Capa

Quatro modalidades olímpicas batem recorde de popularidade no Brasil

22.08.2024  |    276 visualizações TÊNIS

Nova edição dos Data Stories da Kantar IBOPE Media aponta impacto dos jogos de Paris no interesse da população

São Paulo – A edição de agosto do Data Stories, conteúdo temático lançado bimestralmente pela Kantar IBOPE Media, aborda a relação do consumidor com o esporte. Batizado de “Medalha de Ouro: O esporte como conexão entre pessoas, mídias e marcas”, o material explora o impacto recente dos Jogos Olímpicos de Paris no interesse do brasileiro em modalidades e na visibilidade de atletas mais destacados. 

A chama olímpica reacende não só a paixão por esportes, mas também o interesse do mercado. Nos anos olímpicos, o consumo de conteúdo esportivo dispara, impulsionado por um aumento de 20% no número de fãs. Essa febre esportiva aquece o mercado publicitário, que registrou um crescimento de 37% em investimentos em conteúdo esportivo na TV e no digital no primeiro semestre deste ano.

Segundo dados do Sponsorlink, o Brasil vive o maior volume de fãs em quatro modalidades em toda a série histórica destas modalidades. A principal entre elas é a ginástica artística, que 61% dos brasileiros declaram ser fãs do esporte – um aumento de 160% desde março de 2015. 

Prova do maior interesse está na consagração de Rebeca Andrade como a maior medalhista olímpica da história do Brasil. A audiência da final do solo feminino de ginástica artística e sua cerimônia de premiação foi acompanhada na TV linear por todos os grupos etários e gêneros, embora tenha apresentado maior predominância do público acima de 35 anos de idade (81%) e das mulheres (56%).

As outras três modalidades em alta entre os brasileiros são: vôlei de praia (60% de fãs autodeclarados, o que representa aumento de 182% desde setembro de 2013), surfe (45% e ascensão de 272% desde setembro de 2013) e judô (44% e crescimento de 151% desde setembro de 2017).

Vale destacar também que, durante as transmissões dos Jogos de Paris, pelo menos 27 atletas dobraram seu alcance digital. A judoca Beatriz Souza é o maior exemplo nesse contexto. A lutadora iniciou a competição com 14,5 mil seguidores nas redes sociais. Entre 5 de julho e 12 de agosto, esse número saltou para 3,4 milhões – um ganho de 23.000%.

A dupla feminina vencedora do vôlei de praia também aproveitou essa onda. Ana Patrícia apresentou alta de 910% nas mídias, pulando de 63 mil seguidores para 579 mil. A parceira, Duda Lisboa, por sua vez, teve ascensão de 410%, passando de 104 mil para 530 mil fãs.

Esse crescimento de popularidade demonstra como a TV e as plataformas de vídeo online são capazes de influenciar ativamente o comportamento da audiência em todas as mídias e transformar a forma como consumimos conteúdo.

 

Sobre a Kantar IBOPE Media

Com as pessoas apresentando cada vez mais um comportamento cross-media por meio de canais e plataformas, os serviços de dados e medição de audiência, segmentação, análise e inteligência publicitária da Kantar IBOPE Media revelam ao mercado de mídia insights para possibilitar decisões fundamentadas.

Trabalhando com dados de painel e first-party data em mais de 80 países, temos o portfólio de medição cross-media que mais cresce no mundo, apoiado por nossa versatilidade, escala, tecnologia e experiência, para impulsionar o crescimento dos negócios dos nossos clientes e parceiros.

 

Mais informações em www.kantaribopemedia.com.

Leia também...
17.10.2024

O Parque Diamante +Energia recebe o evento, de 25 a 27 de outubro, com entrada gratuita para o público

10.10.2024

Torneio vale vaga para a chave do Australian Open Junior de 2025

02.10.2024

Jovem paulista, de 18 anos, está se preparando para os próximos torneios

02.10.2024

Jovem paulista, de 18 anos, está se preparando para os próximos torneios