Capa

Garotada dá show e Brasil goleia El Salvador por 6 a 1 na estreia da Copa América em Recife

03.01.2014  |    24 visualizações

Seleção Brasileira começa bem sua caminhada rumo ao decacampeonato da Copa América e enfrenta o México na segunda rodada. Argentina também vence na primeira rodada

Recife (PE), 3 de janeiro de 2014 - Minutos antes do início da partida contra El Salvador, Júnior Negão falou: Chegou a hora dessa garotada mostrar seu valor. Entre os 12 jogadores convocados para a competição, cinco tem menos de 23 anos (Lucão, Wesley, Bokinha, Mauricinho e Filipe). E a garotada mostrou valor, mostrou mais do que isso, deu conta do recado. Com um futebol eficiente, de bom toque de bola e muita velocidade, o Brasil não teve dificuldades para golear El Salvador por 6 a 1 (gols de Filipe (2), Rafinha, Datinha, Bokinha e Lucão, para os brasileìros, Elmer para os salvadorenhos), há pouco, na manhã desta sexta-feira, dia 3, na primeira rodada na Arena Recife (montada em frente à churrascaria Boi & Brasa), na Praia de Boa Viagem, na capital pernambucana.

A Seleção Brasileira luta pelo decacampeonato invicto da competição (venceu em 13/12/03/99/98/97/96/95/94). Ainda pela rodada de abertura, na preliminar, a Argentina venceu, de virada, o México por 4 a 2 (Levi (2), Sirico e Lopez, para os argentinos, López (2), para os mexicanos). Com o resultado, o Brasil assumiu a liderança da competição ao lado da Argentina (o Brasil leva vantagem no saldo de gols por 5 a 2) e volta à quadra neste sábado, dia 4, medindo forças com o México, a partir das 11h (horário local / 12h horário de Brasília). Antes, às 9h45min (horário de Recife / 10h45min horário de Brasília), Argentina e El Salvador se enfrentam.

Festa dos torcedores que compareceram em bom número às arquibancadas, alegria ainda maior do pernambucano Filipe, artilheiro da partida, que comemorou os dois gols em sua estreia com a camisa amarelinha.

- Estrear em casa, na minha cidade, fazendo gols pelo Brasil, é um sonho maravilhoso que estou vivendo. Estou muito feliz, preciso agradecer ao grupo e ao Júnior Negão pela oportunidade. Espero continuar ajudando, poder fazer o meu melhor para que a Seleção Brasileira siga vencendo e conquiste esse título. Estou vivendo uma emoção muito grande - vibrou Filipe, de apenas 20 anos.

Apesar da derrota, o goleiro Portillo minimizou o resultado e lembrou que El Salvador está pensando no futuro.

- Sabíamos que este era um jogo muito difícil, enfrentar o Brasil, no Brasil, é complicado. Disputar esse torneio é importante para o projeto que temos, de preparar o grupo, dar experiência aos mais novos, formar uma base forte para esta temporada, pensando nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2015. Este é o nosso objetivo. Agora vamos enfrentar a Argentina e espero que possamos apresentar um bom futebol e conseguir a primeira vitória - comentou o camisa 12.

EL SALVADOR 1 x 6 BRASIL

Era o primeiro confronto entre Brasil e El Salvador na história do beach soccer. Apostando na juventude, com um grupo recheado de garotos, a Seleção Brasileira contava com apenas três campeões do mundo (Mão, Daniel e Sidney) e sete jogadores com menos de 25 anos, vindo da conquista da Copa das Nações, semanas antes, em Recife. Para abrir 2014 com vitória, precisava passar pela velocidade dos salvadorenhos, vice-campeões da Concacaf e semifinalistas da Copa do Mundo 2011. Os visitantes abriram o placar na cobrança de falta de Elmer: 1 a 0, aos 2’35". E esse seria o único momento de perigo dos salvadorenhos no primeiro período. Arriscando em chutes de longe, Bruno Xavier e Datinha levavam perigo. O empate não demorou a sair. Datinha roubou a bola de um adversário, tocou para Mauricinho e recebeu, livre, para fazer: 1 a 1, aos 4’07". Negão usou as opções do banco, mexeu e a equipe ditava o ritmo, usando a velocidade e mantendo a posse de bola. Assim chegou ao segundo gol, com o pernambucano Filipe, estreante na Seleção Brasileira, que ganhou a dividida de Wilbert e bateu com categoria: 2 a 1, aos 10’27".

