São Paulo - Depois de uma longa espera, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta sexta-feira, em sua sede em Lausanne, na Suíça, a inclusão do basquete 3x3 nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
A decisão do COI foi bastante comemorada pela ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3x3), instituição criada com objetivo de popularizar o basquete 3x3 em nível nacional e internacional. A ANB3x3 é hoje a maior organizadora de torneios oficiais da modalidade no Brasil (92) e tem a chancela da FIBA (Federação Internacional de Basketball) em seus eventos.
"Trabalhamos forte no processo evolutivo do basquete 3x3 no Brasil. A FIBA, desde início, buscava colocar o 3x3 nos Jogos Olímpicos e acreditamos nesse projeto. Hoje estamos realizados! São mais de 90 torneios oficiais e seis mil pessoas atendidas pela ANB3x3. Mas, nosso maior legado foi difundir as regras, a forma de jogar o basquete 3x3, capacitar profissionais do esporte e revelar atletas para disputa de Mundiais da modalidade. Criado em 2010, o 3x3 ainda é uma novidade entre os atletas e fãs do basquetebol, por isso nosso trabalho está só no começo", destacou Vinicius Cardozo, presidente da ANB3x3.
Para organizar e viabilizar as competições de seu calendário, a ANB3x3 conta com o aporte da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. Através dessas leis, empresas como Nestlé, AES Eletropaulo, Sabesp, Ambev, Raízen, Comgas, TNT Energy Drink, Açúcar Guarani, entre outros, patrocinam o basquete 3x3 desde 2012.
No calendário deste ano, três campeonatos oficiais da ANB3x3 classificam para as etapas do FIBA 3x3 World Tour, o Mundial da modalidade.
No mês passado, o Quest ANB 3x3 Saskatoon, disputado no Shopping Metrô Tatuapé, na capital paulista, garantiu à equipe carioca Lendas 55/ Instituto Assagra Falcons a vaga para a primeira etapa do FIBA 3x3 World Tour, em Saskatoon, Canadá, nos dia 15 e 16 de julho.
Ainda restam três vagas para a etapa do Wolrd Tour do México, em setembro, que sairão do Challenge Internacional São Paulo 3x3 (duas vagas), já em andamento, e que terá sua final nos dias 22 e 23 de julho, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, e da Copa do Brasil de Basquete 3x3 (uma vaga).
Na última quarta-feira, o basquete 3x3 foi pauta na CBB (Confederação Brasileira de Basketball). A entidade reuniu-se com Alex Sanchez, diretor da modalidade na FIBA, e promotores locais, entre eles, a ANB3x3, visando o desenvolvimento e o crescimento do basquete 3x3 no Brasil.
Desde 2019, o interesse por automobilismo entre o público feminino cresceu 49%. Já entre o total de fãs de automobilismo, a participação feminina avançou 15% frente aos homens
Paulista ingressou na chave principal do torneio boliviano e enfrenta Laura Pigossi na estreia, nesta terça
A paranaense Vitória Marchezini e a paulista Isa Massaioli, no feminino, e o italiano Michele Cappelletti e o carioca Vini Font, no masculino, foram os campeões do torneio, no Parque Diamante +Energia
O Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo (SC), recebe o evento, de sexta a domingo (25 a 27 de outubro), com entrada gratuita para o público