Capa

Atletas brasileiros do tênis em cadeira de rodas retornam ao Brasil após ataque em Israel

10.10.2023  |    278 visualizações TÊNIS

Daniel Rodrigues, Leandro Pena e Ymanitu Silva estavam no país durante o ataque do Hamas

Florianópolis (SC) – Daniel Rodrigues, Leandro Pena e Ymanitu Silva já estão no Brasil. Os atletas do tênis em cadeira de rodas retornaram ao país após ficarem por 33h, no aeroporto de Tel Aviv, em Israel, durante o ataque do Hamas. Os tenistas pousaram nesta terça-feira (10), às 11h10 (horário de Brasília), no Aerporto de Guarulhos (SP).

Os atletas chegaram a Tel Aviv, no último sábado (7) para disputar o Israel Open, em Ramat Hasaron. Só que, poucas horas depois de desembarcarem, voltaram ao aeroporto por conta dos bombardeios na cidade. No domingo (8), conseguiram um voo para a Tailândia e de lá embarcaram com destino ao Brasil, na segunda-feira (9).

Rodrigues conta um pouco do clima das horas em que ficaram no país do Oriente Médio. “O sentimento de quando eu estava lá foi de agonia e até achei que não fossemos conseguir sobreviver. Agora, o clima é de alegria pelo retorno ao nosso país e o que nos resta é pedir orações para as pessoas que estão lá, para que tudo termine bem”, comentou.


Silva concorda com o colega e fala da sensação de alívio. “No momento só quero ver a minha família e nunca mais passar por aquela sensação horrível de terrorismo. Não sabíamos o que aconteceria e fomos para um abrigo antiaéreo dentro do aeroporto, torcendo para ficarmos bem. É bom voltar e que Deus proteja a todos”, pontuou.

Depois dos dias de tensão, Pena contou sobre o apoio que tiveram para conseguirem os voos de volta ao país. “Estamos muito felizes por conseguir retornar para casa e gostaria de agradecer à equipe da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Todos os envolvidos nos deram o suporte necessário nesse momento difícil, com ajuda nas passagens e contato constante”, disse.

Durante todo o período longe até a chegada, o trio contou com o toda a assistência e suporte da CBT, que não mediu esforços para retirar os tenistas de Israel. “Assim que recebemos o primeiro contato dos nossos atletas, imediatamente iniciamos uma força tarefa para trazê-los de volta e em segurança. Gostaria de agradecer o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em nome do presidente Mizael Conrado, do Ministério do Esporte e também da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, que acompanharam todo esse processo”, explicou o presidente da entidade, Rafael Westrupp.

Após pousarem em Guarulhos, os atletas agora seguem para suas respectivas cidades: Daniel está a caminho de Belo Horizonte (MG), Leandro Pena embarca para Uberlândia (MG) e Ymanitu vai para Tijucas (SC).

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Leia também...
01.04.2024

Paulista vai disputar o torneio que dá vaga para a chave principal do Roland Garros Junior, em Paris

23.03.2024

Paulista busca primeiro título da carreira

22.03.2024

Em casa, paulista busca vaga na segunda final consecutiva, neste sábado

17.03.2024

Paulista venceu de virada a argentina Julieta Estable e chegou ao sétimo título da carreira