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Especial: Dia Internacional da Mulher

06.03.2025  |    170 visualizações TÊNIS

IBOPE Repucom divulga estudo WOMEN AND SPORTS, que reúne insights sobre o crescente interesse feminino por esportes e a relação das mulheres com temas diversos do mundo esportivo

 

Material completo disponível para download em:
https://www.iboperepucom.com/br/estudos/WOMEN-AND-SPORTS-2025

INTERESSE MÉDIO FEMININO POR ESPORTES CRESCE 20% DESDE 2020, O DOBRO DO CRESCIMENTO MASCULINO

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o IBOPE Repucom divulgou o estudo Women and Sports, que reúne insights sobre o crescente interesse feminino por esportes e o relacionamento delas com diferentes aspectos do universo esportivo.

O estudo revela que o interesse médio do público brasileiro pelas 30 modalidades esportivas mais populares cresceu 15% desde 2020. No entanto, o destaque fica para o público feminino, que apresentou um aumento de 20% no interesse médio por esportes, o dobro da evolução registrada entre os homens (+9%).

SKATE, TÊNIS E FUTEBOL DE AREIA SE DESTACAM NO CRESCIMENTO DO INTERESSE FEMININO POR ESPORTES

Entre os 15 esportes mais populares do Brasil, algumas modalidades se destacaram pelo crescimento expressivo do interesse entre as mulheres nos últimos anos. O Skate lidera essa evolução, com um aumento de 48% no volume de mulheres declaradas fãs desde 2020, seguido pelo Tênis (+33%), Futebol de Areia (+31%), Futsal (+27%) e Atletismo (+22%). Embora a penetração desses esportes entre o público feminino ainda seja inferior à masculina, a taxa de crescimento do interesse das mulheres superou a dos homens em todas essas modalidades.

VÔLEI E GINÁSTICA SEGUEM COMO OS ESPORTES MAIS ADMIRADOS PELO PÚBLICO FEMININO

O estudo também aponta as modalidades que mais despertam o interesse do público feminino. O Vôlei lidera com 70% de preferência, seguido de perto pela Ginástica Olímpica (69%), Natação (65%), Vôlei de Praia (61%) e Futebol (60%). Em quatro dessas cinco modalidades, o interesse feminino supera o masculino, com o Futebol sendo a única exceção.

 "O crescente interesse das mulheres no universo esportivo e sua relevância para o desenvolvimento do esporte no Brasil é notável. Esse avanço reforça a necessidade de um olhar estratégico e direcionado para as expectativas e demandas do público feminino por parte de organizações e entidades esportivas, marcas patrocinadoras e demais envolvidos na experiência e engajamento dos fãs", afirma Danilo Amâncio, Coordenador de Marketing do IBOPE Repucom.

MULHERES SÃO MAIORIA ENTRE OS NOVOS PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS NO BRASIL

O estudo revela que a adoção de atividades físicas tem crescido significativamente no Brasil, com índices semelhantes entre homens e mulheres. Entre a população conectada, 8 em cada 10 brasileiros adultos declararam ter praticado algum tipo de atividade física (de qualquer nível de dificuldade ou frequência) em suas rotinas no último ano. Este comportamento atinge 79% das mulheres, contra 84% dos homens.

Desde 2020, o número de brasileiros que incorporaram qualquer atividade física à rotina aumentou em 30%, totalizando quase 21 milhões de novos praticantes. Dentro desse movimento, as mulheres tiveram papel central, com participação de 60% entre os novos praticantes.

EM QUAIS PRÁTICAS DE ATIVIDADE FÍSICA AS MULHERES SUPERAM OS HOMENS?

As mulheres ultrapassam os homens na prática de 8 das 15 atividades físicas mais populares no país. Entre as modalidades com maior predominância feminina (considerando todas as atividades), Pilates e Yoga se destacam, sendo praticados por um número quatro vezes maior de mulheres do que de homens. O mesmo ocorre com Hidroginástica e Dança, que também apresentam um índice de adesão feminina três vezes superior ao masculino.

"O protagonismo feminino entre os novos praticantes de atividades físicas sinaliza a crescente conscientização sobre a importância da atividade física e do wellness na rotina das mulheres. Esse movimento, além de transformar hábitos para um estilo de vida focado no equilíbrio entre corpo, mente e bem-estar emocional, também abre oportunidades para diversos segmentos de mercado desenvolverem serviços, produtos, experiências e conteúdos mais alinhados a esse público", afirma Danilo Amâncio, Coordenador de Marketing do IBOPE Repucom.

PARTICIPAÇÃO FEMININA NO SETOR DE APOSTAS ESPORTIVAS É RELEVANTE, MAS COMPORTAMENTO É MAIS CAUTELOSO

O estudo revela que o conhecimento sobre os serviços de Apostas Esportivas é elevado entre homens e mulheres. Nove em cada dez homens afirmam conhecer alguma plataforma de apostas on-line, enquanto entre as mulheres esse número chega a oito em cada dez. Além disso, a participação feminina entre os que afirmaram ter realizado alguma aposta esportiva no último ano é expressiva: 47% dos que já utilizaram serviços de apostas são do público feminino, demonstrando um equilíbrio próximo aos apostadores homens (53%).

QUAL A FREQUÊNCIA QUE HOMENS E MULHERES APOSTAM?

A participação feminina diminui à medida que aumenta a frequência das apostas

Entretanto, a análise do comportamento de apostas esportivas aponta diferenças significativas entre os gêneros. Os homens predominam entre os apostadores mais frequentes, enquanto as mulheres tendem a apostar com menor regularidade. A proporção de mulheres entre os que apostam com a menor frequência (uma vez ao ano) é de 61% frente a 39% dos homens. Já entre os que apostam com a maior frequência (mais de uma vez por semana) essa relação se inverte, com 60% de participação masculina frente a 40% feminina.

MAIS PRUDENTES E MAIS CAUTELOSAS?

Outro dado que reforça esse perfil mais prudente das mulheres na relação com o setor é o valor investido nas apostas. Elas concentram 50% de suas apostas nas faixas de menor gasto, com valores de até R$ 50, demonstrando um comportamento mais moderado em comparação aos homens que concentram o valor de suas apostas nas faixas de gasto intermediária e alta.

"A participação feminina no setor de apostas é uma realidade cada vez mais relevante e demonstram um padrão de comportamento distinto em relação ao público masculino. A menor frequência e os valores mais baixos investidos pelas mulheres sugerem que estratégias voltadas para esse público devem considerar aspectos como segurança, experiência do usuário e engajamento responsável. Compreender essas particularidades é essencial para marcas que desejam fortalecer sua conexão com esse público e impulsionar o setor de forma sustentável", analisa Danilo Amâncio, Coordenador de Marketing do IBOPE Repucom.

 

Fonte: Estudo WOMEN AND SPORTS – Sponsorlink – solução do IBOPE Repucom que investiga hábitos e atitudes sobre patrocínios, consumo de meios e comportamento de compra entre fãs de campeonatos e modalidades esportivas. Universo: representatividade de 117,2 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais. Onda: junho/2024 com 2.000 respondentes.

 

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