Capa

A bola vai rolar para o II Mundialito de Clubes de Beach Soccer: quem será o campeão?

11.05.2012  |    36 visualizações

Doze clubes de oito países disputam o campeonato. Corinthians, campeão brasileiro, e Sporting, vice-campeão mundial em 2011, se enfrentam abrindo a primeira rodada na Arena Guarapiranga. A entrada é franca.

São Paulo (SP) - Doze clubes de oito países, rivalidade e a promessa de muita emoção. Depois do sucesso do I Mundialito de Clubes de Beach Soccer, a Arena Guarapiranga recebe a segunda edição do torneio de clubes mais importante do mundo, campeonato que tem início neste sábado, dia 12, e a grande decisão marcada para o dia 19. Cinco grandes times brasileiros e sete estrangeiros estão confirmados: Corinthians (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Flamengo (RJ) e Vasco da Gama (RJ), representando o Brasil, Milan (Itália), Barcelona (Espanha), Ah-Ahli (Emirados Árabes), Boca Juniors (Argentina), Lokomotiv (Rússia), Sporting (Portugal) e Seattle Sounders (EUA).

Na partida de abertura da fase de classificação do campeonato, Corinthians e Sporting se enfrentam a partir das 10h15min (horário de Brasília) - transmissão ao vivo pela TV Globo para todo o país -, rodada que terá ainda outros três jogos: Flamengo x Barcelona (11h45min / SporTV), São Paulo x Seattle Sounders (13h) e Al-Ahli x Lokomotiv (14h15min), com entrada franca. Em 2011, a festa foi portuguesa, na conquista do título pelo ‘Trem-Bala da Areia’ após vencer o Sporting por 4 a 2 na decisão ‘lusitana’. Em 2012, muitos candidatos, vários favoritos e apenas um troféu. Quem será o campeão?

CORINTHIANS

Na última vez em que pisou nas areias da Arena Guarapiranga, o ‘Timão da Areia’ fez festa. Cabeça-de-chave do Grupo C do II Mundialito, o Corinthians sagrou-se campeão do I Campeonato Brasileiro ao derrotar o rival Santos por 4 a 1, no dia 25 de abril. Em 2011, o time terminou na quinta posição da competição com três vitórias (Sporting, Seattle Sounders e Santos) e duas derrotas (Lokomotiv Moscou e Vasco da Gama, sendo a última nas quartas-de-final). Entre os destaques do time alvinegro estão o goleiro Mão (‘Luva de Ouro’ da Copa do Mundo FIFA 2009), Buru (eleito pela FIFA como ‘Melhor Jogador do Mundo’ em 2007) e André (‘Artilheiro’ e ‘Bola de Prata’ na Copa do Mundo FIFA 2011), além do técnico Alexandre Soares, que comandou a Seleção Brasileira em 150 partidas oficiais, conquistando, entre outros títulos, o tetracampeonato mundial invicto (2009/2008/2007/2006). O Corinthians terá ainda um reforço de peso: Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos da história corintiana e ‘Embaixador’ do centenário do clube. A estreia será contra o Sporting, vice-campeão mundial em 2011, de Madjer (maior artilheiro da história das Copas do Mundo FIFA), e André, artilheiro do I Mundialito de Clubes com 16 gols (quando atuava pelo Flamengo), falou sobre o primeiro adversário e do objetivo maior da equipe: lutar pelo título mundial. Em 2011, vitória do Corinthians: 4 a 3.

"O Corinthians sempre entra em busca do títulos e não vai ser diferente nesse Mundialito. Temos uma boa equipe, o clube vem de uma conquista importante, do Campeonato Brasileiro, e vamos enfrentar um adversário muito difícil na estreia, um dos favoritos do campeonato, uma equipe que é base da seleção portuguesa, de muita qualidade. Começar o torneio com vitória é importante, dá moral e confiança para seguirmos na competição, tenho certeza de que vamos jogar com a ‘Fiel’ ao nosso lado, com a nossa torcida somos mais fortes."

SANTOS

Vice-campeão do I Campeonato Brasileiro, o ‘Peixe’ se reforçou bastante para a disputa do II Mundialito de Clubes. Além de ter Gilberto Costa no banco, treinador campeão mundial em 2011, a equipe aposta na experiência dos atacantes Bruno Malias e Sidney, jogadores tetracampeões mundiais pelo Brasil, além da dupla de Rafinhas, também com convocações recentes para a Seleção Brasileira, para brigar pelo título. O jovem espanhol Kuman, de apenas 20 anos, destaque no ano passado, está confirmado no time. Em 2011, dirigido por Guga Zloccowic, atualmente técnico do Brasil, a equipe santista não fez boa campanha, acumulando três derrotas (Lokomotiv Moscou, Corinthians e Sporting) e apenas uma vitória (Seattle Sounders), terminando em nono lugar na competição. O Santos só estreia no domingo, dia 20, enfrentando o Vasco da Gama, no clássico brasileiro da primeira rodada, e Gilberto Costa alerta para os perigos de enfrentar os vascaínos, atuais campeões.

