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Projeto Massificação Maria Esther Bueno amplia área de atuação

03.05.2022  |    46 visualizações TÊNIS

Projeto, que apresenta o tênis de forma recreativa para crianças de 6 a 12 anos do ensino público, estará este ano em 29 cidades de 11 estados e mais o Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do Brasil

Com mais de 50.000 estudantes de escolas públicas, entre 6 e 12 anos, beneficiados em um curto prazo de tempo – apenas 8 anos -, o Projeto Massificação Maria Esther Bueno, do Rede Tênis Brasil (RTB), dá um importante passo ao ampliar este ano sua área de atuação no País. Já presente nas cinco regiões, o projeto chega a mais sete cidades: Vitória (ES), Itaguaí (RJ), São Luís (MA), Mariana e Ouro Preto (MG), Sobral (CE) e Balneário Camboriú (SC).

Ao todo, o Projeto Massificação estará em 29 cidades de 11 estados e mais o Distrito Federal. Araras, Barueri, Fernandópolis, Jaguariúna, Piracicaba, Santana de Parnaíba, São João da Boa Vista e a capital, no estado de São Paulo; Mangaratiba, no Rio de Janeiro; Vila Velha, Serra, Guarapari, Cachoeiro do Itapemirim, Anchieta e Piúma, no Espírito Santo; Nova Lima e Belo Horizonte, em Minas Gerais; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Brasília, no Distrito Federal; Itumbiara, em Goiás; Belém, no Pará; e Recife, em Pernambuco, já fazem parte do projeto.

Além de aprender o esporte, os participantes recebem reforço escolar de matemática e português, ensino da língua inglesa e inclusão digital, graças a parcerias com a iniciativa privada. Empresas como Carrefour, Itaú, Vale, Aldo, Fundação Lemann, Bayer, Gerdau, Odontoprev, Alupar, E&Y, Estácio, Asics e Ama/Ambev estão entre as apoiadoras do projeto.

A ideia é impactar as crianças e os jovens e prepará-las para o ingresso no ensino superior e na busca do primeiro emprego, bem como ampliar a quantidade de tenistas na base e proporcionar uma continuidade de prática e aprendizado aos alunos dos últimos anos.

“O Projeto Massificação materializa nosso sonho de tornar o tênis uma modalidade popular e acessível para crianças do ensino público. E poder levar o esporte a um maior número cidades a cada ano só corrobora com o desenvolvimento do projeto”, afirma Marcelo Motta, diretor técnico do RTB. “Nossa meta é atender 20 mil crianças por ano e sem o apoio dos nossos parceiros não conseguiríamos ampliar o acesso e transformar a vida desses participantes”, completa Raphael Barone, diretor-executivo do RTB.

Sobre o Projeto

O Projeto Massificação Maria Esther Bueno tem como principal objetivo apresentar o tênis de forma recreativa para crianças de 6 a 12 anos do ensino público, e assim ampliar a quantidade de praticantes de tênis na base e proporcionar uma continuidade de prática e aprendizado do esporte aos alunos participantes dos últimos anos.

O Massificação teve início em 2014 e quatro anos depois (2018) recebeu o nome de Massificação Maria Esther Bueno, em parceria firmada com a família da tenista. Desde então, já beneficiou mais de 40 mil crianças ao redor do país. Dessas, cerca de 1.000 praticam tênis regularmente em academias parceiras. Além disso, 500 professores ligados à rede pública foram capacitados com a metodologia da Rede Tênis Brasil para replicar as aulas do projeto em mais locais de execução.

“Para nós da família é uma honra participarmos de um projeto tão importante como esse, podendo apresentar o tênis para crianças que talvez nunca tivessem essa oportunidade, e através do esporte conseguirmos passar ensinamentos que vão nortear a vida dessas crianças não só no esporte, mas no seu dia a dia”, diz Pedro Bueno, sobrinho de Maria Esther.

Com o recurso de empresas através da Lei de Incentivo ao Esporte, o Rede Tênis Brasil capacita professores e leva aulas para escolas públicas dos núcleos, praças esportivas, assim como outros locais que consigam receber o projeto.

O Projeto Massificação Maria Esther Bueno conta com a parceria de mais de 20 empresas de diferentes setores de atuação.

Sobre o Rede Tênis Brasil

O Rede Tênis Brasil tem o objetivo de ser um fomentador do tênis brasileiro, desenvolvendo atletas e treinadores, investindo no esporte desde a apresentação da modalidade em escolas públicas até a formação de atletas de destaque no cenário mundial. Para ajudar na implementação das ações, o projeto conta com uma rede de academias e polos parceiros em todo o Brasil.

O projeto nasce como uma evolução do Instituto Tênis, que desde 2002 utiliza a modalidade como uma ferramenta de transformação através do esporte. 

 

Mais informações:

DGW Comunicação – Daniela Giuntini

Tel. 11 98292-0826

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