Almagro vence após nove meses e enfrenta Robredo no Brasil Open 2015
09.02.2015
| 54 visualizações
Pablo Cuevas e Albert Ramos também avançaram à segunda fase do torneio. Clezar não passou da estreia
São Paulo, 9 de fevereiro de 2015 - O espanhol Nicolás Almagro reencontrou a vitória no encerramento da rodada desta segunda-feira no Brasil Open 2015. O maior vencedor do torneio passou por uma cirurgia no pé esquerdo em 2014 e venceu seu primeiro jogo em nove meses, com parciais de 7/6(3) 6/4 sobre o esloveno Blaz Rola.
"É como tirar um peso", comemorou Almagro. "Estou feliz por voltar ao Brasil com vitória depois de um longo tempo (sem jogar). Não queria pensar na pressão de ficar tanto tempo sem competir, foi uma vitória importante". Esse é apenas o terceiro torneio do espanhol desde que optou pelo procedimento cirúrgico, em maio.
No primeiro set, Almagro chegou a sacar em 6/5, mas só fechou a parcial no tiebreak, em que disparou três aces. O jogo continuou equilibrado no segundo set e o atual 82º da ATP precisou salvar cinco break points antes de conseguir a quebra decisiva no décimo game, aproveitando o terceiro match point que teve.
"É sempre muito difícil começar um torneio contra um jogador assim, que saca bem e é perigoso". Nas oitavas de final, Almagro encara o compatriota Tommy Robredo, 17º do mundo e cabeça de chave 2. Apesar de somar cinco triunfos em seis encontros, o ex-top 10 joga o favoritismo para o campeão da edição 2009 do Brasil Open.
"Será uma partida dura contra Tommy, que teve um 2014 muito bom e eu quase não joguei. Acho que o ranking é o que manda, o favoritismo é dele. Ele vem de uma lesão, mas se recuperou em uma semana. Eu fiquei quase quatro meses sem poder andar".
Já o gaúcho Guilherme Clezar não conseguiu avançar no Brasil Open, ao ser superado pelo espanhol Albert Ramos, por duplo 7/5. O número 61 do ranking mundial encara na próxima fase da competição o argentino Leonardo Mayer, cabeça de chave 4.
"Clezar é um jogador com uma pegada muito forte, golpes bons. Faltou consistência a ele em alguns momentos, principalmente quando estava na frente do placar, mas ele tem muito futuro", elogiou Ramos.
Os três primeiros games da partida terminaram em quebras de saque, e Clezar conseguiu abrir 3/1 em seguida. O gaúcho manteve a vantagem até 5/3 e sacou para o set no game seguinte, mas Ramos reagiu e virou a parcial. "É difícil jogar uma estreia depois de muito tempo sem atuar no saibro. Aqui tem altitude e venho de Barcelona, onde é inverno. Começamos meio nervosos, mas melhorei mentalmente", analisou o espanhol.
O gaúcho lamentou os erros que cometeu quando teve a chance de levar o set inicial. "Eu me apressei um pouco, tentei três winners em pontos que eu poderia talvez ter jogado uma bola a mais. Tenho tentado aprimorar algumas coisas e ser mais agressivo", afirmou Clezar, que participou do Brasil Open pela quinta vez.
"Jogar um ATP é sempre muito legal, já que eu disputo Challengers a maior parte do tempo. Então agradeço a oportunidade de jogar aqui. Infelizmente, não consegui ganhar mais uma vez, mas venho tentando melhorar. Ainda tenho um longo caminho a percorrer", concretizou o gaúcho.
Outro jogador classificado para a segunda rodada foi o uruguaio Pablo Cuevas, que virou jogo duro contra o tcheco Jiri Vesely, por 4/6, 6/3 e 7/5. O 32º da lista da ATP espera o vencedor do confronto argentino entre Federico Delbonis e Facundo Bagnis.
BRASIL OPEN 2015
Quando: 9 a 15 de fevereiro
Onde: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)
Rua: Manoel da Nóbrega, 1.361 - Paraíso - São Paulo
Ingressos:
http://www.ingressorapido.com.br/eventos.aspx?genero=341 e
Bilheterias do Ginásio do Ibirapuera
De 7 a 15 de fevereiro - 12h até o término do último jogo
Site oficial e mídias sociais - Acompanhe todas as informações sobre o Brasil Open 2015 no site oficialwww.brasilopen.com.br e nas mídias sociais: Brasil Open (Facebook), @brasilopentenis (Twitter) e @kochtavares (Instagram).
O Brasil Open 2015 tem o patrocínio de Gillette, Mapfre, Estácio, Comgás, Claro, Corona Extra, Correios e Governo Federal. Material Esportivo Oficial: Wilson. Transportadora Oficial: Azul. Carro oficial: Audi. Hotel Oficial: Renaissance São Paulo Hotel. Apoio: Shopping SP Market, NB Steak, Saccaro, by Kamy, Casillero del Diablo, Gatorade, Josephine Restaurante, AVSC Audiovisual para Eventos, Confederação Brasileira de Tênis e Círculo Militar de São Paulo. Parceiros de Mídia: Band, Bandsports, SporTV, Isto É, Elemídia e Rádio 89fm. Evento Oficial: Associação dos Tenistas Profissionais. Realização: Federação Paulista de Tênis. Promoção: Koch Tavares. Cidade-sede: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.