aos 419". O Sporting quase empatou em seguida, quando o suíço Spacca acertou a trave de Mão. Belchior também levou perigo numa bela bicicleta. O Timão tinha a posse de bola, mas não ameaçava, o Sporting usava as opções do banco em busca da melhor formação mas, numa etapa morna, o placar não se alterou.
Alan empatou logo aos 11 segundos do segundo período. Brasileiro naturalizado, o camisa 6 cobrou com categoria a falta para vencer Mão: 1 a 1. Madjer quase virou o placar, num chute de longe. Fernando DDI, jogador da Seleção Brasileira, também teve ótima oportunidade. O Sporting era melhor, pressionava, criava muito no ataque. O Corinthians respondeu com Mão, que carimbou o travessão de Graça. E foi com Klebinho, numa falta de muito longe, que o Corinthians ficou à frente do placar novamente. O chute saiu rasteiro, passou por Graça e entrou no cantinho: 2 a 1, aos 630", com direito a abraço do especialista Marcelinho Carioca na comemoração. Dois segundos. Foi esse o tempo que Madjer levou para igualar tudo de novo, na saída de bola 2 a 2. DDI quase fez de bicicleta, André também assustou Graça, a Fiel pedia por Marcelinho Carioca, mas a igualdade permaneceu após o término do tempo.
Veio o último tempo e Graça chutou rente ao travessão de Mão. O Sporting seguia ditando o ritmo da partida, ameaçando com Madjer, Belchior e DDI, o Corinthians tentava criar, mas esbarrava na falta de entrosamento. Além disso, André não recebia bolas no ataque. De tanto rondar o gol brasileiro, a virada portuguesa saiu, com Belchior: 3 a 2, aos 512". André levantou a torcida, cobrando falta com força, mas parando no travessão de Graça. Buru também assustou em tiro direto. Mas a pressão esfriou após uma falha de Kras. Na cobrança de escanteio, o russo recebeu o passe, mas furou, Fernando DDI partiu em velocidade e bateu forte na saída de Mão: 4 a 2, aos 925". Nos últimos dois minutos, o Corinthians se mandou ao ataque de qualquer maneira, André tentou de bicicleta, Kras e Buru também levaram perigo, mas o time paulista esbarrava na afobação e na atuação de gala de Graça. Restando nove segundo para o fim da partida, Buru diminuiu. Mas foi só. O Sporting estreou com vitória no Grupo C e, logo mais, Al-Ahli x Lokomotiv completam a primeira rodada da chave.
"Importante começar ganhando. Ano passado jogamos bem, mas perdemos. Foi um grande resultado, o Corinthians é um time forte, jogando em casa, e nos dá moral para seguir no campeonato, para que seja melhor que em 2011. Tento sempre dar o meu máximo, fico contente que tenha conseguido ajudar a minha equipe", comentou o goleiro Graça.
FLAMENGO 2 x 3 BARCELONA
O Flamengo não começou bem a segunda edição do Mundialito de Clubes de Beach Soccer, disputado na Arena Guarapiranga, em São Paulo. O time carioca, terceiro colocado no ano passado, foi derrotado por Barcelona por 3 a 2 e agora tentará a recuperação diante do Seattle Sounders e do São Paulo, times que compõem o Grupo B da competição. O primeiro tempo da partida disputada na manhã nublada deste sábado começou morno, com as duas equipes se estudando e arriscando pouco. Nos minutos iniciais, o Flamengo conseguiu levar perigo à meta do russo Bukhlitskiy em duas cobranças de falta, com Anderson e Casé. Mas o Barcelona soube esperar e abriu o placar, quando Christian Torres chutou cruzado e Javi Torres desviou para as redes: 1 a 0, aos 711".
