Capa

Jovem brilha em sua estreia e Brasil se classifica para as quartas da Copa do Mundo de Beach Tennis no Rio

09.11.2022  |    60 visualizações TÊNIS

Time profissional enfrenta Curaçao, a partir das 13h30. Equipe juvenil perdeu para a Venezuela e encara a Itália, às 19h, por vaga na semifinal

Rio de Janeiro (RJ) - A noite de quarta-feira foi especial para a jovem paranaense Vitória Marchezini, de apenas 16 anos, que fez sua estreia com o pé direito na dupla feminina no ITF Beach Tennis World Cup, a Copa do Mundo da modalidade, que está sendo realizada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O Brasil derrotou a Polônia por 3 a 0 e carimbou o passaporte para as quartas de final por antecipação com duas vitórias pelo Grupo 2. Também garantiu a primeira colocação no grupo e agora aguarda o adversário da próxima, Itália ou Porto Rico.

Marchezini, atual 9ª do mundo, e a experiente Rafaella Miiller, 5ª colocada, derrotaram Aleksandra Adamska e Marcelina Podlinska, por 6/0 6/1.

"Ontem joguei dupla mista e não estava me sentindo muito bem fisicamente, mas hoje foi bem melhor, treinei muito bem pela manhã, com mais confiança também no meu saque e a partida foi bem divertida", disse a atleta, que foi vice-campeã mundial juvenil pelo Brasil ano passado.

Miiller, que já tem três dos quatro títulos mundiais conquistados pelo Brasil (2018, 2019 e 2021), comentou: "Foi muito divertido jogar com a Vitória, somos da mesma cidade no Paraná (Rolândia), esse era o momento que muitas pessoas esperavam, eu também. Estou muito feliz por jogar com ela, segurou bem a onda de uma estreia com pressão e tudo."

Na dupla masculina, o primeiro não-italiano a liderar o ranking, Vinicius Font (atual 13º) e André Baran (5º) voltaram a unir forças pelo país segurando os potentes saques de Pawel Krupski e Jakub Tokars para marcarem um duplo 6/2. Na dupla mista, Marcela Vita e Allan Oliveira superaram Adamska e Krupski por 7/5 6/1.

"Antes de qualquer coisa o Baran é meu amigo, tem bastante presença de quadra. Bom sair de quadra com uma vitória e contribuir para o triunfo do meu país", disse Font. "Eles tinham uma velocidade de saque muito forte, uma paulada, mal dava pra ver a bola", acrescentou.

Baran completou: "Não conhecíamos muito bem os adversários, foi tudo muita novidade, uma dupla totalmente “all in” (tudo ou nada). Não sabíamos o que poderia acontecer, sacaram muito bem, foi um jogo com poucas trocas de bola, duas ou três no máximo. Fomos tentando devolver o saque para entrar nos pontos, se tivesse mais de quatro ou cinco trocas a gente ganharia o ponto. Eles sacavam pra bola não voltar, estratégia deles.”

Nesta quinta-feira, o time comandado por Alex Mingozzi joga às 13h30 contra Curaçao para finalizar em primeiro lugar do grupo, com transmissão ao vivo pelo NSports. 

No juvenil, o time brasileiro levou a virada por 2 a 1 da Venezuela, perdendo um dramático duelo na dupla mista, com Valentina Negrillo e Carlos Fernandez marcando 3/6 6/3 10-8 no jogo decisivo contra Antonia Thompson e Augusto Simonetto.

A equipe nacional enfrenta a Itália, às 19h, com transmissão do Sportv 3 e NSports, em jogo decisivo pela classificação para a semifinal. A Venezuela e a França se enfrentam também buscando a vaga.

Resultados Quarta-Feira 09/11:

Grupo 1

Itália 3-0 Portugal

Porto Rico 2-1 Japão

Grupo 2

Brasil 3-0 Polônia

Letônia 2-1 Curaçao

Grupo 3

Espanha 3-0 Chile

Alemanha 3-0 Tailândia

Grupo 4

França 3-0 EUA

Venezuela 3-0 África do Sul

 

Programação quinta-feira (10):

 

Quadra Central

9h - Itália x Porto Rico - Grupo 1 (NSports)

13h30 - Brasil x Curaçao - Grupo 2 (NSports)

19h - Brasil x Itália – Juvenil (NSports e Sportv)

 

Quadra 1

9h - Espanha x Alemanha - Juvenil

13h30 - Espanha x Alemanha - Grupo 3

 

Quadra 2

9h - França x Venezuela - Juvenil

13h30 - Venezuela x EUA - Grupo 4

 

Quadra 3

9h - Japão x Portugal - Grupo 1

13h30 - França x África do Sul - Grupo 4

 

Quadra 4

9h - Chile x Polônia - Juvenil

13h30 - Chile x Tailândia - Grupo 3

 

Quadra 5

13h - Letônia x Polônia - Grupo 2

 

A ITF Beach Tennis World Cup Rio de Janeiro 2022 tem o patrocínio de Vivo e Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJEE). Copatrocínio – Care Plus, Drop Shot, Herbalife Nutriton, Ortobom, Banco BRB, Tegra Incorporadora E SEM Farmacêutica. Bola Oficial – Sandever. Parceiros - Novotel Rio de Janeiro Leme, Secretaria Municipal de Esportes (SMEL), Corona Extra e Gatorade. Apoios - Quadra Beach Tennis Brasil e Joanini Transportes e Logística. Parceiros de Mídia – Sportv e NSports. Evento Oficial – Federação Internacional de Tênis (ITF), Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Tênis RJ.

 

Para mais informações sobre o ITF Beach Tennis World Tour e o Junior Tour clique aqui.

 

Acesse nosso site https://itfbeachtennisworldcup-rio.com.br e mídias sociais - @beachtennisworldcup_rio (Instagram) e @beachtennisworldcuprio (Facebook)

 

Mais informações:

DGW Comunicação – Daniela Giuntini

Tel. 11 98292-0826

imprensa@dgwcomunicacao.com.br

 

 

Leia também...
17.10.2024

O Parque Diamante +Energia recebe o evento, de 25 a 27 de outubro, com entrada gratuita para o público

10.10.2024

Torneio vale vaga para a chave do Australian Open Junior de 2025

02.10.2024

Jovem paulista, de 18 anos, está se preparando para os próximos torneios

02.10.2024

Jovem paulista, de 18 anos, está se preparando para os próximos torneios