"O Vasco da Gama é um time experiente, manteve a base do ano passado, e tem jogadores que podem decidir, como Jorginho e Bruno Xavier, e jovens de qualidade, como Mauricinho, Catarino e Bernardo. Eles não podem ter liberdade, não podemos dar espaços, é uma equipe que gosta de jogar com a bola no pé, controlar a partida, por isso precisamos marcar forte e tentar explorar o nosso contra-ataque. É um jogo entre times brasileiros, os jogadores se conhecem bem, um confronto que vai ser decidido nos detalhes."

SÃO PAULO

Estreante no II Mundialito de Clubes, o Tricolor mescla experiência e juventude para tentar surpreender. Além de Dannilo, brasileiro naturalizado alemão, capitão da seleção alemã, o São Paulo conta ainda com o atacante argentino Federico Hilaire e Datinha, a ‘jóia’ do beach soccer maranhense, presença constante nas convocações da Seleção Brasileira. Novato nas areias, o São Paulo tem apenas três partidas oficiais em seu retrospecto: derrota para o Cruzeiro e vitórias sobre Flamengo e Vasco da Gama, jogos disputados no I Campeonato Brasileiro, no mês passado, na Arena Guarapiranga. Vítor ‘Gaúcho’ Fonseca, técnico da equipe do Morumbi, destaca a velocidade como principal arma de seu time, acredita numa vitória e espera por um jogo muito equilibrado contra o Seattle Sounders, que será comandado pelo brasileiro Marcelo Mendes, treinador da seleção dos Emirados Árabes.

"Mantivemos a base do time que disputou o Campeonato Brasileiro e isso é importante, por causa do entrosamento. Mas temos também cinco jogadores que chegaram para a competição e o mais difícil é administrar essa adaptação com os estrangeiros. Tivemos uma semana para treinar, foi uma boa semana de trabalho e o grupo está muito motivado. Temos uma equipe leve, rápida, o torneio é muito nivelado, o Seattle tem jogadores experientes, de qualidade, mas tenho certeza de que vamos fazer uma boa campanha, estou confiante na vitória."

FLAMENGO

Terceiro colocado em 2011, o Flamengo vem forte para a disputa do campeonato. Contando com Anderson (‘Melhor Jogador’ do I Campeonato Brasileiro), Souza e Benjamin, todos da Seleção Brasileira, o Rubro-Negro tem ainda Robertinho (ex-goleiro do Brasil), Mena (camisa 10 do Chile) e o uruguaio Pampero (eleito ‘Melhor Jogador’ da primeira edição do Mundialito) para esquecer a fraca campanha no I Campeonato Brasileiro, quando terminou em nono lugar com duas derrotas e uma vitória, e lutar pelo título inédito. Em 2011, sete jogos, com cinco vitórias e duas derrotas (ambas para o arqui-rival Vasco da Gama). Pampero, que vai atuar pelo terceiro time carioca (atuou pelo Vasco da Gama e pelo Botafogo), enalteceu a força do conjunto e analisou o Barcelona, rival da estreia na competição. Pelo lado catalão, além dos russos Shishin e Bukhlitskiy (‘Luva de Ouro’ da Copa do Mundo FIFA 2011), e do espanhol Amarelle (‘Bola de Ouro’ da Copa do Mundo FIFA 2008), destaque para Bakero, ex-meio-campo profissional que defendeu a ‘Fúria’ em duas Copas do Mundo (1994 e 1990). Em 2011, vitória rubro-negra: 4 a 1.

"Estou muito feliz por estar vestindo a camisa rubro-negra, tenho um carinho grande pelo Rio de Janeiro, que considero a minha segunda casa. O Flamengo formou uma equipe de qualidade, que tem experiência e jogadores de habilidade, um conjunto muito bom. O Barcelona tem uma base boa, nomes como Shishin e Amarelle, que sabem como decidir uma partida, o melhor goleiro da última Copa do Mundo, e precisamos ter paciência e tentar impor o nosso ritmo à partida. Este Mundialito será muito competitivo, os grupos estão equilibrados, com certeza teremos jogos parelhos, de altíssimo nível. Fui campeão pelo Vasco da Gama, agora quero muito ser campeão pelo Flamengo."