No segundo período, o equilíbrio permaneceu, mas em uma cobrança de tiro direto, o capitão Amarelle cobrou com força e ampliou o marcador para o Barcelona: 2 a 0, aos 411". A vantagem deu tranquilidade ao time espanhol, que achou outro erro do Flamengo e fez o terceiro. Shishin chutou quase sem ângulo, Robertinho deixou passar e Souza ainda tentou tirar, mas a bola foi morrer nas redes: 3 a 0, aos 122". No tempo final, o Flamengo passou a arriscar mais e conseguiu tirar um pouco da desvantagem com Pampero, em cobrança de pênalti: 3 a 1, aos 428". Pouco depois, Souza cortou Shishin e chutou forte, no ângulo, diminuindo: 3 a 2, aos 630", recolocando o time carioca na disputa. No entanto, a boa disposição defensiva dos catalães não permitiu o empate. A vitória espanhola serviu de revanche, já que, no ano passado, o Flamengo havia vencido o time espanhol por 4 a 1.
"Conseguimos fazer um bom jogo e sair com a vitória. Ano passado, eu me machuquei, o Rui quebrou um dedo, tivemos muitos problemas de lesão e isso nos atrapalhou muito. Mantivemos praticamente o mesmo grupo, a equipe se reforçou e a nossa estratégia de jogo é baseada na defesa. Defendendo bem e aproveitando a qualidade dos nossos atacantes", disse o espanhol Nico.
GRUPOS E TABELA DO II MUNDIALITO DE CLUBES
Grupo A - Vasco da Gama, Santos, Milan e Boca Juniors
Grupo B - Flamengo, São Paulo, Barcelona e Seattle Sounders
Grupo C - Corinthians, Sporting, Lokomotiv e Al-Ahli
Sábado (Dia 12)
Sporting Portugal 3 x 4 Corinthians
Flamengo 2 x 3 Barcelona
13h - São Paulo x Seattle Sounders
14h15min - Al-Ahli x Lokomotiv
Domingo (Dia 13)
10h45min - Sporting Portugal x Lokomotiv
12h - Vasco x Santos (SporTV)
13h15min - Corinthians x Al-Ahli (SporTV)
14h30min - Milan x Boca Juniors
Segunda-feira (Dia 14)
15h15min - Barcelona x São Paulo (SporTV)
16h30min - Boca Juniors x Vasco (SporTV)
17h45min - Flamengo x Seattle Sounders
19h - Santos x Milan (SporTV)
Terça-feira (Dia 15)
12h30min - Barcelona x Seattle Sounders (SporTV)
13h45min - Vasco x Milan (SporTV)
15h15min - Corinthians x Lokomotiv (SporTV)
16h30min - Santos x Boca Juniors (SporTV)
17h45min - Sporting Portugal x Al-Ahli
19h - Flamengo x São Paulo (SporTV)
Quarta-feira (Dia 16)
13h30min - Quartas-de-final (SporTV)
15h - Quartas-de-final (SporTV)
16h15min - Quartas-de-final (SporTV)
17h30min - Quartas-de-final (SporTV)
Quinta-feira (Dia 17)
Folga
Sexta-feira (Dia 18)
17h30min - Semifinal (SporTV)
19h15min - Semifinal (SporTV)
Sábado (dia 19)
8h45min - Decisão de 3º lugar
10h15min - Final (TV Globo)
Local: Arena Guarapiranga
Praia do Sol - Represa de Guarapiranga
Altura do número 3.770 da Av. Atlântica (antiga Av. Robert Kennedy)
Entrada gratuita
O II Mundialito de Clubes de Beach Soccer tem o patrocínio de Gillette Mach 3, Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação - com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Subprefeitura da Capela do Socorro e Clube Escola -, Itaú, Refrigerantes Dolly, Kia e Brahma e co-patrocínio de Hospital São Camilo e Power Horse. Parceiros de Mídias - Rede Globo e SporTV. A realização é da Koch Tavares, da Beach Soccer Worldwide e da FIFA Beach Soccer.
Para informações complementares acesse www.arenaguarapiranga.com.br. Siga-nos no Twitter (@aguarapiranga) e Facebook (Arena Guarapiranga). Mais fotos disponíveis no site www.inovafoto.com.