O Brasil voltou bem para a segunda etapa e Bokinha, logo aos 40 segundos, obrigou o goleiro Herbert a mostrar reflexo. Datinha, de bicicleta, fez o camisa 1 aparecer bem novamente. Pouco depois, foi Mão quem levou perigo ao gol de El Salvador. Mas, aos 8’13", não teve jeito: Rafinha cortou para o meio e soltou a bomba e contou com a ajuda do ‘montinho’ para fazer o terceiro gol brasileiro. Pouco antes do fim da etapa, uma pintura. Em jogada ensaiada de bola parada, Sidney cobrou o escanteio e Lucão ‘deitou no ar’ para fazer, de voleio, mais um: 4 a 1, aos 10’04", placar do segundo período. Veio a etapa final e o Brasil não era incomodado pelos salvadorenhos. Logo no primeiro minuto, Bokinha aproveitou a bobeada da defesa, driblou o goleiro e aumentou: 5 a 1. Tocando a bola com calma e mostrando bom entrosamento, o Brasil ainda teve tempo de marcar o sexto gol. Dos pés de Filipe, no chute rasteiro cobrando falta, dando números finais: 6 a 1, aos 10’24".

- Tivemos tranquilidade, maturidade, os garotos mostraram qualidade e jogamos muito bem. Todos estão de parabéns. Agora vamos pensar no México - afirmou o capitão Bruno Xavier.

ARGENTINA 4 x 2 MÉXICO

Argentina e México fizeram um jogo bastante equilibrado. Abrindo a Copa América 2014, debaixo de sol forte e com temperatura alta, os mexicanos saíram na frente com López, aos 5’07". Não demorou e Levi empatou para os argentinos: 1 a 1, aos 10’01", placar do primeiro período. Veio o segundo tempo e López, num chute forte na saída de bola, colocou o México em vantagem novamente: 2 a 1, a três segundos da etapa. Levi empatou novamente aproveitando chute cruzado de Sirico para empurrar para o fundo das redes: 2 a 2, aos 5’. Último tempo e a Argentina mostrou a força de sua juventude (oito jogadores estreavam na seleção). Lopez, que voltou a ser convocado após quase dez anos longe, cobrou a falta com perfeição para virar o placar: 3 a 2, aos 8’28". E Sirico, uma das caras novas da equipe de Hector Petrasso, mostrou categoria e, de bicicleta, decretou a vitória hermana: 4 a 2, aos 9’58", placar final.

TABELA DA COPA AMÉRICA

Sexta-feira (Dia 3)*
Argentina 4 x 2 México
El Salvador 1 x 6 BRASIL

Sábado (Dia 4)
9h45min - Argentina x El Salvador (SporTV)
11h - BRASIL x México (SporTV)

Domingo (Dia 5)
7h30min - México x El Salvador
9h15min - BRASIL x Argentina (TV Globo)
* horário de Recife / horários e ordem de jogos podem sofrer alteração por parte do Comitê Organizador

A Copa América tem o patrocínio de Chevrolet, Dolly, Head & Shoulders, Nike, Kalunga, Caixa, Sedex, Rexona e Olla. Cidade-Sede - Prefeitura de Recife. Apoios - Health Planet e CBF (Brasil Beach Soccer). Parceiros de mídia - Rede Globo e Sportv. Realização: BSWW (Beach Soccer Worldwide) e Koch Tavares.

A Seleção Brasileira tem o patrocínio de Itaú, Gillette, Head & Shoulders, Chevrolet e Nike.

Para informações complementares acesse: www.copaamericabs.com.br. Siga-nos no Twitter (@BeachSoccerBR) e no Facebook (Beach Soccer Brasil).
Leia também...
05.01.2014

Seleção Brasileira dá show, vence hermanos por 10 a 1 e Bokinha é eleito o ‘Melhor Jogador’ da competição. México derrota El Salvador por 5 a 4 e fica com o terceiro lugar

04.01.2014

Seleção Brasileira vence México por 10 a 1 e encara hermanos, que derrotaram El Salvador por 3 a 1, na manhã deste domingo, dia 5, na Praia de Boa Viagem. Entrada é franca

02.01.2014

Seleção Brasileira defende hegemonia no primeiro compromisso de 2014 em quadrangular onde estão ainda Argentina e México, na Praia de Boa Viagem, em Recife (Pernambuco)

30.12.2013

Seleção Brasileira se prepara para quadrangular com El Salvador, México e Argentina, que será disputado neste fim-de-semana em Recife, primeiro torneio de 2014. Brasil luta pelo decacampeonato invicto