Capa

44º Banana Bowl terá finalista brasileiro de 18 anos em São José do Rio Preto

21.03.2014  |    64 visualizações

Orlando Luz, Marcelo Zormann e João Menezes jogam semifinais para findar jejum de 33 anos

São José do Rio Preto (SP), 21 de março de 2014 - O 44º Banana Bowl - Copa Mundial de Tênis está perto de ter a quebra de um tabu que já dura 33 anos na categoria 18 anos masculino, que tem os tenistas João Menezes, Marcelo Zormann e Orlando Luz nas semifinais em busca do título que teve como último campeão do país Eduardo Oncins em 1981.

O Brasil já tem ao menos um finalista pela primeira vez desde 2006, quando Fernando Romboli disputou o título, já que Luz e Zormann vão duelar neste sábado em uma das semifinais enquanto Menezes encara o australiano Omar Jasika. As semifinais acontecem a partir das 10h no Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto.
João Menezes garantiu a vaga nas semifinais ao fazer uma grande partida diante do italiano Andrea Pellegrino para vencer com parciais de 6/2 6/0.

"Era uma partida de peso muito importante, os dois começaram nervosos e ele evidente que começou mais. Eu soube administrar melhor a tranquilidade durante a partida, ele tentou reagir ali no segundo set, mas eu me mantive firme e não dei chances", analisou Menezes.

Orlando Luz teve um primeiro set difícil contra o italiano Matteo Berrettini e precisou salvar dois set points antes de tomar vantagem e sobressair com parciais de 7/6(2) 6/2.
"Foi uma vitória bem especial. Acho que entrei menos nervoso, mas não jogando tão bem. Mesmo tendo chovido, a quadra ainda estava rápida, o cara é muito alto e o jogo dele não dá ritmo. Foi difícil entrar no jogo dele e consegui ir para o tiebreak sem perder saques. Teve a hora decisiva em que ele teve dois set points, eu fique esperando ele errar e acabei ganhando. No segundo comecei a devolver da frente o saque e isso me ajudou bastante", afirmou Luz.

Marcelo Zormann encarou o holandês Tim Van Rijthoven e também esteve em momentos difíceis na primeira parcial, antes de vencer o tie-break no primeiro set e confirmar a vitória no segundo com parciais de 7/6(5) 6/2.

"Estou muito feliz com a vitória, fiz um belo jogo, foi um dos meus melhores na semana. Ter um finalista brasileiro vai ser muito bom, esse ano acredito que um brasileiro vai voltar a ganhar o Banana Bowl. Acredito que não será apenas um brasileiro na final, a final será brasileira", afirmou Zormann.

As semifinais femininas de 18 anos também foram definidas com destaque para a espanhola Aliona Bolsova Zadoinov, que venceu a húngara Fanny Stollar com 6/3 6/4 para encarar a suíça Jil Teichmann, vencedora no duelo com a australiana Priscilla Hon com 6/1 6/2.

Do outro lado da chave, a húngara Anna Bondar venceu a francesa Margot Yerolymos por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 6/0, para encarar a mexicana Renata Zarazua, classificada com vitória sobre a francesa Tessah Andrianjafitrimo com 6/0 7/6(3).

Nas duplas de 18 anos, a brasileira Luisa Stefani vai disputar o título neste sábado ao lado da mexicana Renata Zarazua. Elas venceram a chilena Fernanda Astete e a holandesa Roos Van Der Zwaan com 6/2 6/4. As adversárias na final serão as húngaras Anna Bondar e Fanny Stollar, que venceram a australiana Priscilla Hon e a suíça Jil Teichmann com 6/4 6/2.

A programação desta sexta-feira começou com duas horas de atraso devido à chuva da noite de quinta-feira e da manhã de sexta. As semifinais de 14 anos feminino também foram definidas, com a colombiana Maria Osorio, as paraguaias Erika Froch e a peruana Anastasia Iamachkine se classificando. As categorias 14 e 16 anos ainda têm partidas sendo disputadas em simples e (ou) duplas na noite desta sexta-feira.

O Banana Bowl foi criado em 1968 por Alcides Procopio, grande entusiasta do tênis brasileiro e então presidente da Federação Paulista de Tênis. Desde a primeira edição oficial em 1970 passaram pelo torneio nomes como o americano John McEnroe, o tcheco Ivan Lendl, o francês Yannick Noah, o americano Andy Roddick, a argentina Gabriela Sabatini, a sérvia Ana Ivanovic e a eslovaca Dominika Cibulkova, além de brasileiros como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Jaime Oncins, Thomaz Bellucci, Andrea Vieira, Roberta Burzagli e Teliana Pereira.

O 44º Banana Bowl tem o patrocínio de Correios e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com supervisão da ITF (Federação Internacional de Tênis), Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis) e CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e apoio do Clube Monte Líbano e Palestra Esporte Clube. A realização é da Federação Paulista de Tênis.

Para mais informações acesse www.bananabowl.org. Mais fotos disponíveis no site www.inovafoto.com
Leia também...
15.03.2015

Categorias foram disputadas na academia Slice Tennis, em Santana do Parnaíba

15.03.2015

Gaúcho é o primeiro bicampeão da chave masculina de 18 anos na história do torneio

14.03.2015

Nas duplas, Luisa Stefani conquista o bicampeonato da competição; Final de simples acontece neste domingo, às 10h, com transmissão do Sportv 2

14.03.2015

Mateus Alves disputa a final de 14 anos neste domingo, a partir das 9h, com entrada gratuita