Capa

Gonzalez e Volandri fazem a final do ATP Challenger Tour Finals

16.11.2013  |    29 visualizações

Decisão acontece neste domingo, a partir das 15h, na Sociedade Harmonia de Tênis, com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pelo SporTV e Bandsports.

São Paulo 16 de novembro de 2013 - O campeão do ATP Challenger Tour Finals será conhecido, neste domingo, a partir das 15h, na Sociedade Harmonia de Tênis. O colombiano Alejandro Gonzalez e o italiano Filippo Volandri decidem o título desta terceira edição do torneio que irá coroar o campeão da temporada. A partida terá transmissão ao vivo pelo SporTV e Bandsports. A entrada do público é gratuita.

Único tenista com campanha invicta no ATP Challenger Tour Finals, Gonzalez carimbou sua vaga na decisão do torneio que fecha a temporada 2013 ao derrotar uma das gratas surpresas da competição, o ucraniano Oleksandr Nedovyesov, que não resistiu ao cansaço físico no set final: parciais de 6/3 6/7 (6) 6/0.

Garantido no top 100 pela primeira vez na carreira, o tenista natural de Medellín pode ser o primeiro campeão invicto da história do ATP Challenger Tour Finals.

A campanha invicta com 4 vitórias, duas delas sobre adversários no top 100, representa um marco na carreira, segundo o colombiano. "É um dos torneios mais importantes que joguei na minha carreira, a verdade é que estou muito feliz pelo meu desempenho. Apesar do cansaço após 4 jogos intensos, vou com tudo amanhã", afirma o tenista, que após a vitória distribuiu autógrafos e tirou fotos com 30 crianças do projeto Arquitetos da Vida, de Campinas (SP).

A possibilidade de faturar a premiação máxima do ATP Challenger Tour Finals, de US$ 91,200 mil, - um valor que Gonzalez sequer conquistou durante toda a sua temporada 2013 com três títulos Challengers -, não afeta seu foco para a grande decisão. "É sem dúvida uma grande premiação, mas tenho que pensar em aproveitar o momento, estou jogando solto e vivo uma grande semana. O importante é eu me sentir bem em quadra, isso é o que vale", revela Gonzalez.

No retrospecto contra Volandri, Gonzalez está bem cotado. Diante do italiano, o colombiano venceu a partida da fase de grupos em dois sets. Caso conquiste seu quarto título no ano (todos eles sobre o saibro), Gonzalez somará 125 pontos no ranking, um número maior do que o conquistado pelo alemão Cedrik Marcel Stebe e o argentino Guido Pella, os dois últimos campeões do torneio.

Nem mesmo a chuva que chegou na Sociedade Harmonia de Tênis no último game da segunda semifinal do ATP Challenger Tour Finals impediu a vitória de Volandri diante do russo Teymuraz Gabashvili, por 7/5 2/6 6/4.

Em uma partida de 2 horas de duração, Volandri conseguiu grandes viradas no primeiro e no terceiro sets para garantir vaga na final. Gabashvili aproveitou alguns erros não forçados do rival para abrir 5/2 na primeira parcial. Porém, teve o serviço quebrado de zero ao sacar em 5/3, demonstrou muita irritação em quadra e permitiu que Volandri marcasse 7/5.

No segundo set foi a vez do tenista de 32 anos se desconcentrar depois de quatro games. Gabashvili aproveitou o momento e chegou a marcar seis games seguidos, abrindo vantagem na parcial decisiva. Em outra grande recuperação, Volandri reverteu o placar de 2/4 para 6/4 e comemorou muito a vitória, já sob chuva na quadra central.

"Eu não tenho um grande serviço, então preciso lutar sempre, é normal para mim. Muita gente me conhece aqui e o público estava torcendo por mim, o que também ajudou", disse o italiano.

A decisão contra Gonzalez será uma chance para o italiano descontar a derrota que sofreu na última quarta-feira. Na abertura do Grupo Amarelo, o colombiano marcou duplo 6/3 no primeiro duelo entre eles no circuito profissional.

"Vai ser um jogo diferente, agora é a final. No primeiro jogo eu tinha acabado de chegar da Europa, agora estou mais confortável em quadra e espero pelo menos jogar melhor do que no primeiro jogo", disse Volandri.

O ATP Challenger Tour Finals, final mundial do Circuito Challenger de Tênis, é uma realização da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e da Federação Paulista de Tênis. Cidade Sede: Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Patrocínio: SP Market, Correios e Governo Federal. Material Esportivo Oficial - Wilson. Assistência Médica Oficial: Omint. Transportadora Oficial: Azul Linhas Aéreas. Hotel Oficial: Marriott Executive Apartments São Paulo. Apoio: Perrier, Jacob’s Creek, Brico Alimentos, Acticol - Nestlé, Artefacto, by Kamy, Sociedade Harmonia de Tênis e Confederação Brasileira de Tênis. Parceiros de Mídia - Band, Bandsports, Sportv e IstoÉ. Promotora - Koch Tavares.

Para informações adicionais, acesse www.tenispaulista.com.br/challengerfinals ou siga-nos em nossas mídias sociais Facebook (ATP Challenger Tour Finals) e Twitter (@atpchfinals).
Leia também...
30.11.2015

Campeão Iñigo Cervantes sobe 26 posições e encerra a temporada na melhor colocação da carreira

29.11.2015

Espanhol derrota compatriota Daniel Muñoz de la Nava em final emocionante no Clube Pinheiros

28.11.2015

Decisão do torneio será neste domingo, às 17h, com transmissão ao vivo pelo SporTV e Bandsports. Cervantes supera Clezar na semifinal, neste sábado.

27.11.2015

Gaúcho vence confronto direto com moldavo e disputa vaga na final com espanhol, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Bandsports e Sportv. Pella sofre lesão e deixa torneio. De la Nava já está na final.