Florianópolis (SC) – Daniel Rodrigues, Leandro Pena e Ymanitu Silva já estão no Brasil. Os atletas do tênis em cadeira de rodas retornaram ao país após ficarem por 33h, no aeroporto de Tel Aviv, em Israel, durante o ataque do Hamas. Os tenistas pousaram nesta terça-feira (10), às 11h10 (horário de Brasília), no Aerporto de Guarulhos (SP).
Os atletas chegaram a Tel Aviv, no último sábado (7) para disputar o Israel Open, em Ramat Hasaron. Só que, poucas horas depois de desembarcarem, voltaram ao aeroporto por conta dos bombardeios na cidade. No domingo (8), conseguiram um voo para a Tailândia e de lá embarcaram com destino ao Brasil, na segunda-feira (9).
Rodrigues conta um pouco do clima das horas em que ficaram no país do Oriente Médio. “O sentimento de quando eu estava lá foi de agonia e até achei que não fossemos conseguir sobreviver. Agora, o clima é de alegria pelo retorno ao nosso país e o que nos resta é pedir orações para as pessoas que estão lá, para que tudo termine bem”, comentou.
Silva concorda com o colega e fala da sensação de alívio. “No momento só quero ver a minha família e nunca mais passar por aquela sensação horrível de terrorismo. Não sabíamos o que aconteceria e fomos para um abrigo antiaéreo dentro do aeroporto, torcendo para ficarmos bem. É bom voltar e que Deus proteja a todos”, pontuou.
Depois dos dias de tensão, Pena contou sobre o apoio que tiveram para conseguirem os voos de volta ao país. “Estamos muito felizes por conseguir retornar para casa e gostaria de agradecer à equipe da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Todos os envolvidos nos deram o suporte necessário nesse momento difícil, com ajuda nas passagens e contato constante”, disse.
Durante todo o período longe até a chegada, o trio contou com o toda a assistência e suporte da CBT, que não mediu esforços para retirar os tenistas de Israel. “Assim que recebemos o primeiro contato dos nossos atletas, imediatamente iniciamos uma força tarefa para trazê-los de volta e em segurança. Gostaria de agradecer o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em nome do presidente Mizael Conrado, do Ministério do Esporte e também da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, que acompanharam todo esse processo”, explicou o presidente da entidade, Rafael Westrupp.
Após pousarem em Guarulhos, os atletas agora seguem para suas respectivas cidades: Daniel está a caminho de Belo Horizonte (MG), Leandro Pena embarca para Uberlândia (MG) e Ymanitu vai para Tijucas (SC).
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Brasileira enfrenta a francesa Kristina Mladenovic, nesta terça
Brasileira enfrenta a romena Georgia Craciun
Paulista chega primeira vez à semifinal de um torneio profissional