Capa

Cuevas é primeiro tricampeão consecutivo da história do Brasil Open

06.03.2017  |    14 visualizações

Após muita espera devido à chuva, uruguaio conquista mais um troféu em São Paulo em virada sobre Ramos-Viñolas

Mais fotos disponíveis em www.flickr.com/brasilopen

São Paulo - A espera foi longa, mas Pablo Cuevas sagrou-se o primeiro tricampeão consecutivo da história do Torneio Aberto do Brasil - ATP 250 - Brasil Open 2017. Após uma interrupção no meio do segundo set devido ao mau tempo no domingo, o uruguaio virou a final contra o espanhol Albert Ramos-Viñolas nesta segunda-feira, com parciais de 6/7(3), 6/4 e 6/4, no Esporte Clube Pinheiros.

Cuevas igualou o número de troféus de Nicolás Almagro na competição. O espanhol, no entanto, não venceu seus três troféus no Brasil Open de forma seguida (2008, 2011 e 2012). "Foi muito diferente do que nos outros anos. Não vinha jogando bem no começo da temporada. Tive que virar alguns jogos, como nas quartas de final, e ontem o jogo parou quando eu estava um set abaixo. Mas eu tive forças para virar e conseguir um terceiro título aqui", afirmou o 33º do mundo, que levou 250 pontos no ranking da ATP e US$ 42.775 de premiação.

O jogo havia sido interrompido quando os dois estavam empatados em 3/3 no segundo set. O confronto foi retomado às 18h da segunda e Cuevas conquistou uma importante quebra de saque para levar a parcial e forçar o set decisivo. O uruguaio quebrou novamente o serviço do espanhol no quinto game e selou a vitória após 2h59 de tempo total de jogo. Em seu quarto match point, Cuevas surpreendeu ao sacar por baixo e se ajoelhou no saibro da Quadra Central após um erro não-forçado de Ramos-Viñolas.

"Estava fazendo muitas duplas-faltas no jogo. Quando fui sacar o segundo saque, tinha muita chance de fazer dupla-falta, então analisei a possibilidade de sacar por baixo e pensei que era uma coisa que não deveria fazer, mas também não deveria fazer uma dupla-falta (risos). Então parei de pensar", explicou o tricampeão.

Cuevas também falou sobre a tensão da longa interrupção, com a pressão de ter que virar para ganhar o jogo: "Ontem, no primeiro set, tive muitas oportunidades de quebrar o saque dele, tive set points, mas não consegui ganhar o primeiro set. Entrei em quadra hoje nervoso, um set abaixo e muito perto de perder o segundo, mas consegui quebrar no terceiro e comecei a ficar um pouco mais tranquilo. Foi uma final diferente de qualquer outra por causa de tudo que aconteceu".

Ramos-Viñolas, por sua vez, levou 150 pontos no ranking e US$ 12.970 de premiação pelo vice-campeonato. "Tentei ficar tranquilo em todo o tempo que esperamos. Não consegui jogar no mesmo nível que ontem. Tive muitas chances, 15-40, break points, mas não era meu dia", lamentou o espanhol de 29 anos.

"Estou muito decepcionado pelo meu nível hoje. Não estava à altura do que estava fazendo nos últimos meses. Mas vou tentar pensar que foi uma boa gira sul-americana, que foram quatro torneios muito bons", ponderou o 24ª do mundo, que alcançou também as semifinais de Quito e Rio de Janeiro e as quartas de final em Buenos Aires. Ele e Cuevas agora partem para a quadra rápida californiana, no Masters 1000 de Indian Wells.

Galeria de campeões de simples do Brasil Open:

2017 - Pablo Cuevas (URU)
2016 - Pablo Cuevas (URU)
2015 - Pablo Cuevas (URU)
2014 - Federico Delbonis (ARG)
2013 - Rafael Nadal (ESP)
2012 - Nicolas Almagro (ESP)
2011 - Nicolas Almagro (ESP)
2010 - Juan Carlos Ferrero (ESP)
2009 - Tommy Robredo (ESP)
2008 - Nicolas Almagro (ESP)
2007 - Guillermo Cañas (ARG)
2006 - Nicolas Massu (CHI)
2005 - Rafael Nadal (ESP)
2004 - Gustavo Kuerten (BRA)
2003 - Sjeng Schalken (NED)
2002 - Gustavo Kuerten (BRA)
2001 - Jan Vacek (CZE)


Site oficial e mídias sociais - Acompanhe todas as informações sobre o Brasil Open 2017 no site oficial www.brasilopen.com.br e nas mídias sociais: Brasil Open (Facebook) e @brasilopen (Instagram).

O Torneio Aberto do Brasil - ATP 250 - Brasil Open 2017 tem o Patrocínio Principal da VIVO. Patrocínio - GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE, Peugeot, Fly Emirates, Stella Artois, Estácio, Sedex, Duratex e EY Brasil. Material Esportivo Oficial - Fila. Hotel Oficial - Hilton São Paulo Morumbi, Bola Oficial - Wilson. Apoio - Viña Ventisquero, Champagne Lanson, Premier Pet, Armando Cerello, by Kamy, Ceratti, Cecam (Consultas, Exames e Diagnósticos), Iguatemi São Paulo, Mundo Tênis, Esporte Clube Pinheiros, Federação Paulista de Tênis e Confederação Brasileira de Tênis. Parceiros de Mídia - Sportv, 89 a Rádio Rock e Revista Brasileiros. Evento Oficial - ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Promoção - Koch Tavares. Realização - ASBRA (Associação Brasileira para Criação e Desenvolvimento de Modalidades Esportivas), através da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte

Informações para a imprensa:
Daniela Giuntini - DGW Comunicação
imprensa@dgwcomunicacao.com.br
(11) 9 8292-0826
Leia também...
24.02.2018

Bellucci estreia contra Zeballos e pode encarar Monfils na segunda rodada. Sá conhece rivais nas duplas

23.02.2018

Sorteio da chave principal acontece a partir das 13h no centro de imprensa do Ginásio do Ibirapuera

23.02.2018

Cearense joga pela terceira vez consecutiva em São Paulo após entrada direta de Bellucci na chave

06.03.2017

Após muita espera devido à chuva, uruguaio conquista mais um troféu em São Paulo em virada sobre Ramos-Viñolas