VASCO DA GAMA

Atual campeão, o ‘Gigante da Colina’ vem disposto a tudo pelo bicampeonato mundial. Campeão do Torneio RJ-SP (2010) e da II Copa Brasil Manaus (2012), o Vasco da Gama, do técnico Rodrigo ‘Chumbinho’ Stockler, conta com Jorginho e Bruno Xavier, ambos da Seleção Brasileira, além do goleiro Salgueiro, número 1 da Argentina, e do jovem Mauricinho, revelação das categorias de base do clube, convocado recentemente por Guga para a Seleção Brasileira. Em sete partidas disputadas no I Mundialito, cinco vitórias (Flamengo - duas vezes -, Corinthians, Boca Juniors e Sporting e duas derrotas (Barcelona e Milan). Do outro lado estará o Santos, do técnico Gilberto Costa, que levou a equipe cruzmaltina ao título na primeira edição do campeonato. Além dele, o capixaba Rafinha, que fez parte do grupo campeão mundial em 2011. Xavier afirma que o Vasco da Gama está forte, em busca do bicampeonato, e elogia o adversário.

"O Santos é um dos favoritos, temos um jogo complicado logo na estreia, mas não tem como ser diferente, o campeonato está muito equilibrado. Eles montaram um bom time, tem o Bruno Malias e o Sidney, que dispensam comentários, e o Gilberto, que nos conhece muito bem. Precisamos ter cuidado, sabemos que a nossa responsabilidade é grande, somos os atuais campeões, mas a maior cobrança por um bom torneio, por estarmos disputando o título é a nossa mesmo. Estamos bem preparados e vamos fortes para lutar pelo bicampeonato."

GRUPOS E TABELAS DO II MUNDIALITO DE CLUBES

Grupo A - Vasco da Gama, Santos, Milan e Boca Juniors
Grupo B - Flamengo, São Paulo, Barcelona e Seattle Sounders
Grupo C - Corinthians, Sporting, Lokomotiv e Al-Ahli

Sábado (Dia 12)

10h15min - Sporting Portugal x Corinthians (TV Globo)
11h45min - Flamengo x Barcelona (SporTV)
13h - São Paulo x Seattle Sounders
14h15min - Al-Ahli x Lokomotiv

Domingo (Dia 13)

10h45min - Sporting Portugal x Lokomotiv
12h - Vasco x Santos (SporTV)
13h15min - Corinthians x Al-Ahli (SporTV)
14h30min - Milan x Boca Juniors

Segunda-feira (Dia 14)

15h15min - Barcelona x São Paulo (SporTV)
16h30min - Boca Juniors x Vasco (SporTV)
17h45min - Flamengo x Seattle Sounders
19h - Santos x Milan (SporTV)

Terça-feira (Dia 15)

12h30min - Barcelona x Seattle Sounders (SporTV)
13h45min - Vasco x Milan (SporTV)
15h15min - Corinthians x Lokomotiv (SporTV)
16h30min - Santos x Boca Juniors (SporTV)
17h45min - Sporting Portugal x Al-Ahli
19h - Flamengo x São Paulo (SporTV)

Quarta-feira (Dia 16)

13h30min - Quartas-de-final (SporTV)
15h - Quartas-de-final (SporTV)
16h15min - Quartas-de-final (SporTV)
17h30min - Quartas-de-final (SporTV)

Quinta-feira (Dia 17)
Folga

Sexta-feira (Dia 18)
17h30min - Semifinal (SporTV)
19h15min - Semifinal (SporTV)

Sábado (dia 19)
8h45min - Decisão de 3º lugar
10h15min - Final (TV Globo)

Local: Arena Guarapiranga
Praia do Sol - Represa de Guarapiranga
Altura do número 3.770 da Av. Atlântica (antiga Av. Robert Kennedy)
Entrada gratuita.

O II Mundialito de Clubes de Beach Soccer tem o patrocínio de Gillette Mach 3, Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação - com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Subprefeitura da Capela do Socorro e Clube Escola -, Itaú, Refrigerantes Dolly, Kia e Brahma e co-patrocínio de Hospital São Camilo e Power Horse. Parceiros de Mídias - Rede Globo e SporTV. A realização é da Koch Tavares, da Beach Soccer Worldwide e da FIFA Beach Soccer.

Para informações complementares acesse www.arenaguarapiranga.com.br. Siga-nos no Twitter (@aguarapiranga) e Facebook (Arena Guarapiranga). Mais fotos disponíveis no site www.inovafoto.com

Leia também...
01.07.2012

Verdão e Timão vencem e se juntam a Botafogo, Flamengo e outros quatro times na próxima fase do torneio, que acontece nos dias 14 e 15 deste mês, no Rio.

25.06.2012

No próximo domingo, 1º de julho, durante a Virada Esportiva, os times Família e Muleque Piranha decidem o campeão do torneio, com entrada franca para o público.

19.05.2012

Time vermelho derrota rubro-negros por 6 a 4, na Arena Guarapiranga, e leva para Moscou a taça do II Mundialito de Clubes de Beach Soccer. Benjamin é eleito "Melhor Jogador" do campeonato. Vasco fica em terceiro.

18.05.2012

Aldo Rebello, ministro dos Esportes, dará o pontapé inicial da final. Partida começa às 10h15, ao vivo pela TV Globo, na Arena Guarapiranga, com entrada gratuita para o público. Antes, Sporting e Vasco se enfrentam pelo terceiro lugar.