Capa

Projeto social apresenta a prática de tênis a alunos das escolas públicas de São Luís

29.11.2022  |    61 visualizações TÊNIS

Alunos de quatro escolas da capital maranhense já participam do Projeto de Massificação Maria Esther Bueno

São Luís (MA) – Alunos da rede pública ensino de São Luís estão tendo, pela primeira vez, acesso à prática do tênis. Com o patrocínio da Vale, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto de Massificação Maria Esther Bueno chegou à capital maranhense para apresentar o tênis de forma recreativa a alunos de quatro escolas do município: UEB Governador Leonel Brizola (Vila Luizão), UEB Olinda Desterro (Vicente Fialho), UEB Drª Maria Alice Coutinho (Turu) e UEB Professor Ronald da Silva Carvalho (Divinéia).

O projeto, criado em 2014 pelo Rede Tênis Brasil, grande fomentador do tênis brasileiro, já beneficiou durante esse período mais de 50 mil estudantes entre 6 e 12 de escolas públicas das cinco regiões do país e hoje atua em 11 estados – mais o Distrito Federal – e 30 cidades.

“Práticas esportivas que estimulam o social, a atividade física e o desenvolvimento dos estudantes são sempre bem-vindas na nossa rede de ensino. Estamos felizes por receber o projeto de Massificação Maria Esther Bueno, do Rede Tênis Brasil, nas escolas municipais Maria Alice Coutinho, Leonel Brizola, Ronald de Carvalho e Olinda Desterro. Temos a certeza que a ação deixará um impacto positivo na vida de cada dos estudantes”, ressalta Caroline Marques Salgado, secretária de Educação de São Luís.

O projeto, que tem duração de um ano, utiliza materiais adequados à faixa etária das crianças atendidas. Bolas, raquetes e redes têm a dimensão e peso corretos para facilitar o aprendizado sem o risco de lesões e acidentes que o material utilizado por adultos poderia causar. A aquisição destes materiais e a contratação dos profissionais que ministram as aulas nas escolas de São Luís são custeadas graças à parceria com a Vale.

“Esse início de trabalho aqui em São Luís está sendo muito satisfatório. Já conseguimos alcançar uma média de mil crianças nas quatro escolas da primeira parte do projeto. É incrível o engajamento delas. As crianças ficam eufóricas e felizes em participarem das atividades. É muito gratificante saber que o tênis transforma vidas e, poder oportunizar isso para essas crianças não tem preço, poder formar bons cidadãos e colher os frutos de termos bons jogadores de tênis. Inclusive, já temos observados crianças com um potencial gigantesco para estar se desenvolvendo no esporte”, conta Jheymison Ramalho, coordenador do Massificação Maria Esther Bueno em São Luís.

Atualmente fazem parte do projeto, além de São Luís: Araras, Barueri, Fernandópolis, Jaguariúna, Piracicaba, Santana de Parnaíba, São João da Boa Vista e a capital, no estado de São Paulo; Mangaratiba e Itaguaí, no Rio de Janeiro; Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Cachoeiro do Itapemirim, Anchieta e Piúma, no Espírito Santo; Belo Horizonte, Nova Lima, Mariana e Ouro Preto em Minas Gerais; Porto Alegre e Pelotas, no Rio Grande do Sul; Brasília, no Distrito Federal; Itumbiara, em Goiás; Belém, no Pará; Recife, em Pernambuco; Sobral, no Ceará; e Balneário Camboriú (SC).

“As atividades do projeto de Massificação Maria Esther Bueno no Maranhão reforçam nosso posicionamento no Nordeste, região estratégica para o RTB na tarefa de divulgar o tênis em todo o país. A parceria junto à Secretaria de Educação de São Luís foi estratégica para que tivéssemos excelente recepção nas quatro escolas onde as atividades acontecem e para que cada vez mais crianças possam ter a oportunidade de conhecer o tênis e aproveitar a prática esportiva como ferramenta de formação pessoal”, afirma Marcelo Motta, diretor técnico do Massificação Maria Esther Bueno.

Sobre o Projeto

O Projeto de Massificação Maria Esther Bueno tem como principal objetivo apresentar o tênis de forma recreativa para crianças de 6 a 12 anos do ensino público, e assim ampliar a quantidade de praticantes de tênis na base e proporcionar uma continuidade de prática e aprendizado do esporte aos alunos participantes dos últimos anos.

O Massificação teve início em 2014 e quatro anos depois (2018) recebeu o nome de Massificação Maria Esther Bueno, em parceria firmada com a família da tenista. Desde então, já beneficiou mais de 50 mil crianças ao redor do país. Dessas, cerca de mil (1.000) praticam tênis regularmente em academias parceiras. Além disso, 500 professores ligados à rede pública foram capacitados com a metodologia da Rede Tênis Brasil para replicar as aulas do projeto em mais locais de execução.

“Para nós da família é uma honra participarmos de um projeto tão importante como esse, podendo apresentar o tênis para crianças que talvez nunca tivessem essa oportunidade, e através do esporte conseguirmos passar ensinamentos que vão nortear a vida dessas crianças não só no esporte, mas no seu dia a dia”, diz Pedro Bueno, sobrinho de Maria Esther.

Com o recurso de empresas através da Lei de Incentivo ao Esporte, o Rede Tênis Brasil capacita professores e leva aulas para escolas públicas dos núcleos, praças esportivas, assim como outros locais que consigam receber o projeto.

O Projeto de Massificação Maria Esther Bueno conta com a parceria de mais de 20 empresas de diferentes setores de atuação.

Sobre o Rede Tênis Brasil

O Rede Tênis Brasil tem o objetivo de ser um fomentador do tênis brasileiro, desenvolvendo atletas e treinadores, investindo no esporte desde a apresentação da modalidade em escolas públicas até a formação de atletas de destaque no cenário mundial. Para ajudar na implementação das ações, o projeto conta com uma rede de academias e polos parceiros em todo o Brasil.

O projeto nasce como uma evolução do Instituto Tênis, que desde 2002 utiliza a modalidade como uma ferramenta de transformação através do esporte. 

 

Mais informações:

DGW Comunicação – Daniela Giuntini

Tel. 11 98292-0826

imprensa@dgwcomunicacao.com.br

 

Leia também...
17.10.2024

O Parque Diamante +Energia recebe o evento, de 25 a 27 de outubro, com entrada gratuita para o público

10.10.2024

Torneio vale vaga para a chave do Australian Open Junior de 2025

02.10.2024

Jovem paulista, de 18 anos, está se preparando para os próximos torneios

02.10.2024

Jovem paulista, de 18 anos, está se preparando para os próximos torneios