Capa

Brasileiros buscam primeira vitória no ATP Challenger Tour Finals nesta quinta

19.11.2014  |    34 visualizações

João Souza e Guilherme Clezar perderam na estreia e se enfrentam em busca da vitória inédita, nesta quinta. Entrada do público é gratuita

São Paulo, 19 de novembro de 2014 - Os brasileiros João Souza e Guilherme Clezar se enfrentam, nesta quinta-feira, em busca da primeira vitória no ATP Challenger Tour Finals, a Final Mundial do Circuito Challenger de Tênis de 2014, que está sendo realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Os dois estrearam com derrota, nesta quarta-feira, pelo Grupo B da competição.

No primeiro jogo da rodada desta quarta, o argentino Máximo González derrotou com autoridade o dominicano Victor Estrella Burgos por 2 sets a 0, parciais de 6/3 6/4, em 1h16min, válido pelo Grupo A.

"Joguei muito bem, foi uma partida difícil. Comecei com muita confiança, sabendo o que tinha que fazer. Se eu diminuísse um pouco a intensidade, iria me complicar. Muito feliz por ter conseguido me manter sólido durante todo o jogo", avaliou o argentino.

González, que ocupa a 105ª posição, comentou a importância da competição para somar pontos e retornar ao grupo dos 100 melhores do ranking.

"É um torneio muito bonito, muito bom. É um dos Challengers mais importantes, que distribui muitos pontos. A cada partida que ganho aqui, a cada ponto que consigo, é muito importante, me ajuda bastante para subir e voltar ao top 100", afirmou.

O italiano Simone Bolelli também triunfou na primeira rodada do ATP Challenger Tour Finals. O cabeça de chave 1 da competição passou pelo austríaco Andreas Haider-Maurer por duplo 6/4.

A partida foi válida pelo Grupo A da competição. Bolelli é o atual número 60 do ranking mundial e foi indicado este ano pela ATP ao Prêmio de Melhor Retorno do ano, após se recuperar de uma cirurgia no punho em 2013.

"Fiz uma ótima partida, saquei muito bem e isso me deixa confortável com o meu jogo. Fui bastante agressivo com o meu forehand. Gosto da quadra e das condições daqui", comentou Bolelli. "Tive um 0-40 no meu saque só uma vez, ganhei a maioria dos meus games de saque com tranquilidade", ressaltou o italiano.

Já o argentino Diego Schwartzman, cabeça de chave 2, venceu o brasileiro Guilherme Clezar, pelo placar de 6/3 6/2. A vitória foi válida pelo Grupo B. Número 77 do ranking, Schartzman esteve atrás no placar no set inicial, mas contou com os erros não forçados do adversário para tomar a liderança no duelo.

"Eu estava treinando muito bem, e consegui jogar muito bem. O primeiro set foi bem difícil, mas consegui ganhar de 6/3. Já no segundo set, ele jogou em um nível pior, e eu consegui aproveitar para ganhar mais fácil", avaliou o atleta de 22 anos.

"O torneio está muito bom. As condições da quadra estão muito boas, não está muito rápida, o que me agrada. Tem sido bom participar deste torneio. Espero ganhar amanhã e praticamente me classificar para as semifinais", afirmou o tenista mais baixo entre os 100 melhores do ranking, com apenas 1,70m.

Fechando a programação, o esloveno Blaz Rola, quarto favorito, derrotou o paulista João Souza, por 6/3 6/4. O jogo foi válido pelo Grupo B da competição.

"É duro jogar contra um brasileiro no Brasil. Sabia que não seria fácil. Nós dois começamos um pouco lentos, nervosos. Ele teve alguns break-points no começo do primeiro set que não conseguiu converter. Acho que isso foi crucial. Eu fiquei no jogo. Depois que ele perdeu o set, isso ficou na mente dele", avaliou Rola.

Finalista de um Challenger em São Paulo neste ano, Rola não se surpreendeu com as condições que encontrou no torneio: "A cidade tem altitude e já joguei duas vezes aqui, sabia que seria rápido. Os pontos não são muito longos e os jogadores contam com seus serviços".

Feijão confirmou que o começo da partida foi fundamental. "Perdi muitas chances no primeiro set. Se tivesse aprovietado, talvez teria sido diferente. Foram um ou dois pontos que poderiam ter feito a diferença. Mas ele jogou super bem também. Ninguém está aqui por acaso, todos têm plenas condições de ganhar. Ele teve os méritos dele e amanhã tenho que estar com a cabeça boa. Tenho que limpar o que aconteceu hoje", comentou o paulista.

Serviço:
ATP Challenger Tour Finals
Data - 19 a 23 de novembro
Local - Esporte Clube Pinheiros
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.484
Entrada gratuita

Programação desta quinta-feira, 20/11:
12h
Victor Estrella Burgos (DOM) vs. Andreas Haider-Maurer (AUT) (Sportv/BandSports)
A seguir
Simone Bolelli (ITA) vs. Máximo González (ARG) (Sportv/BandSports)

João Souza (BRA) vs. Guilherme Clezar (BRA) (Sportv/BandSports)
Diego Schwartzman (ARG) vs. Blaz Rola (SLO) (BandSports)

O ATP Challenger Tour Finals, a Final Mundial do Circuito Challenger de Tênis 2014, é uma realização da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e da Federação Paulista de Tênis. Cidade Sede - Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. Patrocínio - Estácio, Comgás, Shopping SP Market, Qualicorp, Tenys Pé Baruel, Correios e Governo Federal. Marca Esportiva e Bola Oficial - Wilson. Transportadora Oficial - Azul. Hotel Oficial - Renaissance São Paulo Hotel. Assistência Médica Oficial - Unimed Paulistana. Restaurante Oficial - Rubaiyat. Apoio - Esporte Clube Pinheiros, Gatorade, Artefacto, By Kamy e Confederação Brasileira de Tênis. Parceiros de Mídia - Bandsports, Sportv, IstoÉ, Rádio 89fm. Promotora - Koch Tavares.

Para mais informações acesse www.challengerfinals.com.br e ATP Challenger Tour Finals (Facebook) @atpchfinals

Informações para a imprensa:
Daniela Giuntini - DGW Comunicação

imprensa@dgwcomunicacao.com.br
(11) 9 8292-0826

Gabriel Nicolatti e Érica Brito
Relacionamento com a Mídia - Esporte Clube Pinheiros

imprensa@ecp.org.br
(11) 3598-9780 / 9926
(11) 9 9256-9219
(11) 9 9204-5694
Leia também...
30.11.2015

Campeão Iñigo Cervantes sobe 26 posições e encerra a temporada na melhor colocação da carreira

29.11.2015

Espanhol derrota compatriota Daniel Muñoz de la Nava em final emocionante no Clube Pinheiros

28.11.2015

Decisão do torneio será neste domingo, às 17h, com transmissão ao vivo pelo SporTV e Bandsports. Cervantes supera Clezar na semifinal, neste sábado.

27.11.2015

Gaúcho vence confronto direto com moldavo e disputa vaga na final com espanhol, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Bandsports e Sportv. Pella sofre lesão e deixa torneio. De la Nava já está na final.